2

quarta-feira, 9 de abril de 2008

Adolescente ou “Aborrecente”? UFA!




From: Holly
Samantha, minha filha, vc tem de suportar muito, pois um adolescente hoje é muito diferente daqueles do nosso tempo. Nós conseguimos sobreviver e amadurecer aos troncos e barrancos mas hoje, os tempos são outros, e que tempos! A filha cresce e bate o punho contra o peito que lhe nutriu, e qdo a filha se rebela contra a própria mãe, é natural que a mãe se sinta desolada, mortificada, é um inimigo contra o qual não existe defesa. É uma parte tua que se revolta contra vc mesma, uma revolta das tuas mesmas células, como um câncer, dizia Erica Jong: A mãe tende quase sempre a colocar na filha toda a esperança, quer que ela se torne tudo aquilo que o mundo lhe roubou, mas as meninas de hoje não podem mais combater as batalhas da mãe pq primeiro devem combater as delas - o que não é pouco, tendo em conta a velocidade com que o mundo está andando. E a primeira batalha delas é aquela de se tornar independentes da mãe. É cruel com vc, por amor a si mesma; te odeia pra poder se amar. Idealiza qualquer um que seja diferente do protótipo da mãe (um pouco menos com o pai) pois toda filha aprende a criticar a mãe e absolver o pai, mesmo que seja um cafajeste, pq mãe e filha se combatem entre si deixando o pai livre pra ditar o poder e o fascínio sobre elas. Que queiramos ou não, são quase sempre as mãaes a fazerem de "trend-sitter" pra as filhas, estando sempre atrás pra acompanhar as tendências que as circundam. Nessa fase difícil de crescimento, somos nós adultos, a tentar compreender exatamente os motivos que turbam o adolescente e tentar procurar o modo eficaz pra ajudá-lo. Compreender que muitas vezes a irritação da criança é causada por uma ferida que lhe foi imposta mesmo involuntariamente, mas o estado de transição que estão passando não se sente capaz de separar ou aceitar os motivos que causaram a ferida. Se a mãe se separou do pai, na mente tipicamente egoista do adolescente, é culpa da mãe que não soube manter o equilíbrio e deixou romper o laço que serviria de suporte pra ele, sabe? Vc precisa ser sábia pra ajudar ela a reconhecer, dominar e despreender os próprios sentimentos. Medir forças ou contra-atacar é a forma menos coerente, pq no fundo, é isso que o adolescente procura. A indiferença é a maior tortura pra eles; se vc não contra-atacar e levar a coisa à laissez-faire, ele se desvíncula e procura se sair sozinho, mesmo com certa decepção, por o peixe não ter comido a isca. É preciso muito auto-controle, mesmo, ter de engolir moscas e sapos, mas vale a pena.
Tou de volta com todo vapor.
Bjs em todas
Holly 02-12-04

Fom: Samantha
Oi gente,
Pois é Holly. Alice? Tive a sensação de ter uma irmã por aí desconhecida e que agora se revelava. Tive uma sensação estranha e foi logo o prmeiro e-mail que abri. Bem vindo ao lar Holly.
Ly, eu tô tão feliz por vc! Quero muito chegar lá. Estou tentando entrar em comunhão. Aqui tb tem uma igreja bem bacana - a Metropolitana - tb cheia de gente bonita e um pastor bem ungido. Me sinto auper bem lá e vou sempre aos domingos. Brena tá rebelde e não quer ir pra igreja. Aliás Ly, não quer ela aí nas férias, não? A crinaça está insuportável. Quero despachar ela pra algum lugar, inclusive pra eu ter um pouco de descanso e privacidade. Não vejo a hora.
Bjs Samantha 02-12-04

From: Ly
Meninas, coloquem Power point no computador de vcs, tenho coisas imperdivéis. É Uma pena.!!! Holly, aproveite o conserto do computador e se atualize com power point, vc tá perdendo coisas fantásticas que lhe envio.
BjsLy 02-12-04

From: Ly
Samantha, acho que Holly tá com a razão a respeito de Brena. Eu era uma adolescente irritada e mal humorada, chatérrima, então compreendo um pouco ela. Uma coisa me arrependo em relação aos meus filhos, principalmente Falcon. Colocar um freio em certas atitudes. Por isso não se intimide, às vezes é preciso jogar duro, então, mesmo que depois vá pro quarto chorar, dê uns trancos, eles merecem. Mas também, na hora do afago, não esqueça de afagá-la, muitas vezes o que ela quer é isso, mas nem ela consegue identificar. Quando ela tava aqui, eu pegava ela como um bebê, como até hoje faço com Tchole e Falcon, e beijava, mordia, amassava. E ela ficava toda refratária, tipo assim: "me larga, falsa" e eu fazia que não tava entendendo, beijava e cheirava ela toda hora. Ela dava um risinho bem sem graça e não fazia cara de nojo, pq via que eu tb fazia isso com os meninos e os meninos eram justamente o contrário se aninhava e ficava só recebendo o carinho.Via claramente que ela tava estranhando meu carinho, mas não me deixava intimidar. Depois chegava Tchole com aqueles beijos que só os dois entendem, um na testa, outro no queixo, no nariz, lembra???? Aí eu via ela toda derretida, mas quando era comigo ela se sentia impaciente, sabe como que é???Eu sei que nós enfrentamos muitas barras, mas ela passou por uma fase super, super complicada, em una fase da vida que teria que ser só alegria. Enfim, são coisas de adolescência, passo muito isso com Falcon, agora já sei um pouco como lidar e ÀS VEZES REALMENTE TEMOS QUE IGNORÁ-LAS. Holly, que negócio é este de cobaia??? Samantha, acho que não vou passar o natal aí. Se for assim talvez no final de Janeiro até o carnaval, que por sinal é o meu aniversário (44 aninhos) -saiu assim pequenininho - aí podemos ver pra ela passar umas duas semanas aqui, acho que ela vai curtir muito. Diga ela que aceito.
Bjs Ly 02-12-04

From: Holly
Ly, cobaia pq vc vai servir de experimentação pra nós. Se der certo, quem sabe, as outras se candidatam, entende? Ly, eu me esqueci pq Brena te chama de "mãe falsa". Depois me conte. Acho bonitinho.
Holly 03-12-04

From: Ly
Não Holly. Sabe pq??? Pq vai dá certo. Ele está no comando, eu pedi e Ele me concedeu. E todas as coisas concorrem para o bem daqueles que o amam.
Talvez eu esteja sendo chata, com tudo isso. Mas sabe o que tá cansada de buscar as coisas sozinha por 43 anos e nada dá certo?
Agora eu quero tá sob a unção Dele. Vcs lembram que uma das profecias para mim foi que a graça Dele me bastaria? É isso que eu quero. Se funciona com tantas pessoas, pq não comigo? Mas tb sei que tenho que está sob seu comando e não com o meu comando. Então que seja feita a vontade Dele que é Boa e Agradável, sempre.
Ah, Holly, pq qdo ela era pequena eu disse que era o sua segunda mãe, ou seja, uma "falsa" mãe.
Bjs Ly 03-12-04

From: Tess
Garotas, Que bom Alice..... nome novo, vida nova, mas por favor se inscreva no mensager outra vez, precisamos conversar ao vivo e a cores, foi tão bom ouvir vc ao telefone.....É, tenho estado preocupada também com Brena e Samantha, pq eu imagino o que Samantha senti, a gente pensa que com uma filha de 12 anos em diante a gente vai ter um pouco de companhia, de cumplicidade e de repente a gente tem queser má outra vez, bater, botar de castigo, ouvir desaforo, enfim.....Vocês não convivem com Lory, mas é Brena outra vez, incarnada e cuspida. Eu já fico com medo, quando ela faz um tiquinho assim, eu vou logo cortando as asas. A única arma que tenho é orar por ela todos os dias, orar mesmos em cessar, porque sei que vai chegar o momento que eu não vou ter maiso controle da situação, então, Deus faz a sua parte. è questionadora, desaforada, prá tudo na vida ela tem uma explicação, argumenta tudo, daquele tamanho imagine! é mais extrovertida que Brena, conversa muito, inclusive na escolaa professora tem que separar das amigas porque conversa o tempo todo, isso já veio escrito inclusive em relatório, eu perguntei o que ela tanto conversae ela disse, que conta os sonhos que tem, etc, etc... é mole?Tenho medo, mas confio em Deus, vejo tantas adolecentes na igreja que me parecem meninas ajuízadas, seguras, vai ver que têm seus problemas, mas me parecem viver bem.
Beijos garotas vou trabalhar
Tess 04-12-04
From: Holly
Oi meninas,
Que falta que vcs me fizeram, nossa! Senti um vazio enorme. Descobri uma coisa importante: os nossos e-mails, pra mim, é como nossas reunioes de uma vez ao redor da mesa. Olhava o lugar do computador e sentia aquela sensaçao que sentimos qdo hospedamos alguem e esse alguem vai embora, uma saudade, melancolia, nostalgia tudo junto, que bom ter vcs de novo. Encontrei minha cxa atolada. Vou liberar tudo e ler os e-mails de vcs, depois respondo.
Ly, a grana chegou? Me avise.
Bjs Holly 02-12-04

Nenhum comentário: