2

quarta-feira, 9 de abril de 2008

Regras para se "defender" dos aborre... (ops!) Adolescentes.


A transformaçao de Ly

From: Ly
Tess, a Bíblia fala que pela nossas palavras seremos abençoados ou almadiçoados.
Vc já está predizendo coisas pra sua filha.
Ontem ouvi uma pregação justamente sobre isso.
A gente não tem que se preocupar com algumas coisas, pois estas coisas já foram vencidas na cruz por Jesus, o que temos que nos preocupar é com a nossa mente, essa sim ele coloca caramiolas, baixa astral, etc.
ele tentou até Cristo, vejam que petulância, então ele tentará a nossa mente e ele entra por ela, e cada vez que colocamos coisas ruins nela, é uma brecha para ele entrar e fazer a festa, um abismo puxa outro.
Aqui na igreja tem tantos adolescentes, bonitos, cheio do poder e fico pensando, que meus filhos poderiam está ali. Mas não tenho o que reclamar, pois até nisso Ele me ajudou, meus filhos eram pra ser desajustados e são umas bençãos. Então Tess, não profetize coisas ruins, nem mesmo imagine, tenha a mente de Cristo, pense positivo, pense grande, abençoe sua filha todos os dias, pela maravilha que ela é, desenibida, questionadora, pesquisadora, etc, etc, etc. Vc vai ver a diferença. Eu tô vendo na minha vida, na vida dos meus filhos, na minha empresa e até na vida do Bento.
Como temos a mente de Cristo, que é nosso pai, vc imagina ele pensando: Nossa, Tess é um desastre, é assim, é assado, etc, etc. Imagina????
Então. Não tô dizendo que é fácil, mas tô dizendo que é um exercício que vale apena.
Bjs Ly 03-12-04

From: Holly
Tess, eu não recebi essa última carta sua, pq? Vi meu endereço mas não chegou. Li pq pesquei da carta de Ly. Vou instalar de novo o msn, agora que meu computador tá legalzinho e com um baita antivirus.
Regra N. 1
Ainda falando sobre Samantha/Brena e a adolescência em geral. Essa experiência de Samantha, Tess, servirá muito pra vc analisar e criar um modelo pra qdo chegar a sua vez. Vc começando a controlar desde já, o comportamento de Lory, poderá proporcionar a ela uma adolescência melhor. Sei que de qualquer forma, pra Lory será bem mais fácil afrontar a fase do que Brena, pois ela pode contar com o apoio de uma familia estruturada e pacífica, o que nao é pouco.
Samantha deve tentar compreender e aceitar com paciência esse processo de transição, durante o qual, a criança procura conquistar a sua independência e de construir a própria identidade fora da família. Vcs devem entender que pra isso eles devem se destacar psicologicamente e materialmente do ambiente familiar e construir uma nova imagem de si mesmos que reflita uma personalidade adulta e mais madura. Não é nada fácil pra eles. Todo esse processo, provoca no adolescente sentimentos novos e ambivelentes, ânsia, medo de não conseguir, ambição e desejo de sucesso e reconhecimento, mas o sentimento predominante é o de se liberar do controle e da autoridade, não só dos pais mas dos adultos que impõem regras a eles, como professores de modo geral (de dança, inglês, escola etc) Todo adolescente sente esse forte desejo de emancipação é por isso que a maioria se desliga em grande parte do aprendizado, como forma de reivindicar a sua própria autonomia. É melhor não pretender muito nessa fase (serve pra vc tb Tess). Sei que às vezes, os pais veem os próprios filhos como um prolongamento deles, por isso, os sucessos ou insucessos dos filhos, são percebidos e aceitos como próprios e isso pode criar muita insegurança nas crianças. Vcs já deram a orientação, lançou a semente evolutiva, (Tess ainda está lançando), então BASTA! Agora deixem que elas se sintam autônomas pra escolherem o que querem ser. Dança, Teatro, Inglês, ginástica, natação, escola UFFFAAA!!!! Elas têm toda razão!
Regra No. 2
Essa coisa de querer sair sempre com as amiguinhas é natural, Samantha. Eles procurem fortes relações com meninos da idade deles, se aderem a grupos com valores comuns que satisfaçam as necessidades de segurança e de identidade com um modelo que pode ser diferente, mesmo só em parte, daquele proposto pela família. Se como o adolescente procura se liberar do controle emotivo e da autonomia dos pais, é no grupinho deles que vão procurar sustento e uma segurança que possam ajudá-los a vencer as invisíveis barreiras emotivas de resistência impostas pelos pais. Logo, uma postura repressiva pode aumentar as dificuldades. Precisa aceitar esses conflitos como uma normal fase de desenvolvimento em direção à autonomia, cedendo devagarzinho o controle em função da maturidade que eles vão pouco a pouco adquirindo. (Até parece que eu já criei filhos! Mas tive que pesquisar pra dar minha participação nessa luta, que fazer!)
Nossos pais jamais poderiam saber disso e, por isso, se gerou em quase todos nós, uma série de conflitos, insegurança e baixa estima. Hoje, porém, temos conhecimento de preciosas informações que estão à disposição de todos, pra facilitar o amadurecimento sadio das nossas crianças eficazmente. Basta fazer um passeio na Internet.
Me lembro que painho, quase me obrigou a aprender música e acordeon. Na época, qdo estava no melhor das minhas brincadeiras, chegava aquele velho, (lembram-se?) pra me ensinar sanfona, que raiva que me dava. Às vezes, até me escondia (inutilmente) pois logo me achavam e me traziam com um puxão de orelha. Na época, não tinha cúmplices, senão mandava dizer: "Diga que Holly não tá aqui, foi pra Austrália" tá?
Bem, eu, certamente realizei um desejo de meu pai, pois ele se orgulhava qdo me via tocando (acordeon, sax, violao, cavaquinho, escambau... sou eclética!) mas me serviu a bem pouco. Serviu só pra limitar os meus poucos momentos de divertimento. Por isso, não se estressem, incutindo milhões de atividades pra as crianças pois elas mesmas exigirão, qdo a vontade bater.
Regra no. 3
É importante: Procurar ouví-la e demonstrar interesse e afeto, mesmo nas pequenas manias. Respeitar a opinião dela, seja no modo de vestir ou de se divertir. Procurar se aproximar das amiguinhas, dando uma festinha ou acompanhando em alguma, pra entender o tipo de pessoa que a filha está frequentando; Procurar tratá-la como uma pequena adulta pra reforçar a auto-estima dela; conceder um mínimo de autonomia decisional, dando uma pequena quantia de grana semanal (sem aumentar por hipótese nenhuma) pra aprender o valor do dinheiro e ensinar a administrar a si mesma. Se querem um celular novo, devem economizar e juntar o dinheirinho até completar a soma que precisa, viu Tess??? Estabelecer alguns pontos decisivos, como cuidar do próprio quarto, respeitar o horário estabelecido (pra comer, pra chegar em casa ect) e hora e dia em que deve sair com as amiguinhas. É como um acordo: te dou autonomia se demonstrar a capacidade de auto-gestir-se. Sem briga, sem forte imposição.

Transformação de Ly
Ly, vc não está sendo chata, não. É louvável essa sua transformação. Eu acho que Deus age de acordo a necessidade de cada indivíduo, mesmo sendo pra coisas aparentemente superficiais como a vaidade em querer se apresentar bem, com cara nova, nariz novo, dente novo e cia. Ele supre a necessidade que vem do fundo do nosso ser, sem perguntar "pra que?" Se essa concessão que Deus te fez, (de melhorar o aspecto) servirá pra solidificar ainda mais a confiança nele e aumentar a certeza de que Ele se preocupa com nós, nos minimos detalhes da nossa vida, vc só tem é de louvá-lo mesmo por isso. É a irrefutável confirmação da nossa nova "versão" de ver Deus. Isso é muito positivo.
Bote fé. Bjs a todas
Holly 04-12-04

Nenhum comentário: