2

segunda-feira, 9 de junho de 2008

Seminário “Holly”: Como obter serenidade/felicidade usando a própria mente


From: Holly
Tess, cade vc?
Samantha, se refez do choque do “homem-catarro? Foi tudo um "dilata-mente" pra fugir um pouco do "happy few" de sempre. Bem, vou passar esse fim de semana na praia pra aproveitar os últimos raios de sol, pois já é um grande milagre que o maldito inverno ainda não se inseriu bonitinho no lugar dos outros. Nos falamos qdo voltar. Mas escrevam-me "lo stesso".
Bjs Holly 9-9-04

From: Ly
Criatura,
Eu quero a sua vida, nunca vi tantas férias, tantos finais de semana, tantas, tantas.....
Pra serenar minha mente, preciso disto, viu???
Holly, pra chegar a serenidade terei que trilhar um longo caminho, ainda.
Bjs, Ly 10-09-04

From: Tess
Qual é o problema garota, agora é só Samantha que conta? onde estão vcs?
From: Ly
Gente tô pesquisando o mundo evangélico pra fazer um evento e estou encantada, como mudou, tem tudo, rock, roupas, joias, shampoos (acreditam????) tem tudo para este público evangélico. Acho que vai rolar.
From: Tess
Holly, escrevi de novo para o Juiz amigo de Petter, vamos ver se o processo anda mais um pouco, te mantenho informada.
Tess 10-09-04

From: Holly
Oi garotas
Estou com problemas no meu computador e estou sistemando. Depois escrevo com calma. Tess me mantenha informada sobre sobre esse juiz seu amigo. Vamos aguardar e esperar que ele se interesse.
Ly, fiquei curiosa, como seria um shampoo evangélico?!! Pensei que seria do tipo: Queridas irmãs, usem o shampoo 'Maranata' pq assim, seus cabelos ficarão lisos como as veredas da justiças e por ser muito concentrato dura muito, aliás, dura tanto quanto a misericordia do Senhor "dura para sempre.
Agora, minhas crianças, brincadeira à parte, prestem atenção em uma coisa de uma vez por todas. Tomando algumas frases suas, Ly, da ultima carta: “Eu quero a sua vida, nunca vi tantas férias, tantos finais de semana, tantas, tantas.....
Pra serenar minha mente, preciso disto, viu???... Holly, pra chegar a serenidade terei que trilhar um longo caminho, ainda."
É muito importante o que vou dizer; podemos nos considerar privilegiadas em possuirmos essa preciosa informação e tentarmos fazer uso dela, qdo a maioria das pessoas ignora por completo. É ainda sobre a mente. Saio do meu mísero saber pra entrar nos meandros da ciência. Falo sobre recentes estudos feitos sobre o adestramento sistemático da mente, ou seja, o alcance da serenidade através de uma genuína evolução interior, determinada pela decisão de se concentrar no estado mental positivo e neutralizar o negativo. Os estudos comprovam que isso é possível, graças à estrutura e funções do próprio cérebro. Qdo nascemos nosso encéfalo possue jà um hardware com certos modelos instintivos de comportamento, do ponto de vista mental, emocional e físico; somos pré-dispostos a reagir ao ambiente de modo a podermos sobreviver. Essa série fundamental de instruções são codificadas em módulos de ativação das células nervosas, com conexões inatas, que se ativam em resposta a qualquer evento, experiência ou pensamento. Porém, essas conexões não são irrevocáveis pq o cérebro é adaptável. Os neurocientistas apuraram que no encéfalo, podem ser formados novos modelos em resposta a novos imputs, logo, o cérebro é dotado de dualidade, da capacidade de mudar e reconfigurar as conexões, em base a novos pensamentos e experiências, ok?. Essa elasticidade extraordinária do encéfalo, representa a base fisiológica que nos permite de modificar a mente. Se agirmos nos nossos pensamentos e adotarmos novas óticas, podemos influenciar e corrigir o modus operandi do cérebro. Baseando-se nisso, podemos dizer que o adestramento da mente à serenidade e, consequentemente, à felicidade, bem-estar etc, é uma possibilidade muito concreta. Eu continuo achando e rebatendo que NÓS CONSEGUIMOS OBTER, POSSUIR, REALIZAR PQ SOMOS SERENAS, logo, contradigo que Sò SOMOS SERENAS SE CONSEGUIRMOS OBTER, REALIZAR, POSSUIR. Ser serena pra obter, e não, obter pra se serenar.
Repito sempre que nós somos o resultado de nossas ações e nossas ações é o resultado daquilo que pensamos e acreditamos. pode ser dura essa afirmaçao mas é a realidade. Nao podemos negà-la. “Aquilo que o futuro poderá reservar e aquilo que poderemos nos tornar, é limitado somente pelos confins do nosso pensamento, daquilo em que cremos”. Hoje posso dizer que gozo alguns efeitos das minhas ações produzidas, logo, a minha serenidade (que está muito longe ainda de ser aquela desejada) não depende do que possuo ou do que posso realizar (férias, fins-de-semana em barco etc) mas acho que tudo isso é o resultado de uma serenidade cultivada ao longo dos meus anos às custas de muitos conflitos interiores (alguns superados), de severos adestramentos mentais, sacrifícios extenuantes pra me adaptar à novas culturas, novo "habitat", novos modus vivendis mas, muita determinação, reflexões e, sobretudo, a predispor-me a uma mente aberta pra uma disciplina interior, por mais dura que seja. Não sei, sinceramente, quantos se sentiriam felizes e serenos, percorrendo a estrada que percorri, vcs sabem muito bem. Mesmo pq a serenidade-felicidade, provém muito mais da mente que de fatores externos. Se não aprendermos isso, corremos o risco de passar toda a vida correndo atrás de uma realidade fantasma.
É comprovado que cada um de nós tem um nível base de felicidade - que com o adestramento mental se pode aumentar (ou diminuir). Qdo vc realiza um grande sonho vc entra em um estado de euforia mas depois de um certo tempo vc retorna ao mesmo patamar de antes. Dizem os psicólogos, que o nível de felicidade é determinado em parte, doado pela natureza, trazido pelo nosso DNA e em parte nós podemos intevir com a mente pra reforçar a nossa sensação de satisfação pessoal. E é verdade. Veja se não tem sentido: Note que, geralmente, a sensação de felicidade ou infelicidade, nos vários momentos da nossa vida, depende menos da condição geral da nossa existência e mais da forma em que percebemos cada situação (de quanto se é satisfeita daquilo que possue). Segundo alguns psicólogos, a sensação de satisfação e o nosso nível de felicidade, são influenciados pela tendencia ao confronto.
Dando um exemplo banal pra esclarecer: Digamos que vc é uma secretária e ganha "X" e que sua colega que tb é secretária, ganha como vc. Um belo dia seu chefe resolve te dar um aumento de 50% e vc não cabe em si de felicidade e o gráu de stisfação vai até as estrêlas. Tem vontade de dar um beijo no chefe, né? Essa euforia extasiante tem o seu final a partir do momento que vc sabe que sua colega foi aumentada em 100%. E aí? Agora aquela que vc chamava felicidade passa a chamar "ferocidade" e em vez de beijo, tem vontade de dar um tapa na cara do chefe, nao é verdade? Logo, não são os fatores externos que te dão felicidade (ou infelicidade) e serenidade, mas é TUDO MENTAL!!! É a realidade, minhas caras crianças. É ilusão pensar que se tivesse uma vida de viagens, diversão, férias etc, seria mais feliz do que quem disso não desfruta. Um grande sucesso obtido, uma carro novo, uma casa de praia, um reconhecimento de trabalho etc, pode produzir uma passageira sensação de euforia, pode levantar a moral por um certo período de tempo mas, passando o tempo, retornamos ao nível base de satisfação de cada um. Felizmente, acontece a mesma coisa, qdo nos irritamos, brigamos com o marido-namorado, qdo bate o carro... o mau humor, depois de um tempo, dá lugar ao nivel normal de "felicidade" individual, não é verdade?
Só se dá o real valor de um bem adquirido qdo se sabe medir tb. os sacrifícios despreendidos pra obtê-lo. Infelizmente, muitas pessoas só aprendem a dar valor às coisas, através de sofrimentos, não de outra forma. O sofrimento ensina a viver e às vezes só através dele pode-se tirar o mais profundo conhecimento da vida. Espero que não cheguemos a esse extremo pra podermos aprender, né?
Já falei “troppo”. Aguardo respostas
Bjs.Holly 15-09-04

From: Ly
Oi queridas,
Tess, quero saber pq vc não escreve para todas, só vejo seu e-mail qdo não entendo o e-mail de Holly e desço o cursor para ver o que vc falou. Assim não tem graça, todas querem saber.
Holly, o shampoo de crente tem um versículo impresso, assim vc escolhe o shampoo, que é igual, pelo versículo, saca?
Samantha, vc ficou furiosa quando te contei de Brena? Para quem não sabe, Brena tá namorando, o nome dele é Brian, tem 13 anos tá na 7ª série e é um gatinho, segundo ela. Mas ficou com medo de contar pra Samantha pois não sabia como ela ia reagir e pediu pra que eu contasse.
E aí Samantha, eu disse que vc reagiria com muita felicidade por poder acompanhar mais uma etapa da vida dela, espero que vc não me decepcione. Ela tá curtindo muito.
Holly, minha querida, VOCÊ TÁ COBERTA DE RAZÃO, AÍ É QUE TENHO MAIS INVEJA AINDA. Você tem muita razão, adestrar a mente não é tarefa fácil, tenho muitos sentimentos negativos, e esta adestração tá sendo possível através da igreja, meu pastor fala exatamente como vc. Mas confesso que não é tarefa das mais fáceis.
As vezes me pego tão positiva e a mínima coisa contrária, já desabo, aí é que vem o adestramento, é algo sério, tenho que treinar, treinar, treinar. MAS VOU CONSEGUIR. O livro que li e que já estou na terceira leitura, é parte do adestramento. Quando me sinto desanimada, corro pra ele e leio as partes mais importante. Quando for aí vou levar um exemplar para cada. O nome é ATITUDE de Justin Herald, e parece que foi escrito por vc Holly. Falar exatamente daquela forma. É um austriaco que se aposentou com 37 anos, começando a vida já "velho" com US$50 monton um império. É muito imteressante, pq ele deu a volta simplismente mudando de atitude. Holly se vc não achar aí eu vou mandar pra vc.
Vc tem razão irmã, basta mudar o olhar, espero, através destes sábios e-mails, que vc participe do meu adestramento mental.
Bjs 19-09-04

From: Samantha
Oi Ly
Não fiquei furiosa com o "namoro" de Brena não. Já estava prevendo isso, desde que ela ficou menstruada e se sentiu adulta. A postura dela é mesmo de adolescente plena. Fiquei fula porque não fui a primeira a saber. Mas tudo bem, tem aí um misto de insegurança, vergonha e medo da minha reação. Conversei com ela bastante ontem, lembrei que ainda tá muito cedo pra encarar qualquer tipo de coisa mais séria. Quero que ela leve mesmo na curtição, brincadeira e por aí vai. Lembrei a ela o que é olhar a vida adiante: estudos, projetos, viagens, metas, qualificação, conhecer o mundo, culturas etc. Disse a ela que nesse momento, essas são as coisas mais importantes da vida dela - o conhecimento, a descoberta do mundo, os novos horizontes - e que, portanto, ela não deveria, de jeito nenhum, se prender a nada nem a ninguém. E como seria importante ela, se ver, por exemplo, aos 15 anos viajando pela Grécia, conhecer o Egito, que ela é fascinada, aprender idiomas, conhecer outras pessoas, interagir com o mundo para se descobrir também, descobrir sobretudo o que ela quer da vida. Não dei muita densidade não, a essa coisa de namoro, porque sei, que nessa fase, esse aí vai passar rapidinho e logo será substituido. Ela tá só começando. Claro que mostrei o lado durão tb. Falei dos cuidados que deve tomar, que é cedo pra qualquer outra coisa que não seja beijinho, que ela não tá preparada, nem de longe para o sexo e que, quando chegar a hora, que não seja tão cedo, eu quero saber ANTES DE ACONTECER, para orientar e saber COM QUEM. Se ela for como eu, será intuitiva e não entrará numa roubada. Lembrei tb como o mundo lá fora tá brabo: falei das pessoas ruins, dos drogados e de como ela não deve abrir a guarda dela pra ninguém, nem da trela pra gente que não conhece. A velha história de carinhas bonitinhas mas ordinárias, gente que parece gatinho, do bem e etc e depois é um desequilibrado. Enfim.... tivemos uma longa conversa. Claro que tô apreensiva e com certeza estarei de olho. Afinal, ela só tem 12 anos e não tem maturidade ainda pra compromisso nenhum. Eu começei aos 11, mas era um outro tempo, namorinho inocente, bilhetinhos e etc. Não corríamos os riscos que existem hoje. E além disso, apesar da cabeça boa, Brena fisicamente é ainda muito pequena e eu não me sinto segura! Enfim, é isso. Ela tá preocupada com o pai. Só que eu cortei essa onda. A vida dela, conduzo eu. Ele não tem a menor moral. E se tentar se meter, eu vou chegar junto! E não vai ser bom pra ele. Ultimamente ele tem aprontado horrores. Essa semana liguei pra ele, dei uma baixa e conversei com Brena sobre isso tb. Proibi ele de me dirigir a palavra. O tempo vai falar sobre essa minha decisão. Ele é uma pessoa odiosa. cada vez mais, sinto asco, nojo e revolta dessa criatura. Juro que tive ânsias de vômitos recentemente, ao pensar nas coisas que ele faz. É inacreditável!. No mais, não estou muito bem: tive perda de memória recentemente, por cerca de 4 a 5 minutos. Foi horrível. Depois comecei a sentir coisas estranhas, tipo fraqueza, desvitalização, falta de energia, tonturas. Ontem minha pressão estava baixíssima. Fui numa farmácia medir e o cara lá me aconselhou urgente tomar leite com sal. Tomei, melhorei um pouco e hoje amanheci de novo com pressão baixa. Ontem durante a conversa com Brena, tive que parar de falar um pouco. Fiquei sem forças, uma sensação de exaustão, parecia que eu não ia mais conseguir falar. Que coisa viu! Acho que são sintomas de estress. Brena tá aqui comigo. Fomos pra um comício ontem e ela adorou. Teve show com o arrocha Silvano Sales, dançarinos e etc. Ela curtiu horrores. Ficou no palco dançando a noite toda. Aprendeu, pasmem, a dançar arrocha. É mole? Bem, depois falo mais. beijos.
Tess, daqui a pouco estarei em Salvador, mas amanhã cedo retorno. Gostaria de falar com vc sobre a regularização do carro e da minha parte da Digos.

Holly, tem um e-mail enorme seu para responder. Faço isso depois. O tempo aqui tá curto e durante o dia é porradão. à noite saio para os comícios e aí pega. Mas aguarde. Como estão Roby e Danny? Beijos neles. Gostaria de passar o reveillon ai com Brena. Estou pensando nisso. Que tal irmos todas. Ly e Tess, Lory Petter Tchole e Falcon? Vamos nos organizar nesse sentido? Holly, vc nos aceita? Seria uma farra familiar maravilhosa, né? O que vcs acham!
Samantha 19-09-04

Nenhum comentário: