2

segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Medo de Envelhecer 2


From: Holly (o lifting não pode fazer milagres - foto)
Acho que vc, Ly está tendo uma recaída da sua auto estima. Isso não acontece só com vc não. Muitos estudos já demonstraram quanto é negativa e longe da realidade, as imagens que temos do nosso corpo, e que não existe quase nenhuma ligação entre uma efetiva beleza física de uma mulher (aquela valorizada pelos outros) e o seu sentimento de estima: (ex. dizem que vc é bonita, logo sua auto-estima é alta, nada a ver). Há, porém, uma forte ligação entre a imagem que temos do nosso corpo e a nossa auto-estima. "Dificilmente conseguiremos amar a nós mesmos se não soubermos apreciar o corpo ou pelo menos parte dele". Se vc se ama é bem mais fácil se sentir satisfeita do próprio aspecto físico e daí poder convencer tb aos outros. Como dizem os franceses, " ser uma "jolie-laid" quer dizer ser uma mulher não necessariamente bela no sentido convencional mas saber se transformar em tal, pelo modo e elegância em que se apresenta, impondo assim essa condição. Mtas vezes a idade ou mesmo uma doença, um esgotamento etc, qualquer fator que possa sacudir algum pilar da nossa identidade, do nosso ego, pode haver uma repercussão sobre a imagem do nosso corpo. Até um acontecimento mínimo, como alguém que faz uma observação sobre o nosso aspecto abatido, pode modificar a nossa imagem física por algum tempo, se não tivermos uma auto-estima solidificada. Se possuímos um sentimento fundamentalmente positivo do nosso físico e de nós mesmos, não reagiremos de modo dramático, não damos um sentido devastador do nosso inteiro, seja por causa da idade que avança ou de uma observação feita em um momento errado. Qdo temos uma imagem mto pobre do nosso inteiro ser, qualquer impacto externo faz sobressair a nossa fraqueza interior e ampliar as imperfeições não só do físico mas de nós mesmos, ao ponto de qualquer elogio que nos façam vem logo interpretado como excesso de gentileza ou como hipocrisia. Quero te dizer que uma plástica nem sempre resolverá o problema se antes não for feito um trabalho introspectivo. Não é errado fazê-la mas a verdade é que a plástica em si mesma não alcançará a sua imagem interiorizada, aquela criada pela sua mente, inexata e distorcida por força de uma auto depreciação. Se é assim, poderá, talvez, ajudar a obter a aprovação dos outros mas raramente contribuirá pra te fazer ser apreciada e aceita pelo que vc realmente é. Se tivermos desenvolvido uma imagem negativa de nós mesmos, nenhuma plástica resolverá o problema. Acho que não devemos ter medo de sermos julgadas pelo nosso aspecto exterior mas sim pelas nossas idéias e sentimentos, pelo grande valor interior que possuímos, capaz de modificar vidas, capaz de revigorar forças, de levantar do pó um alguém moribundo. E qual beleza é capaz de fazer isso? São esses os verdadeiros valores do ser humano. A velhice chega pra todos, ninguém poderá escapar. E que chegue e encontre obras realizadas e concretizações reais que não serão assim se pararmos pra perder tempo precioso tentando regredir o curso normal da vida. É inútil, aqui entra a sapiência.
Não devemos ser Prisioneiros das Convenções
Ninguém poderá parar o tempo, nem mesmo o bisturi. É ilusão passageira. É claro que podendo melhorar o aspecto através de meios artificiais é ótimo. Melhorar-se não é um ato censurável. O importante é não ser prisioneira das convenções impostas. O importante é se fazer uma introspecção e se perguntar qual o real motivo: por medo ou esperança? Por um desejo de auto- afirmação ou pela necessidade de aprovação dos outros, pelo simples prazer de fazer ou por pressão externa? Quem foi esse tipo que estabeleceu os parâmetros que decidem o que é belo e o que não é, quais os ingredientes pra fazer de uma mulher (ou um homem) uma pessoa atraente? Não creio que seja somente a pele flácida ou elástica, uma ruga a mais ou a menos que determina o padrão que nos faz fascinantes. Li uma vez algo em uma revista, acho que uma entrevista com uma baita mulher, não me lembro quem, acho que uma grande escritora, que decidiu aceitar as mudanças do tempo sem reagir artificialmente. Ela é totalmente contrária a esses tipos de intervenções que geralmente as mulheres usam pra parecer sempre mais jovem. Ela disse: "Essa deriva em marcha ré, essa contínua tentativa de levar as pessoas aos padrões estéticos e aos lineamentos de um bebê... daqui a pouco vamos nos deparar com uma população de adultos engatinhando; o que não é exatamente o máximo, ou então sou eu que sou muito limitada". É uma questão de aceitação total do seu ser completo. Basta fazer um raciocínio lógico, aceitar cada fase de nossas vidas como ela se apresenta usufruindo dos resultados benéficos que cada uma te trouxe. Vc chegou onde chegou pq vc teve a oportunidade que muitos não tiveram, de percorrer uma estrada, e alcançar um certo topo da vida. Com peito murcho ou peito duro vc é Ly e saiba que tantas com peito duro e tudo, nunca atingiram o ápice que uma Ly de peito murcho alcançou, alegre-se por isso minha filha. Tantas hoje estão na sarjeta, mesmo com peito duro, só pq não são Ly. Tá bom, quem não gostaria de ter um belo par de olhos verdes? Mas nem por isso, quem não os tem, vai por aí arrancando os cabelos. Se alegra por ter um par de olhos, pretos como carvão, mas que enxergam bem a estrada que deverá percorrer pra se tornar um dia, talvez, uma Ly. Pense no que vc tem de melhor pra oferecer que um simples par de peitos duros.
Confronte-se com outros Modelos
A sensação de satisfação é fortemente influenciada pela tendência ao confronto. Se sentir satisfeita ou não com a vida, com nosso corpo, depende muito das pessoas com as quais nos confrontamos. Pra se manter um grau de satisfação, seja com nosso corpo ou com nossa forma de vida, é necessário olhar sempre pra quem tem menos de nós. Pense, por exemplo, em alguém que teve de amputar um peito por causa de um tumor e hoje tem uma prótese no lugar. Dê graças a Deus por tudo Ly. Às vezes não é fácil, mas é a coisa melhor, podes crer. Muito sábias as palavras de Samantha: "quando as rugas já se fizerem tantas que não dê para esconder, aí então, seremos ainda belas pelo que somos, pelo que fomos, pelo que vivemos, pelo que exalamos(...). Sei que vc Samantha, amadureceu muito com as experiências que passou e hoje vejo em vc uma grande confiança em si mesma, isso é muito confortante. Eu tb, Ly às vezes tenho minhas depressões, qdo penso que daqui a 15-20 anos serei uma velha mesmo de 65-70 anos e me bate uma paranóia legal. Mas prefiro viver o presente com a máxima expressão pq não sabemos nem mesmo se cada um de nós alcançará a sabedoria dos 70 anos e qdo penso assim, chegar aos 70 se transforma em alegria somente pelo fato de que, se chegar lá, serei alguém que venceu.
Ouça a Voz do seu Corpo
Eu tenho muitas experiências e alguns conselhos pra poder conservar o mais longo possível o corpo e a pele em "bom estado". Nunca pensei em intervir cirurgicamente, nem sei se um dia terei coragem, mas eu estou muito atenta à voz do meu corpo. Me comunico muito com ele, estou atenta ao que ele me passa. Pode não acreditar, mas eu já consegui amenizar muitos sintomas de velhice, agindo com energia naquele ponto critico. quando vejo um “caimento” do tecido aqui e lá eu digo: não posso me render. Ataco de todas as formas, me concentro naquele ponto até ver voltar a posição de antes. Invento até processos, como passar bucha, aquelas mesmo que nascem no quintal. No pescoço mesmo, que é um dos pontos mais críticos, haja bucha nele, todos os dias. Encontrei no hipermercado uns disquinhos jà prontos, feitos com aquela buchas que é uma maravilha. O que vc não pode é ver a pele cedendo, rugas novas aparecendo e pensar: deixa pra là, é a idade, ou correr imediatamente pra um clínica de cirurgia estética. Hoje existem muitos métodos doces pra abater esses inimigos antes de pensar em uma coisa drástica como a cirurgia. É não ser conformista com a ação do tempo, que muitas vezes se intromete de mansinho, mesmo fora do tempo pra vê se cola, nada disso. Um dia me olhei no espelho, e vi a cara de mainha e de tia Helena juntas, com aquela parte característica delas com os dois lados do queixo cedendo como se tivesse uma bolinha pesada dentro que puxava pra baixo, O que é que isso? Me perguntei. E aí flor, tome-lhe esfoliante, massagem, creme e o diabo a 4. Oxi, não deu outra, nunca mais vi aquele caimentozinho. No contexto geral, hoje me olho e ainda me gosto. Devemos ter um cuidado diário com nosso corpo. Não é fazer um scrub hoje e outro a cada morte do papa. É insistir mesmo. Às vezes é só uma falta de cuidado sistemático, mas se for deixando passar o tempo se transforma em velhice mesmo. Mas, quero deixar claro que não vou fazer disso uma paranóia, quando elas se instalarem definitivamente, nada, nem mesmo o bisturi poderá cancelá-las, entende? Qdo for o momento tenho certeza que estarei pronta pra aceitar.
Mente sã = Corpo São
Deixe eu dizer certas coisas que influenciam muito a nossa mente pra manter um corpo legal e uma mente sadia. A forma como se reage em enfrentar a vida, até nos mínimos detalhes cotidianos, é muito importante. O pior inimigo de um corpo sadio é o famigerado estresse. E a mente sadia é a maior aliada pra um bem estar geral. Eu faço sempre um confronto comigo e Danny. São coisas que parecem mínimas mas produzem um grande efeito ao logo da vida. Qdo por exemplo uma coisa cai da nossa mão ou está caindo de algum lugar. Pode ser até uma almofada que não vai sofrer nenhum dano, mas precisa ver o exagero que ele faz parece que o teto está caindo na nossa cabeça. Eu fico puta pq às vezes tomo um susto danado e qdo vejo, é somente um isqueiro que está caindo. Eu sempre fui tranquila nesse aspecto. Quando uma coisa escapa da minha mão eu não dou aquele salto doido pra pegar, não grito êpa, pega, pega vai cair... é uma energia desperdiçada isso. Eu mantenho um excelente autocontrole. Se uma colher está caindo, não dê muita importância; pq deve saltar como louca pra pegá-la, que motivo há? Acompanhe com calma todo o percurso da colher caindo, sem mover um dedo, deixe cair, e quando bater no chão não vá correndo pegar antes que se esconda debaixo de um móvel, deixe ela se meter onde quiser, não vai fugir dali não, depois vá tranquilamente e pegue-a. Mesmo que seja um copo, um prato, (Danny fica impressionado com a minha reação passiva nesses momentos) a energia que vc despreende e as consequências que produzem a longo prazo, não vale a pena todo o esforço. A manutenção do equilíbrio interior vale muito mais que um copo quebrado. Tá bom que se se trata de um copo de cristal precioso, algum esforço será útil antes que o veja despedaçado no chão.
Ensinamento Budista
Um ensinamento budista diz que tudo na vida está em constante movimento, tudo tem começo e fim. O vidro é frágil e eventualmente se quebrará. É um ensinamento de paz. Li em um livro, (acho que era "Não faça tempestade em um copo d'agua) que qdo vc espera que algo se quebre não fica surpresa nem desapontada ou irada qdo isso acontece. Ao invés de ficar irritado qdo algo se rompe é melhor ser agradecido pelo tempo que durou. Um dia perdi uma argola que gostava muito, fiquei desgostosa pelo fato, mas comecei a me policiar. Cada vez que me pegava triste tentava mudar a direção do pensamento concluindo, tà bom, já desfrutei bastante dela, talvez seja o momento pra comprar outra mais bonita e moderna, e comprei mesmo. Não é uma fórmula pra sermos mais passivos ou indiferentes à coisas que por mto tempo foram importante pra nós, mas é uma forma pacificadora para o nosso interior por um problema que não tem uma solução satisfatória. É inútil chorar sobre o leite derramado, que resultado poderá trazer, senão ânsia, depressão, angústia e frustração? Esses, sim, são os piores inimigos do nosso equilíbrio interior (e muito amigos da famigerada velhice). Isso vale tb pra enfrentarmos a velhice que mais cedo ou mais tarde chegará e é melhor que nos encontre preparadas pra poder vivê-la com serenidade e gozarmos de muitos benefícios que, não enxergamos agora pq estamos obcecados em manter a invulnerabilidade do corpo ao mesmo tempo que estamos estraçalhando nossa paz mental. Nosso organismo é constantemente exposto a vários tipos de vírus, alergia, doenças infecciosas mas em geral consegue derrotá-los, graças à intervenção do nosso sistema imunológico, qdo porém estamos estressados, nossas defesas entram em falência pq o estresse, a ânsia os enfraquecem. E as doenças aparecem inevitavelmente.
Importância da Alimentação
A alimentação, como falei na outra carta, é mto, mas muito importante mesmo pra se manter em forma. Na nossa idade, os integradores são essenciais. Nosso organismo é como um carro que com o passar do tempo é necessário repor novas peças, trocar óleo velho etc. O tempo consuma muito dos nossos recursos e pra se manter jovem dentro e fora é preciso acrescentar o que foi consumado com o tempo. O selênio + vitaminas, a soja, são integradores ótimos e ajuda na proteção contra os radicais livres que provocam o envelhecimento da pele e dos tecidos. Comecem a colocar na dieta de vcs.
Bjs, Holly 17-7-04
From: Tess
Garotas,
Não há mais nada a dizer, Holly esgotou todo e qualquer comentário que pudéssemos fazer, concordo em gênero, número e grau com tudo detalhadamente explicado por ela.Gente, "vamos viver tudo que há prá viver, vamos nos permitir...." como diz Lulu Santos e ainda ouvir aquela música dos Titãs, " queria ter me preocupado menos, com problemas pequenos e ter visto o sol se por..." Ficar remoendo porque vamos ficando velhos, não dá pra ser feliz...... esse é o nosso final inevitavelmente, vamos tentar ser felizes com o que somos e com o que temos, afinal de contas não somos nenhumas velhas corocas que não podem mais produzir, ou ganhar dinheiro ou ser mãe ou ser mulher...... Estamos Vivas, e tudo dentro de nós é jovem: a vontade, a garra a esperança e tudo mais.....Não tenho medo de envelhecer, nem quero lutar contra isso, claro, quero fazer uma lipo, pra ficar com o corpo mais gostozinho, mas não quero me torturar. Temo pela morte, não por mim mesma, mas por Lory, mas tenho absoluta certeza que sou de DEUS, que Ele me reserva um lugar de glória e essa é uma esperança que me dá forças. Saber também que painho e mainha estão lá, seguros me ajudou esses anos todos a superar a falta deles, saber que ainda posso revê-los, isso é fantástico!. Mas penso muito em minha filha, por isso tento prepará-la para vida, dá a ela todas as oportunidades que ela precisa, e quanto a mim, viver todos os dias intensamente, seja em casa cuidando das minhas coisas, seja com o meu marido, seja passeando com Lory, seja no trabalho... pra mim é isso que importa no momento: VIVER. Fiquei um pouco baqueada quando soube que estava com colesterol alto e pressão alta, sei que devo tomar um pouco desses cuidados que Holly toma, sou mesmo relaxada para essas coisas, dificilmente passo creme no rosto ou como Verduras, mas sei que tenho que tomar certos cuidados pra viver melhor. Quando Holly fala do estresse que envelhece é isso aí, vocês não reconhecem Margie, ela está uma velha, mas velha mesmo...... está a cara de mainha. Tenho a impressão que ela está com 10 anos a mais, fiquei impressionada a ultima vez que a vi.Quero ser uma velha legal, com um astral bom, se é assim que tem que ser, porque vou me tornar uma velha rabugenta? Mas falta muito tempo ainda, Garotas, vamos aguardar a velhice chegar, por enquanto é muito cedo pra se martirizar.Holly, eu fiquei impressionada com os seu peitinhos duros, são mais duros que os meus com 12 anos mais nova.
Beijos
Tess 17-07-04
From: Samantha
Sábia Holly,
Menina, quantas coisas boas, verdadeiras, reais e reflexivas vc nos diz. É muito legal interagir com vc, sorver desse seu conhecimento, desse seu senso e postura de vida. Legal! A gente aprende, assimila, remodela, refaz, volta atrás, dá um passo à frente. Viva à maturidade. A maturidade é linda. Ponderada, prudente, tolerante, sábia. Só por isso, já vale a pena envelhecer sem estresse. Adorei tudo que vc escreveu e vai ficar gravado para, de vez em quando eu ler e refletir. Eu mesma, me sinto cada vez mais uma pessoa melhor. Tô fazendo menos besteiras e muito atenta às pessoas, gestos e intenções. Boas e más. E sabendo cada vez mais me colocar perante elas, e administrá-las. Às vezes eu vejo claramente alguém fazendo um puta jogo comigo - Roger é expert nisso - e eu vendo tudo tão claramente, fingindo não enxergar e ao mesmo tempo driblando a situação com maestria. E fico pensando. Meu Deus, há uns meses atrás eu não era capaz de enxergar isso. E agora vejo com tanta lucidez. E melhor. Com uma capacidade incrível de tirar partido disso sem me indispor, nem um pouquinho. O melhor é perceber a surpresa dessas pessoas ao descobrir que não entrei no jogo delas. E tirei de letra. Gente. Isso é muito fantástico. Tô lendo um livro, cujo título é: O amor é a melhor estratégia . O livro tem umas incoerências e muita coisa boba. Mas tem um mote muito legal que é o de vc se transformar num profissional love cat. Ser aquele colega de trabalho que realmente se importa com o outro, que olha no olho, que pergunta como vai vc e espera realmente uma resposta, que pergunta pela família, que se dispõe a ajudar quando o outro precisa, que não esconde informações só por medo de concorrência, que abre a sua agenda para o outro sem medo de passar seus contatos, enfim... um love cat é o profissional moderno que vê no outro um parceiro, um colaborador, um amigo e não um inimigo. Esse lado do livro é muito encorajador!Holly, os cremes que vc mandou são milagrosos. Dividi entre mim, Ly e Margie, viu? Tem um que eu quero que vc mande mais e bastante. São umas bolinhas verdes contra a celulite, as maiores. Gente. Minha pele ficou esticadinha! Só que só veio uma cartelinha e acabou. Não dá para menter. Quero mais! Aliás, se puder mande tudo mais! Somos carentes disso aqui!

Nenhum comentário: