2

domingo, 4 de maio de 2008

Conflito Mãe-Filha (Vou correndo chamar Freud)


From: Holly
Oi galera! Cadê todo mundo? Samantha, hoje encontrei a mãe de Miki.(Um Italiano na Bahia). Veio me dizer chorando: q belas palavras vc deu pra Miki, não entendi bem. Estava emocionada e disse q qualquer coisa q vc precisar, ela está disponível. Tudo isso em lágrimas. Que palavras poderosas foram essas? Me passe, please!
Seja lá o que for, acho q vc agiu bem. Tava até pra te dizer isso, qdo vc me mandou a carta dele. Acho q a benevolência, a compaixão, o amor, devem superar qualquer outro tipo de sentimento. Eu digo sempre isso a Danny qdo ele comenta q ninguém faz nada por ele, ninguém dá nada a ele, pq ele deve dar aos outros? Me refiro a qualquer tipo de doação, seja material ou afetiva. Eu digo q não se pode dar ou fazer algum bem, já premeditando no q e como o beneficiado deverá pagar. Se devessemos fazer o bem a alguém e esperar uma recompensa desse alguém, estamos pensando minimalisticamente. Faça a sua parte, não importa quem for, e o retorno será garantido e substancialmente superior às nossas boas ações. Não por parte de mãos humanas mas de quem observa tudo e todos. É uma constatação real. Se Miki - ou qualquer outro - faz alguma coisa negativa com premeditação, é um problema exclusivamente dele e só ele receberá o pagamento. Pelo bem ou pelo mal. "Complimenti"!
Bjs, Holly - 19/04/07

From: Samantha
Oi Holly,Concordo com vc plenamente. Acho que essa consciência só vem com a maturidade mesmo. A gente vai perdendo a impulsividade, ficando mais tolerante e mais digno com as pessoas. Sabe, hoje mesmo eu fiquei muito abalada ao ouvir, numa discussão com Brena, palavras duras : ela tá perdendo aula direto, acorda sem vontade de ir pra escola, faz birra, finge doença e quando vai, passa horas diante do espelho se arrumando e perde sempre a primeira aula. Todos os dias estão sendo assim. Fico indignada com o descaso e com a irresponsabilidade dela diante dos estudos. É uma briga toda manhã. Hoje eu alertava pra futilidade dela de perder aula por conta da estética: Ela me saiu com essa: " antes ser fútil do que ser feia como vc. Vc está velha e seu tempo já passou". Fiquei puta com a falta de consideração dela. Mas enfim, como vc diz, só a maturidade....
Quanto a Miki, até eu tô surpresa. O que eu escrevi pra ele foi o que tá na carta, respondendo um email em que ele dizia que estava vindo morar no Brasil, que tinha batalhado pelo sonho de viver aqui e que tinha conseguido emprego numa empresa italo-brasileira e que contava comigo para ajudá-lo, quando precisasse. Aí eu respondidando todo apoio e me colocando à disposiçao pra o que ele precisasse. Deve ter sido isso..
Bjs, Samantha
20/04/07

From: Holly
O problema de Brena é a ausência de valores. Ela não tem referências interiores pra poder identificá-los e aplicá-los. Qdo ela diz q a mãe é velha e feia, não é só pra agredir, mas pq não tem instrumentos morais pra identificar o respeito e a honra aos pais como um valor básico de vida, de existência. E é por aí q deve-se começar. O contra-ataque entre vcs não funciona. Pra salvar Brena do percurso errado q tá seguindo, é necessário desestabilizá-la. Alimentar a vaidade dela, afirmando continuamente o qto ela é gostosa e maravilhosa, pagando academias de ginástica no lugar de um curso de inglês, por exemplo, só ajudará a piorar as coisas. Ela acha q o sucesso e a riqueza só se obtém através da beleza física. Não é necessário nenhuma outra qualidade. São distorções da personalidade que se adquire na adolescência e pode criar raízes, sendo muito mais difícil se corrigir na fase adulta. E só vc, Samantha, tem a autonomia pra interferir. Não quer estudar não? Nada ginástica, nada vaidades, nada roupinhas sexys. Tem q ter punho de ferro, mesmo. O q vc não pode, a esse ponto, é achar q medidas drásticas poderá estragar o futuro do bebê. Não vai estragar coisa nenhuma. Não quer estudar mas quer gastar e se divertir? Então vá trabalhar pra sustentar os próprios gastos. Vá ser balconista de qualquer loja. Muitas meninas começaram assim por força das necessidades e sobreviveram e hoje são gente. Não tem outra alternativa. Deixe ela perder o ano, não dê nem satisfaça nenhum capricho dela, deixe ela na pendenga. Os valores só serão valores pra ela, qdo as experiências começarem a marcá-la. Brena precisa de experiências. Ela ostenta e faz questão de afirmar uma maturidade de adulta? Então vamos à ação. Um adulto deve ter responsabilidades. Acho q ninguém, além de vc, pode submetê-la com punho de ferro. É agora ou nunca. Já temos, todas, experiências demais, pra saber q não serve passar a mão na cabeça dela, não. É ter atitudes militares mesmo, pra poder discipliná-la. Esse é o meu ponto de vista. Estou aqui pra te apoiar.
Bjs. Holly

From: Tess
Holly, CONCORDO em TUDOOOOOOO com vc, Brena tem que saber o que é importantee o que é efêmero e fútil, mas sentir isso na pele. Sei que vai ser muito duro pra Samantha, mas é agora ou nunca. Conversar com Dery sobre a decisão e deixar ela à deriva, até se encontrar, tou achando que o caso de Brena é patológico, ela também vai precisar de um acompanhamento médico, aliás, esta deve ser a próxima alternativa. Depois disso, segurar o coração e fazê-la amadurecer, porque essa atitude dela não é NUNCA de alguém amadurecido, é de menina babaca do subúrbio. (Com todo respeito pelos suburbanos).
Bjs, Tess, 21-4-07

From: Samantha
Também concordo. Sinto tb algo doentio. O caso dela realmente é patológico. Precisa de terapia. O problema é que, apesar de ser bonita, ela é insegura e nao se aceita. Continua a fazer truques pra aparecer diferente aos olhos dos outros. Quando começo a reclamar e a alertar para o fato de ela não se aceitar com o corpo que tem, ela se tranca no quarto e fica horas lá se monitorando com o espelho. Ela passa pelo menos 50 minutos - sem exageros, mas sem exageros mesmo - só para vestir as calças (mais de uma pra engrossar as pernas) pra ir pra escola. Aí tem mais uma hora pra vestir a blusa, o cabelo, a maquiagem. E ainda sai reclamando que o cabelo tá uma droga e que o corpo dela é um côcô. Disse que quer colocar silicone nas pernas, na bunda e no peito e que não vai sossegar enquanto não fizer isso. Disse que não aceita mesmo o corpo que tem e que vai mudar com cirurgias. Só pensa nisso. E, por conta disso, TODOS OS DIAS - MAS SEM EXCEÇÃO - ela perde as primeiras aulas. Eu acordo quinze para as seis da manhã, levo quase meia hora acordando ela, vou fazer o café e às sete ela nunca tá pronta. A aula começa sete e quinze e sou eu quem levo. Por mais que eu grite e berre sobre o horário, ela só sai do quarto pronta, por volta das sete e meia , oito horas. Eu, sinceramente, tô exausta. E já decidi ficar na minha. Gente, acho que, em função de ter que vestir tantas calças, ela desanima de ir pra escola. Sem falar no desconforto até para andar. E ela vem andando da escola pra casa. Imagine o calor! Sentar, então..... ela não consegue nem abaixar para calçar o tênis. Um horror! O espelho é o lugar onde ela passa mais tempo! É muita insegurança.
21/4/07


From: Holly
Menina!!!!!!!!!! eu não sabia disso não. Então o fator tá tudo aí. INSEGURANÇA, mesmo. Já eu pensava tudo ao contrário. Realmente, ela qdo estava aqui, nunca colocou saia. Qdo ela ia sair com o vizinho de casa (q depois desistiu) a gente provou várias roupas e eu insistindo pra ela vestir uma sainha pois aqui as pernas dela é o modelo, ela dissse q não se sentia bem pq as pernas eram finas. Eu insisti q aqui era 10 mas ela não quis saber. Vi q ela vestia um (ou 2, jà nem sei) fuseaux por baixo, mas pensava q era por causa do frio. Até por bxo da saia ela queria deixar o fuseaux. E realmente, passava horas e horas se arrumando antes de sair e no espelho explorava cada pedaço do corpo. Eu pensava q fosse justamente pq estava se amando, se idolatrando, mas na realidade estava procurando os "defeitos".
Sendo assim, é preciso mesmo uma intervenção psicológica. Mas q sociedade é essa q estamos vivendo, gente! Como pode nessa idade, pensar em se encher de silicone, pra seguir um padrão de beleza pré-confeccionado por uma sociedade doente!!!! É o fim da picada!. E é grave. Saiba q aqui não fica atrás não. As meninas novas, pedem de presente de aniversário, seios novos, boca imbotida, um horror! Mas a diferença é que, estudar e ser bem informada é uma fixação tb. Fico observando qdo um jornalista tv entrevista esses jovens, as respostas são muito bem elucidadas e muito aproximativas à realidade. Se vê q eles tem boa preparação e uma base cultural sofisticada. Podem ter menos maturidade, do que o jovem brasileiro, por exemplo, mas como educação e cultura são ótimos.
É como Tess falou. Ela tá com características mesmo de terceiromundista. Achei ela muito atrasada intelectualmente, as mais elementares informações, Brena não sabia dar. Além de ser muito aérea, desatenciosa. No aeroporto, enquanto rodávamos procurando a sala de espera pra menores, nos perdemos, ela me seguia sem olhar nada, aí eu disse: "Brena, vc não viu escrito o nome em alguma sala e a gente jà passou? (O nome era claro: mais ou menos “sala de espera minorenne” (menor). Ela disse: "ah, eu não sei, não, eu não moro aqui!" Aí eu disse, oxi Brena, não tem nada a ver. Eu tb não moro no aeroporto não, se vc sabe ler, é só estar atenta e procurar ler o nome nas portas. Disse pra ela ser mais ativa q era muito lerda, e vi q ela caiu na real. Tchole tb, quando estava aqui, deu um bom puxão de orelhas nela, qdo a gente foi fazer o teste pra modela. Ela numa lerdeza pra tirar as botas, com a mulher lá olhando, Tchole impaciente, aí eu fui e puxei a bota. Depois Tchole caiu em cima dela, e ela se tocou, pois na vez seguinte, qdo entramos na sala ela disse: "qdo a mulher fizer perguntas deixe q eu respondo e vc traduz, pra ela não pensar q sou babaca, viu como é?" Ela precisa de ser tocada nos pontos fracos. Qdo ela começar a partecipar de concursos (mesmo de beleza) e ver q a preferência será sempre pelas meninas com melhor informação cultural, ela vai começar a cair na real. Se ela tivesse a certeza q tirar 10 nas provas faz ficar rica, ela não iria pensar duas vezes pra pegar o livro pra estudar. Pra vc ter idéia, ela não comia nada aqui, mas qdo eu disse q a tradição daqui era comer lentilhas pra ficar rica, pq os grãozinhos representava riqueza, era a única coisa q ela comia TODA!!!. Entendeu? Vc não deve dizer: Vai estudar, Brena, pra fazer boa prova" É melhor dizer: vai comer cocô Brena q vc fica rica, e ela vai. Logo, a tática é por aí. Só que, com Samantha ela jà caducou. O melhor é ignorar por um tempo e ela mesma vai sentir a necessidade.
Não permita q ela alimente essa idéia de se siliconar já a essa idade. Que maluquice é essa, gente! É uma aberraçao! Qdo chegar na nossa idade, o q restaria da pessoa Brena? Coisa horrivel!
Vou conversar com ela qdo encontrar no msn.
Bjs
21-4-2007
From: Samantha
Holly,
É isso mesmo. Ela é exatamente isso: desatenciosa, lenta, não presta atenção a nada que não interesse a ela. Tipo esperando que a gente faça o trabalhinho sujo por ela. Ou seja: nenhum esforço, tudo á mão. Culturalmente está atrasadissíma mesmo, não lê, não estuda, não abre o livro, não se informa, não assiste jornal, não sabe nada do que está acontecendo, inclusive com as coisas do próprio país. Não sabe o que occorre na China, no Oriente médio, no Irã, não conhece povos nem cultura. Não sabe nada. Não sabe quem é quem, não tem qualquer sofisticação intelectual. Tem porém um racíocinio afiado pra fazer leituras sobre situações e pessoas. Chega a assombrar. Além de ser jogadora. Faz jogo mesmo pra atingir o conquistar o que quer. Eu estou horrorizada com ela. Ontem eu chamei ela no final da tarde para sentarmos em algum lugar e conversar. Queria tentar checar o que ia pela cabeça dela, porque cada vez ela se fecha mais e não deixa a gente nem chegar perto do que ela é. Me arrependi profundamente. Primeiro esperei na portaria, uma eternidade pra ela descer. Depois de horas, desceu reclamando, dando patadas e dizendo que eu estava obrigando ela a sair, que ela não queria e que tava horrível, que não tinha roupa e etc. No caminho fui contemporizando, tentando ignorar o mau-humor dela. Sentamos num lugar super agradável e ela com a cara amarrada. Tudo o que eu falava ela retrucava, rebatia, sempre com grosserias.. olhe foi tanta disparidade, me disse coisas chocantes, e como tava perto da casa de Caris, a amiga, ela se picou e me deixou lá com a cara de tacho no bar, sozinha. Pouco depois, Dery apareceu lá do nada, me dizendo que ela ligou, que chorou e naturalmente fez a ceninha dela. Só que, quando ele me viu ali sentada sozinha e com uma cara nada boa, acho que ele caiu na real e viu que tinha sido manipulado. Aí me pediu pra relevar. Eu disse a ele que a partir de agora não relevo mais nada, mas p... nenhuma. Thais e o marido foram ficar comigo. Fui em casa peguei uma muda de roupa e estou aqui na casa deles sendo tratada como rainha.
Ela se lamenta q nao posso dar isso e aquilo que ela quer, não tem a menor sensibilidade para entender o meu momento e meu desemprego, pelo contrário, se revolta com isso e vive puxando o saco do pai. Ela acha que na verdade, eu tenho que me desgraçar para conseguir dinheiro pra ELA gastar e ter as coisas. Somos cavalos para ela.
Gostaria de conseguir um emprego bem longe daqui, e tocar minha vida e deixar ela aí vivendo com o pai. Ela precisa me perder mesmo, pra, quem sabe, um dia cair na real, amadurecer, me valorizar, compreender o que fui pra ela. Ela já tem 15. Aos 15, eu já não vivia nas barras nem de mãe, nem de pai. Portanto, ela que vá aprender com o mundo! EU QUERO VIVER A MINHA VIDA, QUERO SER FELIZ NESSE RESTINHO DE VIDA QUE ME RESTA, não quero ficar aqui dando murro na ponta da faca. Gente, eu quero ir-me embora, quero sair daqui, quero viver outras coisas, não tenho mais idade para ficar no processo de tentativa e erro. Holly, Romy anda me escrevendo direto. Vou falar com ele pra ver se ele não arranja qualquer emprego aí pra mim e um apartamento em Milão, pra dividir com brasileiros. Ele deve conhecer muita gente aí. Quero me picar daqui, sem Brena. O que tinha que fazer por ela já fiz. Agora é a vez dela correr atrás e tomar as lições que merece! E o pai, que teve sempre do outro lado do rio, que então assuma o pepino e tente reverter o estrago que a ausência dele causou nela. A minha parte eu fiz!
Desculpem o desabafo, mas tou exausta!
Bjs, Samantha, 22-4-07

Nenhum comentário: