2

segunda-feira, 14 de abril de 2008

Terapia "Holly" para um bom relacionamento a dois



From: Ly
Sabe queridas, estes emails foram presentes dos céus. Quando a gente passa alguns anos fazendo terapia, cria-se um vício muito grande, nós temos alguém pra conversar, alguém que não vai te censurar nem muito menos vai julgar, aí vc solta a língua, fala de todo mundo, fala das suas dúvidas e de seus segredos... sinceramente, não sei dizer se cura, mas dá um puta alívio, vc bota muito de si pra fora e isso te ajuda a caminhar. Se não tivessemos estes emails, acho que não ia suportar sufocar tantas coisas. Acho que foi uma coisa muita boa que aconteceu neste ano. Fazer amizade na fase adulta é complicada, vc é mais ocupada e não se permite ocupar o seu tempo com pessoas que não têm muito a ver, vc fica mais seletiva, mais crítica e muito mais intolerante, mas tb corre o risco de se isolar a cada dia.
Como vcs sabem o Bento não é muito chegado a amizades, ele é muito fechado dentro de si e vive numa boa, apenas comigo, já eu sou o contrário, eu gosto de ver pessoas, gosto de conversar, de fazer nada no shopping, enfim de estar com muitos amigos, coisa que cada vez fica mais complexo. Às vezes tenho vontade de trabalhar em uma empresa, só para poder conviver com outras pessoas. Logo, se não fossem estes emails, não sei o que seria de mim.
As pessoas aqui são legais, mas muito linkadas ao que vc tem, uma vez Tchole me disse isso e hoje, realmente, concordo com ele.Vcs são minhas amigas, hoje acho que estamos mais próximas apesar de distantes. Quando abro minha caixa de email, nesta época de pouco trabalho, fico torcendo pra ter email de vcs, não só para "ouvir" como tb pra "falar".
Hoje tô meio melancólica, sem dinheiro, com banzo, etc, etc. e é muito bom abrir um email de vcs. Se eu, que estou aqui no mesmo país, sinto isso, imagine vc heim Holly?
Vc ainda tem um ponto positivo, pois tem dinheiro e supre suas carências financeiras, pra mim tudo nesta época se torna mais complicado, não só por mim mas principalmente pelos meus filhotes. Mas mesmo assim, penso como deve ter sido difícil pra vc, acho que já superou tudo isso, quantos anos tem mesmo??? Ainda tenho um longo caminho.
Bjs
Ly 20-12-04

From: Holly
Pois é Ly, eu tb me tornei uma "e-mailmaníaca", acho que é pelo motivo que vc falou. Não encontrar ninguém compatível com nosso modo de pensar, ninguém o bastante confiável pra vc poder se derramar, sem medo de ser criticada. Vc falando, parecia Danny, ele fala isso mesmo. Qto mais os anos passam, mais vc se torna exigente e mais crítica e muito mais intolerante em relação às outras pessoas, o que se torna bem mais difícil instaurar uma relação profunda, a nível emocional. E ele é E-XA-TA-MEN-TE igual a Bento, que coisa impressionante, acho que foi por isso que eles se deram tão bem juntos. Eu tb adoro ver gente, movimento, totalmente o contrário dele. Pra ele a família basta. Se eu deixar, a gente passa o ano todinho saindo sozinhos ou ficando em casa sozinhos. Vc refletiu exatamente o nosso quadro. Vc sabe que até os vizinhos nossos (que não têm nada a ver conosco), às vezes, passam meses sem se ver ninguém, principalmente no inverno que ninguém bota a cara fora, todo mundo se iberna. Não foi fácil me adptar e, ainda hoje, não sei gerenciar muito bem essa falta. Muitas vezes, essa falta de comunicação abateu o meu espírito, e, como vc falou, essa forma de trocarmos experiências de vida, através de e-mails, tem feito com que eu superasse muito, ao menos a nível de comunicação "verbal". Porém, me falta ainda o calor humano, a algazarra e aquele contato bem de perto. Na minha idade e de Danny, considero um problema imodificável por isso a decisão é a resignação. Resignar é de qualquer forma, um ato de sabedoria, pq nos força a ampliar o nosso conceito de relacionar-se e descobrir muitas outras maneiras de se conectar com os outros. A minha fonte é justamente a Internet. Através dos meus escritos, pude ocupar aquele tempo que seria dedicado aos "amigos" pude dedicar a muitos, mensagens de reflexão, de alegria, humor e divertimento. Recebo muitos incentivos e tantos comentários positivos e isso me supre em satisfação. Aqui tive muitas experiências negativas com "amigos" e os últimos relacionamentos que tivemos, alguns serviram pra confirmar o dizer popular: "melhor só que mal acompanhado".
O relacionamento humano, o falar e ouvir, realmente contribue enormemente pra a saúde física e psiquíca do indivíduo, evitando muitas doenças, como demonstram pesquisas feitas. É intrínsico no ser humano, querer dividir com outros o seu "ser" mais profundo. Por isso existem os terapeutas que representam o nosso "amigo profissional".
Mas eu gosto de tirar proveito das situações, Ly. Talvez por essa falta de atividade social tenho conseguido aprofundar meu relacionamento a dois. Foi um percurso muito fadigoso, pois conseguir quebrar a barreira comunicativa entre mim e Danny, não foi nada fácil. Ele é de poucas palavras e eu tb era, como vcs sabem. Mas hoje, vcs não me reconhecem. Sofro ainda daquela fobia de comunicar em público ou diante a pessoas desconhecidas, mas já melhorei muito e em grupo de conhecidos, sou uma tagarela. Com muita dedicação, hoje posso dizer que nos comunicamos bem. Danny era osso duro de roer, pensei que nunca pudesse plasmá-lo ao meu modo, porém, hoje domino a situação. E através dele, tb consegui me modificar em muitos aspectos. Eu sempre gostei de me arrumar dentro de casa, mesmo qdo morava sozinha, não gostava de me desleixar. Até pra dormir, as meninas que moraram comigo, iam pra cama que pareciam umas miseráveis, eu me metia nos meus babydolls de lingerie e elas perguntavam: quem vai dormir com vc, pra tá toda vestida assim!
Apesar disso, Danny me fez melhorar ainda mais. Pq ele é exigente. Não quer me ver de chinelo, e qdo tou com aquela cara de ontem, ele diz: não vai passar aquele "coso" nos olhos nao? (aquele “coso”, coisa ao masculino, é lapis pra olhos, viu?) Aí eu sei que tou meio derrubada mesmo. Hoje, já saio do quarto arrumadinha e ao menos um lápis passo pra melhorar o aspecto. As minhas vizinhas, qdo vêm aqui, não se cansam de dizer: Sei elegante! e eu sinto vontade de dizer: "como sempre". Qdo raramente encontro em algum barzinho ou restaurante, alguma amiga "daqueles tempos", mais ou menos da minha idade, (cada vez mais gordas), elas me perguntam: "Qual é o segredo pra manter essa forma, minha filha? Eu respondo: ginástica, alimentaçao sadia e um marido exigente. E é mesmo. A propósito, fiquei com uma pulga atrás da orelha ontem, qdo Danny chegou cheio de pacotes na mão.
O que é isso? - Perguntei.
Abra - disse ele.
Tou com medo - repeti.
"Non aver paura" (nao tenha medo) - respondeu.
Pra encurtar, meninas, abro e me deparo com um enorme tablete com 40 tipos de sombras de cores inimaginaveis, 6 blanches (do mais palido ao mais bronze) 2 batons, 2 esmaltes vermelho fogo, pincéis e pinceizinhos, e por aí vai. Tem mais. Eis que avisto um outro pacote:
Devo abrir? - pergunto.
Prego! (certo!) - responde. Eu abro. Um beauty case com cremes pra rugas (INTENSIVO E CONCENTRADO), tônicos-leite de limpeza- contornos olhos, perfume soprano...
O que-é-que-é-isso, Cristo!!!! Tive um calafrio. Não seria uma mensagem de que preciso me "regenerar"? Permanece a dúvida. Mas o que me consola é que não preciso me preocupar, qdo for o momento de tirar as pelancas, acho que ele mesmo vai me botar no carro e me despachar na primeira clínica de "restauração". Podes contar.
Bem, vou dormir. Beijin
Holly 21-12-04

From: Ly
Holly, quando me falam que isto ou aquilo em mim tá bonito, respondo: Já acordo assim. Já virou um chavão, todo mundo agora tem repetido isso.
Sei realmente o que é ter um marido calado. Mas ao contrário de vc, meu relacionamento tá cada vez pior, às vezes busco desesperadamente me comunicar, outras vezes bate um desanimo, e o pior não sei ser resignada, já penso em outra relação, cheia de comunicação, em que eu possa ter sentimentos, pensamentos e atitudes. Relacionamento é algo muito difícil, é um jogo e vc tem que saber jogar, mas às vezes não quero jogar, quero preto no branco e tem um detalhe muito significativo, eu não sei mentir para mim, todas as vezes que finjo qualquer coisa, eu me olho no espelho e tenho vergonha de mim, e isso me dilacera, portanto, acima de qualquer coisa, sou muito honesta comigo, posso até jogar, mas sabendo como é o jogo e todas as regras e consequências que ele irá trazer.
Bento me critica dizendo que eu sou a dona da verdade e eu digo que ele é o dono da mentira. Sei que realmente muitas vezes me acho a dona da verdade, hoje bem menos, mas é uma coisa tão intrinseca, não querer mentir pra mim mesma, que quero passar isso pra todos os que me cercam, mas sei que não pode ser assim. Gente, mentir pra mim mesma é algo tão maluco dentro de mim que chego a ser cruel comigo. Não sei me tapear, até tento, mas não sei.
Holly, tudo o que queria era que alguém me oferecesse estes montes de cremes, pagasse minhas pláticas, etc. Isto é ótimo garota. Agradece a Deus por isso. Bento quer sempre me ver linda, mas de preferência, sem desembolsar 1 centavo dele, me quer linda sempre, mas que eu simplesmente seja linda, nova, gostosa, bonita e por ai vai.
Meninas, como vcs todas não tem power point, quando tem uma mensagem bacana, perco um tempo imenso pra transforma-la em word para que possam ler. Esta mensagem vale a pena, tenho ela no original, como filme, em inglês, mas com legenda, recebi esta em pps que transformei em word, quem não conseguir ler em pps pode ver somente o texto em word, mas não deixem de ler. Vale apena.
Bjs Ly 21-12-04 (Mensagem Anexa)

"Terapia" de Holly para ser feliz a dois

From: Holly
Ly esse eu jà conhecia. Vi como filme na casa de Veronica e, na festa que fui com Samantha, eles passaram no telão tb. Achei legal!
Olhe, Ly, vc jà fez um restyling na cara agora vamos tentar fazer um restyling psico-emocional-sentimental.
Vc falou algumas coisas que me despertaram certas curiosidades. Vc já parou pra refletir, no fundo do seu coração e do seu subconsciente, o que Bento representa hoje pra vc? Digo "hoje" pq sei que um dia ele representou muito. Vc na época, estava saindo de um relacionamento fracassado. Pode ser que, qdo vc saiu desse relacionamento, vc tenha criado no seu imaginário, uma linha demarcatória de insatisfação sentimental a ser superada, pois a vida "amorosa" que vc viveu, não te deu a satisfação esperada. Em Bento vc pôde delinear a trajetória da superação dessa linha imaginária, pois só depois dela, se começaria realmente viver uma história satisfatória. Bento representava pra vc, o fascínio do homem maduro, a experiência vivida, a força protetiva masculina e, principalmente, o poder. Ele era um lidership, o seu chefe, e isso exerce uma atração irresistivel em qualquer mulher jóvem e inexperiente. Com o novo relacionamento, vc provavelmente conseguiu superar aquela linha demarcatória que seu momento de mulher frustrada e mal amada, exigia, só que vc cresceu, amadureceu, ampliou seus horizontes, modificou muitas das suas prospectivas, adquiriu novas experiências e um grau maior de segurança, logo, muitas das qualidades que vc ambicionava e que Bento representava, perdeu parte daquele fascínio inicial. Vc sorveu aquele momento de empolgação e alí depositou toda a sua aspiração que o momento exigia e que era o de superar o limite da insatisfação vivida anteriormente. Inconscientemente, vc parou alí, e durante o percurso, não se preocupou em redimensionar os seus paradigmas. Seu subconsciente se adaptou, deixando de acolher mentalmente novas possibilidades, esquecendo de expandir aquela linha imaginária pra bem mais além das necessidades do momento. Um novo relacionamento com uma pessoa que representava o oposto do já vivido, o top da segurança e poder, pode ter feito com que vc mantivesse fixa, uma realidade inallterada, diante dos seus olhos. A impressão imediata, sobre qualquer falha que ocorra dentro da relaçao de vcs, hoje, corre sempre o risco de ser distorcida pelas influências da relação passada, ou seja, corre o risco de aceitar a condição pq, qualquer que ela seja, é sempre melhor do que viveu com o parceiro anterior. Isso traz uma grande insatisfação com o passar do tempo, e cria uma enorme barreira à liberdade de agir. Vc precisa se livrar da bagagem emocional do relacionamento antigo, pra conquistar a liberdade. O seu primeiro relacionamento foi tão frustrante que vc se apega às condições atuais, (pois no fundo acha que essa foi a válvula de escape do relacionamento infeliz que estava ligada) sendo assim, vc cria um limite de suas aspirações, dentro do quadro amoroso, achando que, basta ter superado aquele limite pra ter já lucrado. Precisa estar atenta a essas armadilhas do subconsciente. Um forte sentimento crítico sobre alguém, especialmente uma pessoa que fez parte da sua vida por um longo tempo, pode fazer com que vc sinta dificuldade em assumir novos aspectos do seu ego e ampliar a parte da personalidade. Pode impedir que vc tome conhecimento do quanto seu desejo de satisfação possa ser amplificado. Acho que vc deve ter a coragem de examinar o seu coração e ver se é realmente esse relacionamento que vc quer, se é esse o parceiro que vc deseja pra te acompanhar na velhice. Vc é ainda jóvem e pode, se quiser, mudar o rumo da sua vida afetiva, sem medo de recomeçar. Lembre-se que daqui a 20 anos vc é ainda jóvem e ele estará já de cacete na mão (exagerando, claro). São coisas pra se refletir, qdo descobrimos que no momento atual encontramos mais dissabores que regozijo na relação. E vc está em um ponto de definição onde se pega ou se larga. Faça um balanço bem cuidadoso e siga a decisão coerente do coração.
Quando vc fala que não consegue mentir pra vc mesma, isso tb pode ser uma cilada da mente. Talvez vc não perceba, mas pode ser uma auto defesa mental pra combater a real situação, ou seja, querer desmentir o fato que na realidade vc está mentindo pra vc mesma. E esse é um grande perigo. Pq é obra do inconsciente.
O caminho da verdade é estreito mas no sentido de que é puro, não no sentido de que suas opções sejam limitadas. Muitas vezes somos obrigados a utilizar opções que tem uma definição radical de honestidade. Nem sempre a sinceridade exagerada, seja com nós mesmos ou com os outros, aumenta a consciência de alguém. A franqueza total, pode ser considerada uma qualidade mas, quase sempre, funciona como um ataque ao nosso próprio ego. Ser dona da verdade? Essa é a maneira que nosso ego usa pra recusar-se a aprender algo novo. Qdo Bento citar uma teoria, em vez de defender a sua posição, observe se pode aprender algo novo daquilo que ele expõe. É uma questão de humildade. Não dói nem um pouco. Se vc disser: "Me explique melhor o que vc quer dizer", não com a intenção de uma réplica mas, simplesmente, pra aprender a partir de um ponto de vista diferente. Vc vai, não só notar que realmente, pode ser que "ele tenha razão" mas vai tb ratificar o estado positivo do ego dele. Isso não quer dizer que vc é mais fraca ou que não sabe defender suas convicções, mas somente procurar entender o ponto de vista do outro, e tentando honestamente compreendê-lo melhor. É pura energização. Talvez, essa sua resistência em defender as suas posições a todo o custo, seja o motivo da falta de comunicação entre vcs. Qdo vc procura entender o ponto de vista do outro, cria-se uma oportunidade pra expandir seus horizontes. além do mais, a pessoa que se sente ouvida, saberà, por sua vez, apreciar e respeitar a nossa opinião. É preciso uma boa dose de energia pra tentar sempre desbloquear muitas nossas posições rígidas.
Talvez vc esteja querendo combater a real verdade dentro de vc. Não é à toa que, qdo alguém nos diz uma frase que começa: "vou ser honesta com vc" é sempre pra dar uma chicotada, é pra dizer que não te quer mais, que gosta de outra, que seu trabalho é uma merda e por aí vai. O mesmo pode acontecer com nosso subconsciente com relação a nós mesmos. A honestidade que vale a pena cultivar, diz respeito ao que dizemos, não ao que comunicamos. É melhor sermos verdadeiros com nossos corações do que honestos com à nossa posição. Vc pode, inconscientemente, ter parado no tempo a sua posição, achando que é ainda válida. Mas vc hoje é outra, seus anseios mudaram, suas necessidades afetivas são outras, vc talvez não quer admitir isso talvez por medo do "recomeçar", de cair em novas arapucas, de pensar que pode ser melhor e depois descobrir que é pior. Acho que vc está sendo mais fiel à sua posição que ao seu coração. Você mudou e precisa admitir isso, Ly. Vc precisa redescobrir a sua verdadeira verdade. Consulte o seu coração, seus sentimentos mais profundos e diga se vc mente ou não pra vc mesma.
É como se a criança mostrasse um pedaço de papel todo machucado e dissesse ao pai: olha que lindo barquinho que construi, e o pai consultasse o seu coração e respondesse. É maravilhoso, como conseguiu fazer isso? O pai, no íntimo do seu coraçao, está sendo verdadeiro em relação ao que a criança está realmente pedindo. Essa é a verdade. Como a criança, seu coração pode estar pedindo algo que a sua posição do momento não quer consentir.
Reflita bem. Seu momento é esse.
Te amo
Bjs em todas. Cadê as outras???
Holly 21-12-04



From: Ly
PUTA QUE PARIU!
FILHA, VC FOI LONGE AGORA, HEIM!!!!
ISTO É QUE É TERAPIA. COMO SEMPRE, VOU DIGERI, É MUITA PANCADA (no bom sentido, claro).
Valeu!!!!
Ly 22-12-04

From: Tess
Menina, que susto! o que foi?
Tess 22-12-04

From: Ly
QUERIDAS,
FELIZ NATAL
AMO VCS. Leia o e-mail de Holly e entenda, Tess.
Ly 23-12-04

Eu também quero desejar a vcs um Natal MARAVILHOSO! Tentei passar cartão, mas acho que está congestionado, não consegui.
Holly, vou entrar em férias coletivas e só retorno dia 03/1.
Milhoes de Beijos........
Tess 23-12-04

Um comentário:

Anônimo disse...

Sinto uma forte identificaçao com Ly. Vou ler mais pra saber mais detalhes sobre a personalidade dela. Um abraço às quatro.