2

segunda-feira, 9 de junho de 2008

Todas as coisas são possíveis – Basta saber usar a mente


From: Holly
Minhas meninas
Olhem, são tantas coisas que gostaria de compartilhar com vcs, tantas informações, às vezes me perco em um mar de coisas lindas, situações únicas, às vezes incomunicáveis a outros, às vezes perdidas no inconsciente. Eu já ando com um bloquinho pendurado e cada vez que algo importante aflora à minha mente – chega sempre nos momentos de pós-meditação, qdo a mente está vazia e pronta para produzir, ou qdo corro ou faço ginástica - cada informação importante que colho nas leituras e nas vidas das pessoas, que me circundam, escrevo tudo, tenho cadernos cheios. Esses e-mails foram providenciais pq assim posso dar vazão às minhas elaborações mentais e compartilhar com vcs certas “devaneações” e situações colhidas no átimo e vcs são as únicas pessoas, dentro da minha mesma linha de existência, que podem compreender-me.
“Lá vem Holly de novo com a tal MENTE”. Exatamente. Bato na mesma tecla.
Se trata da capacidade do uso da mente. Muitos preferem seguir o rebanho, outros param pra questionar.
Aristóteles dizia: "A educação é onipotente". Com exercício intenso (em todos os setores: música, esporte, profissão...), determinação, tenácia, persistência tudo se torna possível. Às vezes, destacar a mente do problema que nos aflige, tira um grande peso e dá espaço para a mente atuar. Até mesmo coisas banais, a longo prazo pode se transformar em sério estresse.
Distanciar a mente momentaneamente dos problemas faz muito efeito. Tiro de um exemplo banal que pratico, por ex. qdo levanto peso com as pernas. Se fico alí concentrada no 1,2,3... (faço mil e a cada 200 páro pra relaxar os músculos) se fico alí a pensar que dos 3 até os 200 vai ser duro, começo a ter ânsia, os músculos se cansam antes dos 100 e é um sofrimento em vez de prazer. Aí uso os artifícios mentais: levo a mente pra outra direção, reconstruo na mente um acontecimento recente que me deu satisfação, ou penso como vou organizar um evento próximo, (e devo dizer que tiro muitas soluções boas nesses momentos) lixo as unhas, faço até trancinhas nos cabelos olho um quadro ou uma folhinha na minha frente e invento, faço qualquer coisa pra distrair a mente, olha, te digo chego aos duzentos que nem sinto, veja como a mente é traiçoeira! Li um livro muito interessante, onde o autor explica sobre os problemas da vida e suas resoluções (aqui entra aquela frase "Se vive como se pensa" que cito sempre) ou seja, a qualidade da nossa existência é FUNDAMENTALMENTE determinada pela qualidade dos nossos pensamentos. O que quer dizer, pra se viver bem precisa saber usar bem a mente. Ele diz que a razão, a mente, não tem um limite que não possa superar, pra se conseguir uma solução otimal qualquer que seja o problema. Não existe problema racional que a mente não seja capaz de resolver. Tudo aquilo que o pensamento formula, traz em si o limite dos seus confins; o pensamento possue sempre um horizonte, mas a mente meditativa não. Um deve cessar para que o outro possa existir. Formidável!
Ele compara a mente com um piano forte que é estruturado de modo tal a poder executar qualquer composição musical que por ele seja criada. Quer dizer, o piano contém em si mesmo todas as composições já criadas, de todas as qualidades das mais cafonas e decadentes às mais excelentes, a depender obviamente, da capacidade mental de quem o usa. São só 7 notas mas delas vc pode fazer uma sinfonia como fez Beethoven. Cabe a quem usa, saber tirar aquela melodia e não uma outra. O instrumento não te nega nada. Não te dá nada a mais daquilo que vc pede, logo a responsabilidade da qualidade da exeução é unicamente de quem toca o instrumento. Igualmente é a razão. A mente é estruturada de modo tal a poder encontrar TODAS as soluções dentro do campo racional, ou seja contém em si TODAS as soluções para TODOS os problemas racionais. E contém de todas as qualidades: das mais decadentes às mais excelentes a depender da capacidade de raciocínio de quem a usa. Cabe a cada um saber obter da própria mente uma solução em vez de outra. A mente não te dá nada mais daquilo que lhe pede e o que vc pede, ela não nega. Te dá o pacote fechado. Logo, a responsabilidade da qualidade de uma solução é unicamente de quem usou a mente. Não podemos negar que na verdade, um problema não resolvido ou mal resolvido é um problema insuficientemente raciocinado; e uma solução não encontrada, será sempre uma solução não procurada bastantemente. Não resta dúvidas que não existe ninguém sem defeito, como não existe vida sem nenhum erro, mas os defeitos e os erros são causados pelo uso inadequado da mente.

Afaste a Mente do problema

Uso um método que acho muito eficaz pra dirigir minha vida sem ânsia. Sei que não é um metodo que vale pra todos e não pode ser usado em todas as situações, mas em muitos casos pode ser válido. Parece besteira mas é uma ótima forma de educar a mente. Às vezes devo fazer uma coisa, mas naquele momento não sinto a mínima vontade, sinto que meu corpo não está pré-disposto naquele momento e aí, não faço. Nesse momento, a minha mente já registrou o fato e começa a partir daí a organizar as coisas e predispor meu organismo por mim. No momento bom, o cerebro me manda a mensagem e eu tou alì prontinha e cheia de vontade de realizar a tarefa, sem indisposição. É incrível mas infalível. Já provei várias vezes fazer certas coisas contra vontade e o resultado foi sempre desastroso ou insatisfatório e quase sempre tive de refazer tudo naquele momento que a mente programou. Qdo vc pensa: preciso fazer isso ou aquilo, a mente jà registrou. Se vc não tiver a mínima vontade de realizar a tarefa naquele momento (e se nao for uma coisa urgente ou obrigatória), é melhor não fazer. Descanse e espere e qdo for o momento propício, vc vai sentir. É uma coisa confortante, ter essa consciência e saber aproveitar. É o banal “ouvir a voz interior” mesmo nas pequenas coisas do cotidiano. Até mesmo qdo devo ir ao médico pra controle, (coisa que odeio) pego a requisição médica, passam até meses, às vezes a requisição vence, tenho de pegar outra mas, próprio pq não suporto, só vou qdo me sinto disposta. Espero sempre aquela vozinha que me diz que tà na hora de atuar. Aí, é tudo mais tranquilo, vou sem ânsia, sem tensão pq não tem nada pior do que vc fazer uma coisa sob tensão, isso consuma bem 5 dias da sua vida. Podem não acreditar, mas até na arrumação da casa, arrumar as gavetas, os armários, o jardim... sei que devo fazer mas só vou qdo acordo sentindo mais alegria que desgosto em fazer aquilo. Já acordo pensando: tô com vontade de fazer isso ou aquilo e faço com satisfação e o resultado é positivo. Ajo assim até mesmo qdo devo telefonar a alguém; qdo telefono a alguém, ou pra dar/receber alguma informação, é melhor primeiro sentir aquele imput; se faço sem sentir vontade, ou com indisposição, me arrependo de ter feito; o contato é sempre frio, mal receptivo da outra parte, as informações que deveria receber não estao prontas, ou nao são disponíveis, ou as que dou não interessa naquele momento etc, sabe, é impressionante, parece que através do fio vc passa tb seu estado de ânimo. Qdo sinto aquela frenesia dentro e me digo oh, vou telefonar a X pra dizer ou perguntar algo... é tac. Tudo funciona como esperado. Assim é pra muitos outros setores.
Levem a vida menos a sério, crianças. Quando o controle foge das nossas mãos e não podemos controlar nada, podemos pelo menos controlar a decisão de querer controlar. É uma decisão simples: podemos nos desapegar e ser livres, ou lutar batalhas inúteis. Não podemos fazer as duas coisas. Ou nossa atenção está na forma ou está no conteúdo. Abrir mão do desejo de dominar o futuro, não sacrifica nada real, mas liberta o coração e a mente para a sensação de plenitude. Lindo, né? Do livro Não leve a vida tão a sério.
Samantha, acho que vc está agindo legal com Brena. Não demonstre muito interesse a essa historinha dela e ela mesma vai entender que não deve levar a coisa muito a sério. A forma que vc tá conduzindo a situação é muito frisante, mesmo sabendo que dentro vc fica apreensiva. É o modo melhor mesmo.
Bem, vou mandar um outro e-mail con algo mais relaxante.
Holly 21-09-04

From: Ly
Holly,
Ainda não li seu e-mail, vou ler mais tarde, mas o título me chamou a atenção, pois passei a semana inteira pensando NO POSSÌVEL, toda segunda feira dou um treinamento motivacional pra minha equipe e aí fiz a minha mensagem com este tema: COISAS IMPOSSÍVEIS, achei muita coincidência. Te envio, está em power point, se conseguir abri.
Como tou sempre falando do positivo, quero que vc critique e me envie mensagens para transmitir.
Respondo o e-mail à noite.

Bjs, Ly 21-09-04

From: Tess
Oi meninas,
Holly, primeiro deixe-me te dizer que essas sensações que vc falou acontecem comigo também, minha mente tem que está preparada para fazer determinada coisa, caso contrário não dá certo. Uso muito isso com a Banda GV. Sempre dá certo, ás vezes é um contrato que tenho que fechar e não faço naquele determinado dia porque existe alguma indisposição qualquer, aí, deixo pra uma outra oportunidade e funciona mesmo! O livro que a gente leu A arte da guerra das mulheres fala um pouco disso também, acho que é o tal do sexto sentido. Outra coisa que acontece muito comigo é aquela da ginástica, eu sempre tenho alguma idéia enquanto faço bicicleta ou esteira, acho que enquanto a gente exercita o corpo, a mente começa a trabalhar melhor.
Hoje fui ao Marista fazer a pré matricula de Lory. Primeiro tive que ter uma conversa com Petter, ele estava muito resistente em trocar Lory de Escola, primeiro porque era cômodo, perto de casa e barato, depois porque vamos ter que fazer alguns cortes drásticos para mantê-la em uma escola desse nível, tipo Balet, Escola de Música etc. que ela adora. Claro qu isso tb me corta o coração e eu vou fazer de tudo para não cortar tais despesas, já disse a ele que vendo até picolé na Praia, mas não posso abrir mão da educação dela. Ele ficou de pensar... Aí eu tive a grande idéia de levá-lo junto para fazermos a pré matricula. Ficamos impressionados com a escola, é coisa de primeiro mundo, tem lago com patinhos uma infraestrutura super moderna, atendimento de primeira qualidade, piscina, parques, quadras muito verde uma coisa fantástica! Só para crianças de 2 a 3 anos, em frente à praia.
Tivemos uma entrevista com a coordenadora que nos deu explicações sobre metodologia, vida cristã, maria mãe de Jesus e por aí vai, fez um monte de perguntas prá gente e foi muito simpática, meninas Petter falou pelos cotovelos, falou da personalidade de Lory, o porquê estavámos investindo numa escola melhor, etc etc, perguntou sobre aula de músca, educação religiosa e por aí vai... Fiquei só de olho, quando ele saiu ele disse, " é, a escola de Lory não presta mesmo!" Ufa! consegui, pois o importante é fazê-lo compreender o processo e não apenas aceitá-lo, não quero que ele pense que estou querendo colocar Lory em uma escola boa porquê quero me exibir, quero que ele entenda que estou investindo no futuro de minha filha, quero que ela tenha o melhor para competir lá fora. Acho que ele entendeu e vamos apostar tudo. Bem, ela vai competir com mais 9 alunos e só 6 vão poder entrar, acho que ela consegue pois é muito inteligente.
Agora é pedir a Deus que nos ajude financeiramente e que a gente consiga pagar a escola sem fazer muitos sacrifícios.
Samantha, segue os anexos dos seus pagamentos
Beijos Garotas.
Tess 21-09-04

From: Ly
Holly, minha santa, abençoada seja.
Oxalá possa eu chegar a este nível. Mas sabe que suas experiências já mudaram muito o meu viver. Mas a minha mente é traçoeira comigo, sabe quando vem aquele ânimo, tudo correndo bem e começo a fazer planos e o outro lado vem cheio de negativismo? Pois é não sei, ainda agir como vc, mas sei repreender e clamo o nome de Jesus imediatamente e afirmo que a minha mente é semelhante a mente de Cristo e não permito interferências, tem dado certo e me sinto muito positiva, entretanto, confesso que é uma vigilância constante, quando me deito, sabe que tenho noites inteiras de insônia, não pensem que acordo cansada, exceto a pele, acordo com todo o gás, como se tivesse dormido a noite inteirinha, tenho feitos estes exercícios e percebo que adormeço com mais facilidade, tenho aplicado muito estes seus ensinamentos. Vc sabe que tendemos a esqueçer imediatamente estes "controles", portanto não se canse de me adestrar. Acho que hoje me sinto pronta.
Bjs Ly 22-09-04

From: Holly

Ly, nao consegui abrir aquele. Me mande por Word. Mas vou te passar um bom input sobre Querer é Poder do livro de Dario Bernazza.

Nenhum comentário: