2

domingo, 9 de março de 2008

Sobrepondo culturas


From: Samantha
Oi Holly,
Vc se foi deixando um grande vazio... cheio somente da grande saudade. Foi muito bom te ver de novo. Não sei se consegui te satisfazer plenamente. Mas dentro da minha possibilidade, me esforcei pra vc se sentir bem.
Sinto muito por não ter podido colaborar financeiramente nas nossas saìdas, visto a minha “eterna dureza” e isso me deu um pouco de constrangimento. Espero que na próxima vez eu possa estar mais equilibrada financeiramente e poder restituir a mesma gentileza.
Brena vai passar uns dias no Rio com Ly, pois é o que ela mais quer nesse momento. Vou aproveitar pra colocar meus projetos em função.
Um grande beijo e espero o seu retorno logo, logo.
Samantha 30/11/03

From: Holly
Que bom que Brena vai pra o Rio. Estava mesmo preocupada com ela o dia todo em casa sem fazer nada. Pra ela vai ser muito bom. Mas a cachorrinha, com quem vai ficar na ausência dela???? Eis a questão.
Claro que gostei, que história é essa! Eu sei que pra vc foi duro em tudo até mesmo se dispor em ficar comigo pq, com toda a preocupação do seu trabalho e ainda ter pique pra estar pra lá e pra cá comigo. Por isso mesmo me sentia um pouco "sobrepeso" e talvez deixava tansparecer isso e vc interpretava como tédio, mas não é nada disso, vc sabe que, por natureza, me preocupo em incomodar as pessoas. Só o fato de incomodar, tirar as pessoas da normalidade me deixa constrangida e não consigo relaxar e às vezes nem gozo ao máximo, mesmo fazendo esforço. Se não fosse vc seria pior porque sei que as outras já tem cada uma a sua vida, filhos, marido etc e fica mais difícil. Sei que quando vc tambem tiver o seu, tudo pode ser diferente pois suas metas serão outras. Aí eu já vou preparada pra me arranjar de outra forma. E é justo. Mas as coisas mudam pra todos com o passar dos anos. Eu tb me estranhei muito dessa vez. As necessidades que tinha alguns anos atrás e que pensava que fossem as mesmas, notei que já não eram, pelo menos com a mesma intensidade. Até as comidas que sonhava e desejava tanto, constatei que já não me faziam os mesmos efeitos. Talvez as motivações são outras. Hoje prefiro lugares tranquilos, curto muito a natureza, até as músicas prefiro as menos rumorosas. Talvez são aprendizagens que vc vai assimilando osmoticamente por força da cultura em que está inserida. No seu subconsciente ficam aqulas necessidades latentes mas no momento que vc as chama é tudo diferente. As pessoas que me conheciam antes, ao me ver hoje, com gostos e necessidades totalmente invertidas, podem até criticar. Como muitas vezes vc me dizia, quando eu estava aí: ”Vc tá por fora das coisas daqui, vc já se italianizou, aqui não se faz assim ou assado..." mas é uma condição que vc só percebe quando ouve essas observações e só então se dá conta que vc não é mais a mesma e que suas exigências tb são outras. Aquilo que pra vc um dia era imprescindível, de repente, se torna pouco importante e a expectativa que se criava antes, agora já não corresponde mais, entende? Eu, pra ser sincera, me impressionei comigo mesma e tive até medo. Eu tinha medo de dar opiniões, de fazer observações, porque de repente eu me via totalmente fora da realidade de vocês, e qualquer tirada minha poderia ser mal interpretada. Muitas vezes me sentia perdida e observava calada, porque deveria reaprender. O jeito é se resignar pois sei que com o passar dos anos a minha realidade atual ficarà cada vez mais distante da realidade que ficou parada na minha mente, quando deixei o paìs. É ruim, viu?
Quanto à sua "colaboração financeira" nas nossas saídas, deixe de besteira, mulé, nem me passava pela mente de que vc pagasse a sua parte, pois era consciente das suas condições e eu fazia com prazer. Às vezes quando saíamos com Sandra e cia, até pensei em lhe dar um dinheiro escondido pra vc fingir de pagar a sua parte, pra vc se sentir melhor na presença dos outros, porque achava que vc poderia ficar preocupada com o julgamento dos outros, mas me freiava pensando já na minha situação "outside" e achava que talvez iria só piorar. Mas tudo que fiz foi com prazer. Me desculpe se passei ares de "noia" mas foi tudo muito bom, apesar dos meus "choques comportamentais".
E é isso aí. Me escreva logo.
Beijos em Brena e em todos.

Holly 01/12/03

From: Tess
Oi Holly,
Amei seu e-mail, você está certíssima nas suas colocações e talvez não seja apenas o fato de você ter mudado de País, mas muito de ter dividido sua vida com outra pessoa que faz a gente enxergar outras coisas da vida e não apenas o nosso lado. Percebi claramente os seus conflitos enquanto você esteve aqui Eu penso como você, quero agora um pouco de calmaria, de sossego de amor mesmo! Assim estou feliz!
Você não vai acreditar, Petter está ótimo! Nunca mais teve nada. A mente da gente faz cada coisa né? acho que quanto mais ele ficava com paranoia mais doente ficava. Lory está ótima, ontem foi um rapaz consertar a máquina de lavar, o homem parecia um robô, não ria, não falava, todo sério, mas ela passou o tempo todo tagarelando com o homem, dizia assim : "Moço, a dona brouca da verônica ( a menina que cuida dela) esconde todos os meus brinquedos, foi ela quem acabou quebrando a máquina de mamãe". O homem quieto tava quieto ficava, depois ela disse, "moço, minha mãe vai me dar um peixe super pirado, o peixe não morre nunca, você já pensou que peixe doido?" isso porque os peixinhos dela morreram e eu prometi dar um peixe Beta que é um peixe super resistente, mas ela não parava de bater papo com o cara que era uma múmia eu e Petter riamos lá dentro o tempo todo, por fim, na hora de ir embora ela olhava para o cara sem entender porque ele não esboçava nehuma reação, ele por fim olhou prá ela e deu uma risadinha com o canto da boca ela sorriu, balançou a cabeça e entrou, acho que do jeito dela ela queria conquistar a atenção do " moço" e se sentiu realizada.
Segunda feira é a apresentação dela, está super excitada, é um show super bem produzido pela escola de Balé, o ingresso é mais caro que a entrada do Banda Vocal, pode? é luta viu!
Ah, um cara ouviu os meninos cantando ontem no pelorinho e pediu todos os contatos, quer fazer uma turnê pela europa, ele já tem um grupo conhecido chamado Vocal Sampler, é do caribe, e canta com estilo parecido com o dos meninos, Petter é fã desse grupo e ficou doido quando soube que o cara estava interessado neles, vamos torcer para tudo dar certo tá?
Beijos Holly, adorei te ver de novo, sinto não ter podido lhe dar mais atenção. Te Amo Muito, acho você super equilibrada e quando chegar a sua idade quero está assim como você, centrada, realizada e fisicamente igualzinha. Se Deus quiser, eu chego lá.

Tess 05-12-03

Nenhum comentário: