2

domingo, 4 de maio de 2008

Psicanálise para adolescentes rebeldes


From: Holly
Bem meninas, ainda não li direito os e-mails, aliás, não recebi os de Samantha, pesquei alguma coisa no de Tess, mas, o pouco q li, me raserenou. Mas queria dizer q a coisa foi intencional mesmo, pra provocar um choc e chamar a uma realidade talvez sempre ignorada por ela. Eu tb, estive em estado de angústia, não pelo q escrevi, pois qto a isso, indescritivelmente, continuo indo de encontro a uma serenidade, mas, angústia por ter chegado ao ponto da necessidade de eu ter q dizer aquelas palavras duras pra ela, que, apesar de tudo, nutro um grande amor e afeição. Eu sei Tess, q as palavras foram agressivas e duras, e eu, em qualquer outra situação, jamais teria a coragem de dizer isso a alguém. Eu cheguei àquela conclusão, não baseando-me somente nas palavras de vcs ou da mãe dela, eu tive q conviver com ela somente alguns dias pra não ter a menor dúvida de que era necessário. Eu poderia dizer tudo aquilo e no lugar das palavras fortes ter dito que ela era rebelde, desobediente, insensível. Ponderei tudo isso. Mas, esses termos só iriam servir pra reafirmar a posição dela. O seu ego iria inchar ainda mais e o raciocínio dela seria aquele que ela sempre afirma: é isso mesmo, sou tudo isso, rebelde, insensível, desobediente mesmo, mas é só pq sou uma menina de pais separados, uma menina q desde pequena assistiu cenas de brigas entre os pais, uma menina q por isso está passando "essa fase tão difícil", (como ela faloou no msn) e essas conclusões, Tess, ela não tirou sozinha não, essas coisas ela ouviu dos adultos, do pai, e quem sabe, das amigas de Samantha e até vcs mesmos podem ter deixado escapar coisas desse tipo, que se sedimentaram no subconsciente dela, e ela usa isso como a justificativa que lhe dá o "direito" pra se comportar assim, eximindo qualquer tipo de culpa. Em sua mente, ela acha q não é dela q deverá partir algum redimensionamento das atitudes, mas sim dos outros, pois foram os outros q colocaram ela nessa "situação". Ela é a única vítima. Ela mentalizou inconscientemente esses fatores e se ataca a eles pra demonstrar qto ela é infeliz, pobre, miserável, por causa dos pais e em particular, da mãe, e tudo q ela fizer pra contrariá-la é justificável, seja a bestialidade que for. São pensamentos q se forem nutridos já na idade dela, poderão se transformar em realidade, ela mentaliza q é infeliz, pobre e miserável, talvez, só pra chamar a atenção, mas com o passar do tempo isso se materializa no subconsciente q irá determinar essa condição pra ela, no futuro. Na fase q ela se encontra, o tipo de demonstração da indignação de todas nós, pelo comportamento dela, deve ser forte e direcionado, senão será somente mais um reforço pra justificar a rebeldia dela. Claro q deve ser subministrado grandes doses de amor e afeto q, acredito, é o q ela mais precisa nesse momento. Mas ela deve tomar consciência q esse afeto, por parte de todos, não é unidirecional, é um valor em si mesmo, e deve tb ser conquistado com atitudes positivas pra com os outros. Ela precisa tomar consciência da dimensão dos gestos dela; se não serviram palavras sensatas, um grau de agressão servirá.
Meias palavras com Brena não servem mais, pelo menos agora. Eu tb sinto um forte amor por ela e de tudo q ela fez, não consigo ter rancor pela pessoa dela, mas odeio os atos dela.
Acho q a coisa dela te pedir pra ensinar matemática e outras matérias, pode ser já uma retratação. Ela, tendo a mente muito aguda, pode ser q, mesmo não dando o braço a torcer, ela queira se redimir de muitas coisas.
Eu espero ter boas notícias dela e que o comportamento dela comece a mudar. Creio q o psicólogo irà ajudar muito pra que ela se redescubra e se encontre. Eu quero "premiar" as boas ações dela. Acho q cada uma de nós pode tomar essa iniciativa pra ela começar a medir os valores. As boas ações serão sempre premiadas, mas as más, trazem só punição.
Vou ler os e-mails.
Bjs, Holly - 25/04/07

From: Ly
Samantha, Dery é uma pessoa que não merece confiança, fico sempre com o pé atrás com ele, não gosto da forma como ele pinta vc pra Brena. Fique serena, tudo vai passar, queria ter uma casa bacana e uma boa situacao financeira pra poder trazer vc pra passar um mês aqui, longe de tudo, só esfriando a cabeca
Bjs, Ly

From: Samantha
Não confio nele também não, Ly. Acho que nem Brena confia. Até porque ele também tem essa personalidade fria e calculista que Brena herdou. Não abro a guarda com ele mais não. Acho que agora ele tá mais participativo, chega mais junto, mas não tá fazendo nada além da obrigação dele! E é o tipo que a qualquer momento, por uma discussão qualquer, ele sai me minando por onde passa, se faz de vítima e quer sempre passar a impressão de um bom pai, faz a fachadinha dele na frente das pessoas e não perde oprotunidade de dizer que Brena tá assim por conta da minha educação, que eu não soube criar, como se a ele tivesse sido dado o direito de se afastar e ficar ao largo da educação dela, só porque tá separado! Me poupe. Outra coisa. Não dei muita ousadia a ela em relação ao que Holly escreveu não. Disse a ela que Holly poderia ter exagerado, mas que estava certíssima nas argumentações dela e tinha o direito de estar indignada sim. E bati na tecla de que ela se comporta de forma vil comigo e que precisa mudar pra não sofrer as consequências. Disse também hoje, a ela que, apesar de disparar palavras erradas e duras nas discussões contra ela, eu sempre estive pronta para demonstrar meu amor, todas as vezes que ela precisou: nas doenças, no suporte na escola, na parceria pras festas que ela quer ir (desde o cabelo ao ingresso), nas muitas vezes (quando não tô estressada) que acordei e acordo ela aos beijos, carrego pro banheiro, digo que a amo, no prato que faço e levo no quarto, no lanchinho de final de semana pra ela e as amigas, no meio da noite e até da madrugada quando estão no computador e etc, etc etc....falei que, apesar de tudo, tô sempre demonstrando minha parceria e amor, e que, no entanto, a recíproca nunca é verdadeira. Acho que ela ficou pensativa.... acho!bem, vamos pra frente.
25/04/07

From: Tess
Bem gente, já conversei com Dery, ele vai pagar a psicóloga, agora vou conversar com ela e pedir uma referência e já marcar. Hoje Brena vai lá em casa fazer banca de matemática comigo, vou conversar com ela e fechar essa questão, continuem orando e torcendo.
25-04-07

From: Ly
Que bom Tess, vc realmente é um ser muito especial. Deus lhe recompense
Ly 25/4/07

From: Samantha
Meninas, e especialmente vc Tess: Ontem, depois de fazer banca com vc, quando chegamos em casa, Brena falou o seguinte: " tô me sentindo super-bem. Hoje, foi um dia politicamente correto pra mim". Achei o máximo. Até porque, percebi que ela tava bem mais serena. Quase feliz!. Vc tem parte nisso. Brigadoooo! Não vou esquecer o seu esmero.
Bjs, 26/04/07
PS: Ando preocupada com Margie. Precisamos achá-la!
Samantha, 26/4/07

From: Tess
é , eu tambem estou muito preocupada.... Ela nem quer atender meus telefonemas...
Tess, 26/04/07.

Nenhum comentário: