2

sexta-feira, 16 de maio de 2008

A Serenidade não tem preço


From: Holly
Carissimas,
Chèrie Scott disse: A satisfação depende do ponto em que focalizamos a nossa atenção. Se vivermos plenamente o presente, teremos muito mais probabilidade de gozar todo o percurso do nosso sucesso. Se olharmos somente pra o amanhã e nos concentrarmos no futuro, perderemos o momento mágico e arriscamos de passar o resto da vida lamentando-se por aquilo que nunca tivemos. A chave do sucesso é saber equilibrar satisfação com aspiração; é saber estar em equilíbrio no apreciar o ponto que nos encontramos agora e o novo desafio que teremos de enfrentar. Não podemos pensar que o sucesso alcançado é um ponto de chegada. Durante a subida, é oportuno fazer uma parada de vez em quando, pra se tomar consciência de quanta estrada se fez, de tudo que já obtemos, pra poder celebrarmos o fruto do esforço concebido. Se desconsiderarmos a importância e o valor de cada meta, que antes nos atraia tanto, e se jogar diretamente no desafio sucessivo, sem a justa apreciação do já obtido, corremos o risco de perder a recompensa de todo o nosso esforço. Vejo Ly muito sofrida com referência ao "possuir". É importante rever as nossas convinções e começar a considerar positivo, a nossa situação, seja ela qual for. Se não existe esse parâmetro, é uma corrida inútil e cada vez mais insatisfatória. Cada nível de sucesso, comporta desafios e lições que devemos aprender.
Eu acho que é muito importante o conceito (já citei outras vezes, e repito) de que não se deve desejar o que ainda não se possue, se não se gozou abundantemente o que já se possue, pq cria um círculo vicioso, uma ânsia, pq o desejo de obter, não corresponderà nunca com a satisfação do obtido. E isso gera um mar de frustrações, desilusão e grande confusão mental. Devemos aprender a reconhecer esse efeito. Pq a busca de novos desafios é, nada mais, que a busca de uma satisfação. Se vc é satisfeita com uma etapa percorrida e vencida, vc atingiu uma satisfação, de uma forma ou de outra, vc é igualmente satisfeita. É tudo uma questão de como conceber as coisas. Pq no fundo, o importante mesmo, não é obter o objeto do nosso interesse mas sim a satisfação. É essa satisfação que te sereniza e vc pode exigir novos desafios, mas sem ansiedade. Se vc se baseia no fato de que está buscando uma satisfação pessoal, não importa de que forma ela chegue. Pq, veja bem se não tem logica: creio, por exemplo, que pra Ly, a satisfação é atingida, completamente, se ela consegue obter uma BMW, enquanto pra Margie, que é mais simplória, basta uma bicileta, ou nao é! É tudo uma questão de ótica. Aprendendo que a verdadeira satisfação é mais mente que coração, nos propomos a nos dar alguma coisa ao invés de nos privarmos. Ly, vc tem realizado feitos grandiosos, inconcebíveis pra muitas pessoas, creio que foram coisas que lhe trouxeram enorme satisfação pessoal, mesmo se não te rendeu muito materialmente; são valores que não podem cair no esquecimento e que devem servir de base pra adquirir novas satisfações. Vc tem razão qdo diz "Às vezes acho que tem algo me preparando para ganhar dinheiro, é como se eu tivesse ganhado antes não seria feliz ou gastaria tudo. No fundo, eu sinto que ele vem, mas é que não tenho muita paciência": Mas é isso, vc deve dar o devido valor às coisas. Deve aprender a amar com efusão os dons que vc já possue, senão, nunca saberá apreciar, dentro da medida certa, cada coisa alcançada. Lembro daquele grande ator que caiu do cavalo, Christopher Reeve, e sofreu uma lesão na espinha dorsal e hoje vive em cadeiras de rodas e respira com ventilação artificial. Um drama né? Pois ele disse: "O único modo de enfrentar a vida, é olhar os bens que possuimos e ver o que é possível ainda fazer, por sorte, não sofri nenhuma lesão ao cérebro". Não é Fantástico?
E vc. Samantha, ainda correndo atràs dos salários fantasmas? Esses trambiqueiros jà lhe pagaram? Tess està coberta de razão. A BGV é uma solução pra toda a família. Acreditem.
Ela foi prolixa até demais. Não precisa de muito ouvido pra crer no potencial desses garotos. O que precisa é desligar os motores externos e arriscar a navegar de corpo e alma dentro desse barco. O medo não faz parte dos vencedores. O que posso dizer, mesmo parecendo uma coisa temerosa do ponto de vista prático, é que "dois sentidos não assam milho" ou se acredita nessa nave, e se dedica integralmente, ou se corre o risco de arrastar sempre uma carroça, sem nunca decolar. Uma vez criados os suportes, não vejo pq temer. A base se tem já, a aceitação, por parte do público, igualmente. Pq o medo, gente? Acreditem em Deus. São muitas coincidências positivas pra serem consideradas. Acho que Ele está na frente, não se pode dar lugar às dúvidas, pq tem sempre alguém se aproveitando dessas brechas pra jogar areia no brinquedo. Se Deus é por nós, quem será contra nós? Go ahead!
Samantha vou comprar algumas coisinhas pra Brena, tipo acessórios, e vou mandar pra ela junto com a nova remesssa dos cremes.
Bem, nos falamos depois. Respondam-me
Bjs. Holly 1-09-04

Sábias Palavras de Tess

From: Tess
Olá Garotas,
Bem, vcs dizem que quando falo da BGV, falo muito, talvez porque acredite neles ou talvez porque eles são a esperança do momento, se não forem, pelo menos tentamos. Mas na verdade, quero falar um pouco sobre grana. De todas nós, eu sei que Ly é a mais ansiosa para ficar Rica, é como se essa fosse pra ela a única referência de felicidade. Ela canaliza todo o seu esforço nessa conquista como se isso fosse a única coisa que importasse no mundo.Que o dinheiro nos dá muito prazer, eu concordo, quem não gostaria de passar semanas na Europa e Eua só se deliciando de suas maravilhas e comprando todas ás coisas que o nosso dinheiro pudesse comprar.....Claro que existem pessoas afortunadas que conseguiram isso de uma forma espantosa e rápida, mas são minoria. Prá mim, tudo isso pode ser consequência, de trabalho, de sorte, de herança. Viver intensamente em função disso, é no mínimo neurose. Ontem eu terminei de ler o livro de João, já li várias vezes, mas esses dias ele teve uma conotação muito especial pra mim, quase chorei porque tinha terminado, que bobagem, eu posso lê-lo outras vezes, mas é diferente. O livro me comoveu tanto, revivi um momento de paixão por Jesus que há muito não sentia, senti até vontade de estar com ele, pensei em Lory, em Petter e tudo ficou muito pequeno diante daquele momento com Jesus, não sei explicar.....Aquele momento, em especial, não podia ser comprado com dinheiro nenhum, eu pude sentir aquilo como podia ter sentido o homem mais pobre da terra ou o mais rico. Vi que era isso que valia a pena. O Dinheiro pode vir, será muito bem vindo,mas nunca quero fazer dele o papael principal em minha vida.
Uma vez estive inquieta porque queria reformar a minha casa e fazer do meu apartamento de São Miguel ( imaginem!) um paraiso das ilhas gregas. Fiquei irritada, mal humorada, comprava aquelas revistas de decoração que tinha quitinetes tão luxuosas, que não sei como essas pessoas conseguiam, e eu meu Deus, com um apartamento de 3 quartos, tinha que ser uma coisa de elite. Aquilo foi corroendo minha paz, me deixava insatisfeita com a vida me trazia infelicidade. Fui orar e questionei a Deus, porque fulano e sicrano tinham, e eu, que era uma filha fiel, não tinha nada. Fiquei angustiadíssima! ( imaginem vcs que neurose por um apartamento em são miguel), orei no meio dia, que é o meu momento de orar sempre, passei a tarde angustiada e a noite fui pra casa, achando tudo muito chato. Quando fui dormir, senti mesmo Deus falar ao meu coração sobre as vaidades da vida. Se eu tivesse um apartamento dos meus sonhos, o que me acrescentaria de concreto ao meu caráter, à minha conduta de vida, as pessoas chegariam lá em casa com grande inveja e diriam " Ah, mas que casa linda vc tem" isso me encheria de orgulho. Pronto. Isso era tudo.
Comecei a pensar, se eu comprar aquele sofá que eu vi, vou ficar sem dinheiro durante um bom tempo, é melhor mandar reformar o que já tenho, aí fui medindo o meu grau de satisfação com as minhas possibilidades, sem me atolar de dívidas e sem passar vergonha com uma casa feia. Mandei fazer os armários da cozinha de formas que eu pudesse pagar, fui indo aos poucos, me planejando e colocando as coisas da forma que eu podia ter. Isso me deu tanta satisfação e felicidade que vcs nem imaginam, minha casa continua em são miguel, não é nehum palácio, mas é minha. Hoje, não devo nada a ninguém, e isso me faz feliz. Não preciso viver todos os dias na costa do sauipe para me sentir rica e feliz, posso juntar um dinheiro e ir umas férias pra lá, e gozar de tudo que me oferece, agora porque vou sofrer com isso? Por isso minha irmã relaxe com essa história de que vai ser rica, rica e rica. Holly tem razão, vamos aproveitar o que temos hoje e lutar pelo amanhã, mas usufruir até a exaustão o que PODEMOS agora.
Claro que sonho com uma casa com piscina, Lory correndo pelos jardins, enfim, vou lutar prá conseguir isto um dia, mas não vou sofrer porque não tenho isso hoje.
Bem, não sei se fui entendida, mas espero que tenha amenizado um pouco essa ansiedade do querer.
Beijos, Tess 1-09-04

From: Samantha
Meninas,
Li tudo. Mas não posso responder como gostaria. Achei tão bom ler. Fazer reflexões. Tess, a história da prata é linda, linda, salvei e vou ampliar para mim. Eu, da minha parte, sou muito emocional. Fico muito bem quando estou completa emocionalmente. Tudo fica menor! Inclusive os problemas. Flutuou, traço tudo com maestria. Esses dias tô meio assim.... não pela situação em si, mas pela essência do momento. Que me completou muito. E senti uma correspondência de sentimentos muito forte, muito real naquele momento, mesmo que vcs achem impossível. É a pulsação do momento. Que pode nunca se repetir. Mas que foi real! E naquele momento, me bastou. E me serenizou pelos dias que se seguiram. Fiquei pensando o quanto seria bom e o quanto teria equilíbrio se contasse com isso sempre. E o quanto o emocional me deixa no eixo. Aí, os problemas materiais, que sempre pesam, ficariam mais leves!. Enfim....Só pra participar.. E pra ser um pouquinho mais entendida. Ah Holly, vc tá boiando. Mas é que tive uma recaída, com a pessoa de sempre. E contei pras meninas, que foi uma noite muito especial!!!
Bjs. Samantha 1-09-04

Nenhum comentário: