2

quarta-feira, 16 de julho de 2008

Brena quer ir embora para Italia


From: Brena
Minhas tias, eu enviei esse e-mail pra minha tia Holly, e enviei pra vcs também, pra eu compartilhar com vcs como eu me sinto, minha mãe me falou que escreveu pra vcs, ai resolvi escrever também pra contar melhor sobre tudo!
beijos, Brena!

Tia Hollyyy!
Quanto tempo eu não te escrevo! Na verdade, nem sei como começar esse e-mail... eu estou muito confusa, e desorientada! Queria saber sua opinião, e ver o que você acha...
Bom..ultimamente eu tenho me sentido muito sozinha, sem ter ninguém pra conversar, me abrir... tenho me sentido também muito desestimulada... com tudo que eu faço, até pra sair com minhas amigas eu não sinto mais vontade, não tenho mais vontade de estudar como eu tinha antes, enfim.. nada consegue me estimular! Eu estou sentindo uma épecie de angústia, que eu QUERO fazer alguma coisa pra mudar, mas não consigo nem acho nenhuma saída! Meu círculo de amizades é pequeno, e se limita muito só nas amigas do colégio, que inclusive não conseguem me acompanhar em termos de cabeça! Eu sinto um grande desestimulo quando eu vou estudar, não sei porque... Minha mãe... fala que isso é fase... que vai passar, que é a adolescência...em um certo ponto ela está certa... mas eu sei.. eu sinto, que não é só isso, que não é só uma fase! Eu quero ampliar meus horizontes e começar a pensar mais alto, não quero me render a isso aqui! Eu estou começando a me apertar, a achar que isso é pequeno demais pra mim! Eu sei.. que eu ainda tenho muito que viver, que ainda tem muita coisa que vai acontecer na minha vida que ainda não deu tempo de acontecer! E sei também que se eu quero um futuro grande pra mim, eu tenho que estudar acima de tudo, e me qualificar! Então eu pensei, porque não começar tudo isso em outro lugar? Eu queria saber tia Holly, se eu posso ir para aí! Para o lugar onde eu nasci.. para a Itália! Eu não estou pedindo pra morar aí com você, tio Danny e Roby, eu não quero incomodar nem tirar a privacidade de ninguém, eu só queria saber, se eu posso ficar ai... enquanto dá tempo de minha mãe ajeitar as coisas aqui e ir para aí também, ela aluga algum apartamento, e eu vou ficar com ela!Minha mãe também está pensando muito em ir embora, tanto ela como eu, achamos que já deu tudo o que tinha que dar! Eu sinto que meu futuro não é aqui!Porque não começar tudo do zero?! Começar tudo em outro lugar, outro país, outras culturas, outra paisagem! Se for o caso de eu ir pra aí, eu sei que no começo vai ser difícil, por que eu não vou saber a língua, vou me sentir sozinha, mas mesmo assim, eu quero tentar! Vou aprender uma nova língua, conhecer pessoas totalmente diferentes das que fazem parte do meu dia-a-dia!
Bom, tia Holly, é basicamente isso que eu queria falar... Espero respostas suas!
Ti voglio bene!
Brena! 26 Sep 2005

From: Holly
Oi Brena
Que bom que vc me escreveu. Eu concordo plenamente com vc. Tb acho que o seu futuro é longe do Brasil. Vc tem tudo pra ser um personagem internacional e pode acreditar que vai acontecer. Porém, - vou me expressar de adulto a adulto, pois sei que o seu nível é mais pra adulto que pra criança, ok?- Bem, pra que os nossos projetos e desejos se realizem, é necessário planificação,determinação e conscientização dos inevitáveis obstáculos que deverão ser superados. Sem a consciência de tais realidades e sem a determinação de afrontá-los com coragem, se arrisca de falir ao primeiro empecilho, e isso é perigoso pois pode-se perder o estímulo de lutar por algo que deveria se tornar uma verdadeira pilastra pra um sucesso garantido. Por isso, as coisas deverão ser programadas, estudadas para serem mobilizadas na direção certa, dando o menor espaço possível ao falimento, ok? É muito importante. Um falimento na primeira tentativa, pra uma menina da sua idade, pode trazer consequências e deixar marcas, muitas vezes irreversíveis, entende? Vejo quevc é uma menina muito inteligente e precocemente madura, por isso creio que vc está raciocinando junto comigo. Coisas a serem consideradas:
1. A língua do país que se quer viver. É certamente um obstáculo, mas facilmente superável. Então, o que precisa ser feito, pra facilitar as coisas nesse âmbito, vc deve, como primeiro passo, terminar o primeiro gráu (pelo menos) e, paralelamente, estudar a língua do país, pra haver uma basenecessária pra uma simples comunicação. Isso é imprescindível. Assim fica mais fácil a continuação dos estudos em um novo país, partindo de um começo estruturado por aquele país, sem perder o fio da meada, tá?
2. Suponhamos que vc venha pra Itália e venha viver comigo, a priore. (Seria a coisa mais maravilhosa que poderia acontecer na minha vida). Aqui tb vc vai encontrar vários obstáculos - todos superáveis se houver determinação e a certeza do alvo que vc deseja atingir - e lembre-se: toda e qualquer realização, tem um preço e requer renúncias, mas recorde sempre: a realização dos nossos verdadeiros ideais, não tem preço e supera, em satisfação, todas as renúncias e esforços despreendidos, ok?
a) Bem, aqui vc deverá viver sobre a tutela minha e de Danny, e como vc sabe, o italiano é chatinho mesmo. Não sei se vc se lembra qdo esteve aqui, que algumas vezes vcs dois se desencontraram, né? Vc, pq era muito pequena e não tinha ainda a maturidade e racionalidade que tem hoje, e Danny, pq nunca conviveu com crianças por isso muitas vezes não te entendia como tal, exigindo, talvez, a menina adulta que vc é hoje. Por isso, esse probleminha não serà difícil de resolver.
b) Vc sabe que eu não moro em uma cidade grande, e as coisas são mais difíceis pois não tendo meios de transportes essenciais - a não ser os automóveis particulares, e alguns trens "Maria fumaça" rsrs... - vc deverá se submeter às ocasiões que sejam possíveis eu ou Danny pegar o carro e te levar aonde vc quiser ir. Esse é um outro problema resolvível, desde que vc tenha paciência e aceite as ocasiões que não forem possíveis te satisfazer, ok?
c) Nós, não sendo os teus verdadeiros pais, deveremos ter por vc, cuidado e proteção dobrada e, consequentemente, vc deverá ser duas vezes mais obediente e duas vezes menos caprichosa daquilo que é naturalmente com os seus pais verdadeiros, tá de acordo?
d) Não havendo filhos, nós temos pouca proximidade com meninos e meninas da sua idade, e isso pode, ao menos no início, te deixar em um mar de isolamento, talvez pior desse que vc fala na sua carta. Lógico que, tendo vc aqui, procurarei contactar com mais frequência, pessoas que tenham filhos ou tentar te levar em lugares onde vc poderá fazer amizades, mas isso requer tb tempo, paciência e a tal dependência de nós, como te falei, né? Quanto a necessidade de conversar e de se abrir, isso pode contar comigo a qualquer momento, seja aqui ou onde vc estiver, mesmo não tendo a tua idade, adoro ser útil e dar conselhos, se necessário. Tà bom? Quanto ao seu desestímulo, sua mãe tem razão. Ela tb já foi adolescente e, além disso, tem uma grande experiência que lhe dá a capacidade de te garantir isso. É uma fase de transição e todos nós passamos por isso, e pode acreditar, é passageiro mesmo. Como te falei, ESTUDAR É PRECISO. Se vc realmente tem ambições de sair do país, de ser alguém fazendo coisas novas emais estimulantes, será necessário esforço, força de vontade e determinação.Se vc se conscientizar que deve estudar pra sair do círculo vicioso que se encontra, esse será o primeiro obstáculo superado no percurso da tua carreira, e será a mais clara demonstração de que vc está mesmo determinada a seguir o teu percurso. Eu estou disposta a te ajudar, mas essa será aprimeira demonstração que vc terá que me dar.Me diga qdo vai terminar o primeiro gráu e faço a promessa de que providenciarei o que for preciso pra te trazer pra cá se a Itáia for realmente o teu desejo. Vamos nos prometer?????
Me responda
Bjs, tia Holly, 26-9-05

From: Tess
Minha Brena,
Nada que a gente diga vai fazer efeito pra você. Nessa fase, só o que a gente sente é o que importa. Você esta amadurecendo, deixando de ser um botãzinho cor de rosa para ser uma flor, que se abre completamente para a vida e embeleza o caminho... Acho que você deve ir um dia pra Itália sim, afinal, é o seu país, mas não acho bom vc ir agora, passando por essa "crise" que vc está.....primeiro vc tem que superar o seu caminho aqui, mudar de amizades, mudar de escola....entender que existem outras vertentes da felicidade que não essa que vive agira; vc é uma menina forte,determinada e inteligente, não pense que mudando de país as coisas dentro de vc muda, viaja tudo junto com você, por isso, primeiro vc tem que se superar aqui... vc precisa se dar essa chance antes de ir...aí sim, vc poderar somar as coisas boas daqui com as boas de lá e com certeza, vai se sentir muito mais segura para enfrentar qualquer obstáculo que aparecer...Quando eu fui para Italia, eu também estava fugindo... me apaixonei por Rennan, um carinha que conheci na igreja memorial, ele era tudo de bom.... era lindo e rico, todo mundo sabia que eu estava apaixonada por ele, mas ele não me dava bola, era um grande amigo e só.... começou a namorar uma amiga lá da Igreja e eu quase morri..... aí eu achei que não tinha mais jeito, que eu tinha que ir embora, começar a vida de novo, etc etc.....Vendi tudo que tinha e me mandei... Quando eu estava lá, ele me ligava todo domingo, no dia de ir embora ele me mandou um telegrama dizendo que me amava.... mas eu sabia que não era aquele amor que eu precisava, era apenas um amor fraternal.. ele foi me ver no dia da viagem, nos abraçamos e choramos juntos, mas nem um beijo nos demos... Não foi bom o que eu fiz.... descobri que se eu tivesse ficado, com certeza teria tido mais chances de ficar com ele. A viagem me machucou muito, pois eu sentia muita saudade.... quando voltei, um ano depois, ele estava lá, só que de casamento marcado pois tinha engravidado uma menina, nos vimos algumas vezes com a turma da igreja, mas depois nos distanciamos, há um ano mais ou menos, fui levar Lory em Dr. Porto e ele estava lá com a mulher que tinha tido o terceiro filho....Nem ao menosnos comprimentamos, fingimos que não nos conheciamos.....fiquei muito triste por isso...Claro que meu caminho já estava traçado por Deus, Petter seria o meu marido e Lory minha filhinha, mas a sensação que eu tenho é de que pulei etapa. Não vivi o que eu tinha que viver e isso é muito ruim...Por isso eu acho que vc deve explorar os seus caminhos aqui, superar as suas deficiências e angustias e aí então, mas amadurecida prá enfrentar entre outras coisas o preconceito daquela gente andar de cabeça erguida. Eu te amo muito e tudo que eu quero é que vc seja feliz. Um beijo bem quetinho.
Tia Tess, 27-09-05

From: Brena
Esse e-mail são dois em um! É pra tia Holly e tia Tess ok?! Vcs duas, leiam ele todo! beijos.

Tia Tess,
Bom.. eu li.. e entendi tudo que vc queria me dizer.. mas eu acho o seguinte.. Eu não estou fugindo... eu estou apenas cansada, e querendo recomeçar tudo em outro lugar! E também não estou fugindo de ngm, eu n faria isso por alguém que n sente a mesma coisa por mim! eu tenho plena consiência que se eu estivesse fazendo isso, eu só estaria desperdiçando uma boa parte da minha vida por nada! Eu estou muito decidida do que eu quero, a única coisa que me fez pensar 2 vezes, são as coisas, tudo que eu conquistei que estão aqui, como: meu pai, que por mais que ele sacaneie eu amo ele, e ele n dexa de ser meu pai, minha casa, meus amigos, minha academia, meu cachorro, até coisas banais, mas que se agente for penasr fazem uma grande diferença na vida da gente! Eu acho também, que às vezes, a gente tem que arriscar mesmo, quando minha mãe se picou pra Itália, ela não estava planejando me ter lá, nem morar dois anos lá, mas simplesmente aconteceu! Ngm pode prever nada, por mais que a gente planeje, e se for pra eu ir, eu quero ir logo, eu sei que vcs tem todo um cuidado cmg, pq eu não sou adulta, e qualquer errinho que aconteça vcs acham que podem me causar danos irreparáveis, mas deem um voto de confiança pra mim, eu ja pensei muito sobre isso, e n é d hj que eu estou planejando essa viagem! Eu n estou indo só por causa de uma reles crisezinha, n sou mas bebê pra fazer essa coisas, essa crise, foi só a gota d'água pra eu cair na realidade do que eu quero. Eu n tenho que me recuperar de nada, pois n houve nada que me machucasse de tal forma, eu só quero fazer mudanças, eu acho que se eu nasci lá.. não foi à toa! Acho que mais dia menos dia, esse dia iria chegar, aliás, acho que todos nós sabíamos! No ínicio, pode até ser difícil, mas nada que com força de vontade como mia tia Holly disse, eu não supere!
Tbm te amo muito tia Tess! Agora vou escrever pra tia Holly, esse são dois e-mails pra vcs duas ok?!
Tia Holly,
concordo com tuuudo que vc falou! mas é como eu escrevi alí em cima pra minha tia Tess, as vezes é preciso arriscar, eu estou bastante decidida! Eu não queria completar o 1º. grau, se for o caso, eu faço algum curso aí, e me esforço bastante pra aprender! Mas se for pra eu mudar.. quero que seja agora.. ok? Amo muito vocesss! Espero resposta!
Brena -29-9-05

From: Holly
Oi, mia bambina
Entendi perfeitamente o seu ponto de vista. Sei que vc tomou uma decisão conscientemente e é louvável essa sua vontade de crescer, abandonando as coisas já conquistadas pra arriscar novas mudanças. É muito importante haver essa concepção. Nunca devemos nos conformar quando achamos que nossa vida está tomando o rumo da mediocridade. Devemos lutar pra modificá-lasempre pra melhor. Te dou total razão. Agora, como vc disse, vc não é mai um bebê e por isso é já capaz de entender que as coisas, pra haverem sucesso, devem ser programadas, planificadas nos mínimos detalhes, montada a base certa pra depois serem acionadas. O vencedor age com cautela e paciência. Nunca esqueça. Qdo vc diz; "quero que seja agora.." sem medir as consequências, jogando tudo pra o ar pelo simples fato de querer arriscar, é uma ação imatura e um pouco infantil, não acha? Eu te disse, que todas as dificuldades podem ser superadas, mas não disse que seria com um passo de mágica. Disse que se consegue superá-las se as planejarmos e criarmos uma base sólida. Senão, seria como construir uma casa na areia e o primeiro vento poderá derrubá-la, e não é isso que vc quer, não é mesmo? Então. Se vc não se acha uma criança mas sim uma mocinha madura, vc deve demonstrar isso pra que a gente possa te dar um voto de confiança. E, como te falei, a primeirademonstração é a de montar a base sólida pra poder decolar. E isso não é uma meta isolada, fora dos seus planos de mudanças; é uma meta a se atingir, que faz parte da conquista dos seus ideais. Antes, vc deveria concluir o 1° grau, sem saber o que poderia acontecer depois disso; agora, vc tem uma meta e sabe que deve concluir pra poder mudar de vida, mudar de ambiente, de cultura etc. Se vc não tomar essa consciência, como poderemos saber que a sua decisão é uma coisa séria? Todas os projetos e boas decisões oneram sacrifícios, esforços e renúncias, pra serem eficazmente realizadas. Qdo vc diz ok, vou planejar o que quero e vou lutar pra conseguir, consequentemente, subjaz o planejamento. Não tem outra estrada. Então vc deve fazer o plano: Digamos: em 2007 ou 2008, quero estar fazendo isso. Então em 2005, devo concluir o 7°, 2006 quero passar direto pra não perder tempo e em 2007 quero partir pra o exterior. Isso sim. Vc está pensando como adulta e estádemonstrando que realmente está tomando uma decisão correta. Os adultos não podem fazer outra coisa, senão aceitar e acreditar em vc. Eu, sua mãe, seu pai, suas tias precisamos de uma mínima demonstração da sua determinação, é muito dificil? Lembre-se que, mesmo sendo uma garota muito madura pra a sua idade, vc não deixa de ser uma menina de 13 anos, sem muita experiência e precisa ser monitorada pelos adultos. Mais tarde vc entenderá melhor. Os anos passam bem depressa e logo, logo vc vai ver que o esforço que fará será bem recompensado. O que acha?
Ti voglio un sacco di bene, anche io.
Baci, Tia Holly, 29-9-05

From: Brenna
Eu entendi tudo, concordo com muitas coisas que vc falou... mas, eu ja tenho uma planejamento na minha cabeça, eu n estou arrumando as malas pra ir AGORA.. eu.. concluo a 7 serie.. e, vou! Pq, eu to arriscando, mas, essa é uma vontade minha por agora, meus planos até eu completar a 8 serie, já serão outros, minha cabeça vai mudar! Se eu chegar na itália pra fazer o segundo grau, eu acho q n vai ser uma boa! Pq a oitava serie, é a base para o 1 ano! E seria bom eu completar a oitava aí, para eu formar minha base de como funciona a metodologia daí, pra poder fazer o segundo grau tranquila n acha? Então, meus planos são de completar a setima aqui, e logo em seguida ir para ai! beijosss
Brena (espero respostas)
30-09-05

Nenhum comentário: