2

domingo, 27 de janeiro de 2008

A “Escova” que dá Felicidade 4

From: Ly
Meninas,
As férias foram bem legais, Desci de rapel de uma pedra de 100m, aproximadamente 35 andares, fiz tiroleza(atravessar um rio de 200m amarrada em cordas) Tô aprendendo a jogar tênis e malhei muito, subi em goiabeiras e ficava lá comendo "araçá"sem conseguir parar, deu uma nostalgia.
Quando voltei tive uma crise de depressão braba, chorei, chorei, chorei, fiquei uma bosta, mas depois que li os e-mails, principalmente as palavras de Holly, nossa me deu uma energia.
Bento agora irá trabalhar aqui no Rio e eu continuarei trabalhando em Duque de Caxias, mais ou menos o Camaçari da Bahia, e agora tenho que ir de buzú, acho que me sinto mais ou menos igual a Samantha.
E é muito engraçado porque para Bento acho que os valores estão invertidos, considerando o nosso teor de vida e a facilidade com que ele gasta dinheiro, (passamos 19 dias em um hotel fazenda, comprou máquina digital, roupas pra nós, dois relógios, carro novo etc), fico sem compreender. Dá um nó na minha cabeça.
Tomei coragem e começei a falar sobre isso, falando que realmente nada me faltava, se pedir qualquer dinheiro, ele me dá, mas só se pedir, essa situação me deixa constrangida, fico tão pt, sempre que começo o papo, ele não engrena, aí fico fula da vida e deixo pra lá. Não sei lidar com isso, sinto tanto orgulho, basta dizer que criei meus filhos sem pedir nenhum dinheiro a Klovis.
Não consigo lidar com isso, queria falar calmamente pois não acho que ele tem obrigação, mas é algo tão complicado pra mim. Que maluquice. Às vezes eu acho que ele se comporta assim, talvez pra provar pra outras pessoas que estou com ele porque amo e não porque ele me banca, entende? Já tentei falar isso com ele, mas é algo tão incompreensivo pra ele, ou eu que não sei falar.
Bem, tô buscando superar isso, mas tá dificil, alquém pode me dar uma luz?
Beijos, Ly

From: Holly
Oi garotas
Ly, que bom que voce està de volta. Que gostoso esse seu contato com a natureza, mesmo se vivido "perigosamente". Você falando que comeu araçá sem parar, me deixou com água na boca. Quantos anos que não vejo a cor de um araçá! Quando estive aí não tive tempo pra comer tudo que gosto senão chegaria aqui que era uma baleia. Mas o seu "araçá" mexeu com minhas tripas e com meu passado. Me transportou à minha infância, na casa de vovó, subindo nos pés de sapoti, até pés de jaca eu subia. Me lembro que recolhiamos os sapotis ainda verdes e colocávamos dentro das cinzas do fogão a lenha pra amadurecer.
Me lembro que nos pés de sapotis, escorria uma cola e quando encontravamos aquela cola era a coisa mais fantástica que podia acontecer porque a criançada não dava trégua, o motivo era simples: nosso primo Vany, nos ensinou a pegar aquela cola e colocar na orelha como se fosse brincos, e aquilo era sensacional! Sò que era dificil encontrar a tal cola . Era uma verdadeira caça ao tesouro. Não sei se você Ly, alcançou esse tempo, acho que não. Mas era muito gostoso.
No mais, não entendi como você pode se deprimir, depois de curtir todo esse appeal natural. Deveria ser uma recarga pra os próximos dias, não?
Ly, por favor, se permita de ser feliz. Tome posse da felicidade. Não procure uma felicidade inatingível, menina, porque você pode passar a vida toda correndo atrás dela e perdendo o gozo de desfrutá-la mesmo que seja em conta-gotas, pior é não gozá-la NUNCA, nem mesmo a pinga-pinga.
Não tem nada a ver com se submeter, ou se anular ou trocas de favores etc. É uma questão de habituar a mente a reduzir impactos negativos que possam impedir de desfrutar dos mínimos e grandes prazeres. A felicidade consiste em desejar e saber gozar o que já se possue, dá pra entender? Não precisa definí-la exatamente como felicidade, já que talvez seja uma expressão muito forte e pra a maioria das pessoas nunca seja alcançada. Muitas vezes, tentando gozar o que já se possue, pode ser que não se tenha provado uma sensação de felicidade, mas pelo menos se prova, certamente, uma serenidade, e a serenidade é o estado de espírito mais perto da felicidade. Se vc. é serena você enfrenta a vida de maneira diversa e se conseguir transferir essa serenidade a outros, você pode tirar muita vantagem dessa transfusão de sentimento bom.
Vamos por parte: O que Bento representa pra você. Ele é indispensavel pra sua vida? Você poderia hipotizar uma vida sem a presença dele, mesmo com os seus defeitos? (defeitos? Quem não os tem?) Eu acho que a pior coisa que um ser possa suportar é a convivência com uma pessoa com a qual não temos nenhuma afinidade, ou que não vale a pena suportarmos os nossos defeitos mutuamente, somente pra afirmar a própria existência ou pra demonstrar que vc não é uma nulidade de mulher, pois você tem um homem, vc é desejável, Não creio que seja esse o seu perfil. Em um relacionamento a dois, Ly, existem ganhos e perdas; conquistas e renúncias, dores e delícias; paradoxalmente, talvez, no amor, seja na realidade, o setor onde seja mais difícil encontrar a tal famigerada "Felicidade, aquela que existe em nossa imaginação.
À parte alguns lapsos de memória e a capacidade humana de fantasiar e contar o que nunca existiu, os exemplos estão aí pra comprovar. Mas (levando um pouco pra o lado cômico) se a felicidade é quando um homem decide de fazer um pedaço de sua estrada com nós, já daí se começa a ser infeliz: Porque só um pedaço e não todo o percurso? (Nos perguntamos) Mas, se nos dissessem de estarmos juntos por toda a vida, aí então é que a coisa fica preta, a felicidade se trasformaria em um vero terror, por nos sugerir uma prisão domiciliar vitalícia, sem direito a recorrer a processo. (Ah,ah,ah!) ??? Quando você diz que Bento não engrena, não se preocupe, esse 'não argumentar' é a tão insuportável tática usada pela maior parte dos homens pra sacudir a responsabilidade . É uma característica masculina mesmo. Em geral, eles preferem enfrentar um problema que discutí-lo. É passar das palavras aos fatos. E é aí que você deve centralizar. A estratégia melhor não é pressionar mas surpreendê-lo com comportamentos inesperados. Por exemplo: se você habitualmente passa a imagem da mulher forte, completa, auto-suficiente, isso só faz justificar essa atitude dele achando que de uma forma ou de outra vc. se arranjarà. De vez em quando tente simular alguma manifestação de fragilidade, idealize algo que faça desencadear uma cumplicidade, sei lá, seja “furba”, Ly, seja mais fria estrategicamente, e leve a vida levemente!
Eu não acho que ele quer demonstrar aos outros que você está com ele porque o ama e não porque ele te banca. O que acho é que, essa é uma forma dele expressar que o relacionamento de vcs é uma coisa estabilizada, e mesmo havendo essas falhas, não é motivo pra esquentar. Eu acho que mesmo usando as táticas, se não der muito resultado, você deve balancear as coisas, considerando que mesmo sendo diferente do que vc espera, mesmo que muitas vezes ele não corresponda às suas expectativas, ele te proporciona satisfação capaz de superar e te fazer aceitar esse lado negativo dele, senão, acredito que vc já o teria deixado. Acho que tudo está na nossa mente. Se vc quer ter harmonia, não deixe a mente focar a questão mas a resposta, não remoer o problema mas a solução. Não tem outra saída. Falhamos porque dividimos nossa mente. Acredite.
Samantha, eu não vejo a hora de ler esse A arte da guerra pra Mulheres, vcs falam tanto.
Tesss, se manifeste.
Beijos Holy
A Escova... 5

Nenhum comentário: