2

domingo, 20 de janeiro de 2008

O dinheiro nao é tudo 2

Liçoes de Economia
1) Todas nós, sem exceção, digo as mulheres da família, temos muita inquietação com relação a dinheiro, eu tenho uma vaga impressão que isso foi passado por Mainha. Temos todas dentro de nós, mesmo na mais tênue atitude, uma vontade muito grande do "ter". Não acho isso ruim, acho que devemos mesmo ter ambições na vida, caso contrário, não crescemos. Mas há uma certa busca desesperada por isso, talvez mais acentuada em Ly do que em qualquer uma de nós, mas todas temos essa inquietação. O que temos que avaliar é até onde isso é saudável e até onde isso tem gastado e consumido nossas energias. Às vezes acho que nos tem mesmo faltado um pouco de sorte, às vezes acho que a gente não se disciplina e não planeja adequadamente a nossa vida financeira. Na verdade, acho que são as duas coisas juntas. Margie e Eu gostamos de consumir bens duráveis, coisas de casa, Samantha gosta de consumir coisas da vaidadade feminina, Fanny investe em empresas que param no caminho e por aí vai. Cada uma de nós tem uma tara consumista. Também acho isso normal, e o que é mais impressionante é que sempre, por mais caro que seja o tal objeto, nós o obtemos. Entretanto, algumas atitudes mínimas e pequenas, nós não colocamos em prática. São coisas simples que podemos fazer e não fazemos. Nós temos dificuldade de fazer o nosso planejamento pessoal, o nosso fluxo de caixa pessoal e sabe porque? Porque temos medo de sentar e ver que nossas despesas são maiores que as nossa receitas e isso nos causa mal-estar, então pra que mexer nisso agora? O melhor é ficar vivendo cada dia o seu mal. Essa atitude está completamente equivocada. Temos que colocar no papel pelo menos o nosso custo fixo, daí a gente ver o que fazer com a sobra (rsrsrs) e que atitude tomar para a falta de recursos, que seria, diminuir o gasto com isso com aquilo e se por acaso cogitamos comprar uma TV nova, já vamos ter consciência de que não podemos. É assim o primeiro passo para organizarmos nosso dinheiro, pouco, suado, mas é o que dispomos e é com ele que temos que sobreviver. Não é difícil sentar e fazer isso, o difícil é a atitude de fazer! Passamos dos 40 e ainda não aprendemos isso, será que é aí que se encontra a nossa " falta de sorte"? Pensem bem, quanto dinheiro já tivemos esses anos todos? Nós nunca tivemos pais ricos, muito pelo contrário sempre fomos pobres de marrré marré ( pelo menos da minha época pra cá), tudo que temos é fruto de nosso trabalho mesmo! Nem uma de nós, exceto Holly, casou com homens ricos e empreendedores, o que conquistamos foi com muito suor e esforço. Logo tivemos muitos progressos sim, o que não soubemos foi administrar o que ganhamos ao longo da vida. Sei que o que ganhamos não nos tornaria ricas hoje, mas erramos em não ter nos esforçado para economizar um pouquinho que fosse. Será que vamos passar mais 40 anos para aprender?

Noções de Poupança
2) Temos um pecado que cometemos durante esses anos todos: Não aprendemos a poupar, não fomos disciplinadas a isso, sempre sobrevivemos com muito pouco e por isso temos o péssimo hábito de gastar o que temos, reais, centavos mesmo, porque estamos acostumados a ficar sem dinheiro de transporte no dia a dia, então 10,00 gastos agora não vão fazer diferença amanhã. Afinal, vou estar igualzinha ao mês passado.Acho que todas nós temos um pouco de deficiência na hora de administrar o pouquinho que a gente ganha, sei que temos que assumir muitas responsabilidades na vida, pagar isso e aquilo, mas temos que aprender a poupar. R$ 50,00 que seja em cada mês, temos que realmente fechar os olhos e fazer isso, se formos para a ponta do lápis, vamos perceber que gastamos isso aí com bobagens, em uma única sentada. Quer ver? Pegue seu salário líquido e divida por 30, o resultado é o que vc ganha por dia, com isso na cabeça, vc vai ver que não pode nem deve gastar em um dia o que vc recebe, eu fiz isso, e funciona, é um efeito psicológico e tanto.Fiquei surpresa quando percebi que MUITA GENTE com padrão de vida igualzinho ao nosso poupa! A faxineira da empres que trabalho, poupa 20,00 por mês, a minha colega de sala, com 23 anos poupa desde os 18 anos, ganham bem menos que eu, mas já entendem a necessidade de se planejar. Isso é INTELIGÊNCIA FINANCEIRA. Estamos atrasadas! A verdade é que essa é a parte que nos cabe. Não adianta ganhar milhões e poupar uma parte destes milhões, se eu tiver milhões não preciso poupar, eu tenho realmente que poupar porque não tenho dinheiro. Esta é a minha filosofia. Não temos segurança pro amanhã, hoje estamos trabalhando, amanhã podemos não estar mais, o pouco que tivermos pode segurar a onda qualquer dia desses. Penso também no mais trágico ( depois de Key td é possível), já pensou Samantha se vc morre? o que será de Brena? Desculpem o terror, mas precisamos de um tratamento de choque para começarmos a agir. 10% do salário é um bom começo. No caso de Ly, que em um ano faturou R$ 300.000, se tivesse poupado aos poucos 10% já teria 30.000. Claro, eu sei que não é tão fácil, tinha as despesas para pagar, funcionários etc. Mas precisamos ser um pouco mais egoístas neste sentido. Primeiro este nosso dízimo pessoal, depois vamos administrando o resto. Não vai ser difícil, já estamos acostumados a administrar as situações impagáveis. Eu estou fazendo isso há um ano e pra mim, esse dinheiro não existe eu nem penso que tenho. É pouco, menos de 100,00 mais é a MINHA POUPANÇA, é o meu começo, é a minha parte na história.

Noções de Empreenditoria
3) Temos outra coisa em comum: EMPREENDEDORISMO. ( explicando para Margie: é uma percepção nata para fazer coisas acontecerem). Ly talvez tenha isso mais do que todas nós, ela enfrenta sem medo, corre atrás das coisas com determinação, mas esbarra no que eu já tenho em excesso, cautela, planejamento, visão real dos acontecimentos. Samantha é a emoção em pessoa, se envolve por inteiro independente dos resultados. Margie é de fazer. Precisa ter em mãos a tarefa certa e ela executa como ninguém, não é de buscar a tarefa, de correr atrás dela, mas quando chega nas mãos ela executa. Holly é a eterna conselheira, se fosse viva a alguns mil anos atrás e morasse em Israel seria auxiliar de Salomão, Fanny também é um pouco como Ly, vai levando a coisa pra frente, embora menos agressiva que Ly. Enfim, essas somos nós 6, com qualidades e inteligências invejáveis. Entretanto com uma grande deficiência nas finanças. Precisamos párar, refletir e usar esta energia no lugar certo.Esses tópicos acima são questões básicas do dia-a-dia, coisas da nossa vida financeira que precisamos avaliar e amenizar a nossa pindaíba, já que Holly se propôs a mexer nessas coisas, Sei que as coisas pra nós não serão mais fáceis por causa disso, não teremos mais dinheiro por causa disso, mas pelo menos teremos uma certa tranquilidade na vida na hora de tomarmos decisões.Temos que nos disciplinar. A ginástica tem me ajudado a ser disciplinada. Quando estou na esteira para correr 30 minutos, quando chega nos 25 minha inquietação começa, eu digo, ah, já fiz 25 minutos, esses 5 que restam não vão adiantar de nada, bobagem ficar aqui mais esse tempo.....que NADA, afasto isso da mente e fico até completar os 30 minutos aos quais me propus.É assim que a gente aprende. É muito complicado, mas é possível!Eu estava olhando Lory dormindo, minha filha é tão linda, tão especial, Enquanto eu olhava senti um pavor me dominando, aquela menina era minha responsabilidade e de Petter, Nós dois temos a obrigação de fazer da nossa filha um ser humano respeitável, de caratér, honesto, de ensinar a conhecer a Deus, de deixá-la no nível de qualquer pessoa que venha a concorrer com ela na vida e ainda por cima torná-la equilibrada psicologicamente e financeiramente, é a nossa obrigação dar isso a ela. Fui pensando nisso e me apavorando porque esse mês foi terrível, foi matrícula de escola, balet, escola de música, farda, livros e materiais, e eu estava perdida com tantas coisas para pagar. Comecei a chorar de medo e pavor....( estava na TPM, embora não ache que a TPM exagere, acho que nos faz ver as coisas de uma forma crua) Ás vezes o peso e a responsabilidade de criar um filho num mundo tão louco como o nosso deixa a gente meio fora do prumo. Tinha planejado viajar de férias pra Aracaju, depois resolvi ir para Linha Verde, era mais barato, depois desistimos ( o tal planejamento fluxo de caixa que comentei acima) . Percebemos que tínhamos que dá prioridade ao investimento de Lory, comprar material, farda etc e não fazer dívidas pra mais tarde. Esta também é a razão pela qual não podemos ir para a formatura de Tchole. Claro que tenho pensado: Pôxa e eu? Preciso de férias, viajar, curtir um pouco a família, etc,etc, mas eu vou fazer isso, se Deus quiser, mas preciso me programar financeiramente. Estou determinada a fazer tudo isso e vou FAZER. No momento, o importante prá mim e deixar minha filha no caminho certo para prepará-la pra vida, esta é a minha prioridade principal. É outra coisa que temos que fazer, definir as nossas prioridades na vida........Bem meninas, já escrevi tanto que me perdi um pouco, mas espero que vcs entendam aonde quero chegar, vamos dar prioridade ao que é mesmo prioritário e vamos deixar as coisas caminharem, eu sei que VAMOS VENCER!.
Bjs
Tess – 23/01/06

From Holly
Muito bem, Tess! Sábias palavras. Nesse seu e-mail, vc falou tudo que foi necessário.
E tem mais. Qdo não obtivermos o sucesso esperado, não devemos fazer confusão, colocando a culpa na nossa falta de fé ou no esquecimento de Deus ao nosso favor. Não podemos fazer referência da nossa prosperidade e sucessos com o nível da nossa fé ou da atenção de Deus pra conosco. Se prosperou ou se teve sucesso, a fé é grande se for o contrário a fé é pequena, nada a ver; senão os cristãos da Somália, Etiópia, Afeganistão etc são todos miseráveis por falta de fé ou pq Deus não os ama bastante. Não acho que devemos nos atormentarmos por culpas, achando que estamos fracassando espiritualmente ou materialmente pq a fé é pouca. Como falou Ly "tenho sido tão fiel a ELE, nos dízimos, nas ofertas, nos jejuns, na orações de madrugada, tenho lido a bíblia, etc, etc, porque Ele insiste em não me ouvir?" Seria angustiante sabermos que servimos a Deus, cremos na sua palavra, dedicamos jejum, louvor e oração e ainda somos acusadas de falta de fé. Mesmo servindo a um Deus infinatamente poderoso, somos ainda assim, humanos, vivemos em um mundo onde reina tristeza e alegria, riqueza e pobreza pq "a chuva cai sobre os justos e injustos", logo as dificuldades são iguais pra todos. Existem pessoas ímpias que gozam de boa saúde, riqueza e prosperidade, assim como o oposto, igualmente pessoas fiéis que tb possuem dinheiro e prosperidade ou oposto. Logo a diferença está em nossos corações. Paulo, tinha um espinho na carne, e mesmo clamando a Deus não foi respondido será que ele também não tinha fé ou achava que Deus não o ouvia?
Nossa fé deve ultrapassar o limite humano. Se formos agir conforme a lógica, de acordo com o aparentemente óbvio, estaremos na verdade praticando o contrário da fé.Somos salvos pela fé, portanto, a fé não é uma “fórmula mágica” que faz surgir do nada aquilo que necessitamos. Creio que o que ele quer mesmo, qdo nos dà "tapinhas" nas costas, é chamar a nossa atenção pra desviarmos a atenção do problema que nos aflige. Enquanto estivermos fazendo uma masturbação mental, querendo empurrar pra ele a responsabilidade da realização dos nossos ideais e em troca lhe dando uns momentinhos de meditação, nada acontecerà. Eu vivi muito tempo alimentando essa ilusão. Fui muito desiludida nos resultados, fiquei muito tempo assim como Samantha, no meio-campo, até que um dia resolvi separar as coisas. Cansei, mas qdo digo cansei, é CANSEI mesmo, fiz calos nos joelhos, passei infinitas madrugadas "dedicando" momentos a Deus. Mas que dedicação que nada! Eu tava mesmo era chantageando, era intercambiando ações. "Olha Deus, hoje vou fazer um belo jejunzinho para Ti, o dia todo, viu? (Acho que Ele lá com seus botões, piscava o olho e dizia: "Me engane que eu gosto) porém, olhe lá, viu? Tu me deves dar isso e aquilo que preciso tanto, tá bom!. Ledo engano. Gente, quanta desilusão! qta raiva interior, qto capricho e pirraça fiz contra Deus pq nunca me chegou a benção tão esperada! Mas que Deus é esse, então? Me perguntava chorando. Só qdo compreendi abertamente que tava tudo errado. Deus não é menino. Depois da latergia tipo a de Samantha, pouco a pouco meu coração foi abrindo com sinceridade pra Ele, sem exigências, sem pensar no problema que tinha colocado à parte à espera de resolvê-lo. Tirei a atenção completamente do problema, e comecei a fazer minhas meditações silenciosas, mais espirituais que verbais. Mais contrição que exposição. Qtos e qtos momentos de meditação sincera tive com Ele, e como me aliviou. Sem nenhum esforço físico, sem nenhuma ansiedade ou pressão, somente com a força do meu espírito. Acho muito mais sereno entrar em contato com ele mentalmente, formulando minhas questões, indagações, quase um bate-papo. Tudo isso à parte dos meus problemas. Qdo chegava o momento de pedir, fazia a mesma coisa, mas sem a intenção de troca como fazia antes, conseguem me entender? É uma coisa muito de paz, sem aquele esforço forçado de antes, quase um empurra-geme-empurra pra ele e depois correr pra um canto com os olhos arregalados esperando a resposta, suando de ansiedade (metaforicamente) era horrível. No fundo, tinha quase a certeza que tinha sido tudo em vão.
Mas é isso meninas. Com Deus é preciso jogar limpo, mesmo. Temos que ter essa compreensão, Ele é taca, minhas caras. Muitas vezes precismos fazer um profundo e sincero exame interior, perguntar a nós mesmo pq hoje quero louvar a Deus? Pq quero dedicar um jejum, será pra ganhar um carro? Será pra que ele me dê um bom emprego? Se é assim, tire da cabeça. Isso tudo vc deve ter em mente e deve expor pra ele o desejo de o ter mas tb deve ser sincera e dizer pra Ele, se eu não o obter, não é por isso que vou deixar de te dedicar um dia de jejum e louvor, te amo igualmente. Se tu achares que estou pronta pra receber essa ou aquela benção sem que isso interfira na minha dedicação a ti, então, te serei agradecida. Com sinceridade, Deus ama a sinceridade, é inútil criar um atalho saltando essa parte fundamental pois Ele não aceita sacrifício de tolos.
Bem, espero que cada uma de nós – me incluindo - possa ter sempre esse comportamento diante dele.
Que Deus abra a mente de cada uma de nós.
Tess, deixe eu te dizer, aquilo não é panetone, se chama "bisciola" (bichiola, se pronuncia) e é um doce feito em uma região da Itália (Valtelina), Aqui, cada região tem o seu doce típico. Por isso, nem sempre se encontra por aqui, só no período de Natal. É muito bom mesmo. Mas, dando uma olhada nos hiper, às vezes encontro. Vou começar a estocar e na primeira oportunidade mando.
Holly, 23/01/06

From Tess
Holly, que coisa boa ouvir isso de você, eu também cheguei exatamente nesse estágio, acho que enfim amadurecemos!
Ah, holly, vamos todos agaurdar a " bisciola" ( se petter souber este nome vai se recusar a comer rsrsrsrsr)
Não vi o site, mas devem tomar cuidado, tá tendo muito golpe com carro pela internet. Vai ser ótimo se vc conseguir. E’ Holly, acho que Roby não dura muito, por favor, torne os dias dele melhores viu?
Bjs a tutti.

Nenhum comentário: