2

segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Medo de Envelhecer 3

From: Ly
Samantha, sei como é díficil para uma pessoal parcial como você, ser fria e distante, mas mantenha a linha, não saia do seu foco. Sabe aquele versículos que diz pra não se desviar nem para a direita nem para esquerda(ainda não sei de cor os versículos), pois é, fique assim, não desvie do seu foco. Tô lendo um livro ótimo chama-se ATITUDE.É maravilhoso, não que tenha novidades, mas porque relembra tudo o que já sabemos e não praticamos. Veja se encontra aí.
O GV tá arrasando, tô mexendo os palitinhos aqui quero ver se ainda consigo traze-los este ano.
Nossa Holly, você fala parecendo um médico, mas é isso mesmo, não se preocupe que não comprei o remedio, só vou fazer alguma coisa depois de falar com a endocrinologista, principalmente sobre os efeitos colaterais.
Quanto a serenidade que você tem, é linda mas não é pra todos, acho que já melhorei muito, mas continuo stressada, minha ansiedade beira a loucura, sofro por coisas que podem me acontecer a 10, 20 anos, pode???Ainda não vejo a velhice como uma coisa sublime, etc, pelo contrário fico indignada e com raiva de Deus, como pode colocar o ser humana em tamanha desvantagem quando alcança a "sabedoria", ainda não acho vantagens. E não sei se vou achar. Ando angustiada por isso, acho que você tem razão quando fala de auto-estima, mas querida, levandar a real razão disso é cruel e talvez eu não queira fazer isso. Acho que o fato de gostar de coroa passa por aí, talvez pra me senti mais jovem sempre. Acho, sinceramente, se tivesse dinheiro pra manter-me, gostaria de ficar sozinha um pouco, me curtindo, aprendendo com a minha própria bagagem, lendo, viajando, enfim fazendo muitas coisas que não tenho tempo de fazer hoje. Talvez fosse uma maneira de me preparar pra ser mais inteira, mais completa, enfim preparar-me para um grande amor de verdade sabe. Acho que as vezes fantasio muito minhas relações, não que eu e Bento não estejamos bem, estamos bem, mas um bem sem sal, sem tempero, sem lá. As vezes também penso que tudo é fantasia e acalmo-me.Também não quero envelhecer sozinha. Acho que não tenho serenidade pra isso. Sabe Holly, sua vida é com pouco stresse, nós, principalmente eu e Samantha, temos que ter gás, pois somos pai e mães, não queremos que nossos filhos tenham as mesmas frustações, etc, etc. E olhe que nunca tive instinto maternal, nunca quis ser mãe, pelo menos consciente. Fico olhando pra eles e muitas vezes choro, somente pelo o que eles poderão passar na vida, simplesmente pela falta de estrutura que lhes ofereci. E me culpo, acho irresponsável ter tido 2 filhos, etc, etc. Que piração, não acham???Bem, é isso aí, mais uma vez vou reler o e-mail e ruminar pra ver se aprendo.
BjsLy 20-07-04

From: Holly
Sim Ly, vc ainda é adepta do amor romântico, achando que no amor deve encontrar a forma pra alcançar o complemento de si mesma, ou o que te falta? Saiba que o amor é já um fim em si mesmo, não pode funcionar como ponte, nem mesmo pra quem precisa se auto afirmar como mulher, como mãe . Em um casal, é necessário saber de estar vivendo juntos com a intenção de fazer novos descobrimentos de nós mesmos e do outro e não procurando um complemento de nós mesmos. Qdo procuramos a parte que nos falta em outra pessoa corremos o risco de cancelar a unicidade dela sem nunca completar a nossa. É ter aquela pretensão de possuir o outro e não de vivê-lo; de modificá-lo ao nosso modo, em vez de aceitá-lo, é como se o outro fosse uma tela vazia onde podermos projetar nossos desejos incubados, e tirar dalí material necessário pra poder preencher as falhas de nossa personalidade, entende? É difícil respeitar essa individualidade e a justa liberdade do outro, qdo se vive juntos. Pretendemos que o outro seja parte integrante de nós mesmos. Deveria ser, como diz Jane Eyre, no final de um romance: Estarmos juntos, significa pra nós, sentir-se livres como na solidão e ao mesmo tempo felizes como em companhia. Lindo, mas difícil. Se um relacionamento sentimental nasce de um desejo de integrar qualidades que vc não tem mas gostaria de ter, dificilmente se solidificará. A dependência de um outro, em qualquer sentido, e a falta de auto estima, são os principais obstáculos que se contrapõem ao alcance de um amor maduro e consciente, como afirma Linda Sanford. Mas Ly, no momento que um relacionamento começa e render a vida "noiosa" como vc diz, sem sal sem tempero, precisa ter a coragem de dizer basta. Talvez seja esse um dos motivos da sua ânsia, da sua insatisfação.. É evidente que, qdo um sentimento começa a se acomodar, tende a minar a estabilidade emocional. Vc quer viver novas emoções, pois viva, nunca é tarde. Mas primeiro, repito, acho que vc deve melhorar a sua auto estima, senão vc vai ter sempre aquela dúvida dos carentes de si mesmos: se eu deixar esse homem perderei a única pessoa que me ama, já que eu mesma não me amo; e aí, ele poderà até encontrar outra melhor do que eu!... ou minto? Reveja o que vc falou: "o fato de gostar de corôa passa por aí, talvez pra me sentir mais jóvem sempre" É como dizer: só tá comigo pq é velho, eu não mereço nada de melhor. Como disse Groucho Marx: Não quero pertencer a nenhum clube que me queira como sócia. Acabe com isso menina, deixe de melodramas. Se vc quer mudar o rumo da sua vida, não se desespere, é uma coisa natural. Não tenha medo de ser vc mesma. A livre escolha, é essencial no casal. Não podemos dizer sim a alguém se não se consegue dizer não. Por outro lado, não diga que ele nao é a pessoa certa pra mim, pq tem gente que fica procurando a vida toda a pessoa certa em vez de se tornar certa pra uma pessoa. Acho que o problema de encontrar a pessoa certa pra amar depende muito da nossa disponibilidade em apreciar aquilo que é único e melhor no outro, (Steinem) Podemos transformar uma pessoa errada naquela certa - e vice-versa - dependendo do sentimento que nutrimos por nós mesmos. O que vc não pode é ser prisioneira de ilusões, mirando o poder salvador de uma união, procurando nela sempre a sua outra parte, a pessoa ideal que te fará subir às estrêlas. Mas é sempre o momento pra mudar.Talvez vc està cansada de dividir-se mas ainda teme o julgamento dos outros que ainda nao despertaram pra entender que hoje a mulher não precisa mais de aprovação social, nem de uma forma de segurança e de força que um tempo precisava.
Essa poesia de Alice Walker pode incorporar o seu momento atual:

"Aprendi a nao preocupar-me com o amor
mas a honrar a sua chegada com todo o meu coraçao.
A examinar os obscuros misterios do sangue com atençao de catavento
a conhecer o fluxo impetuoso dos sentimentos
que corre rapido como a agua.
A fonte parece ser uma primavera inesgotavel dentro de nòs mesmos,
dentro dos nossos duplos e triplos seres;
o novo rosto que te ofereço
ninguem sobre esta terra jamais pode ver.

From: Holly
A serenidade é para TODOS

E sem essa que a serenidade não é pra todos. Isso é um mecanismo de defesa. Todo ser humano é feito da mesma massa. Todos temos a mesma capacidade. Não existe uma única chave, um segredo. É se conscientizar que precisamos adotar métodos pra afrontar e superar os numerosos estados mentais negativos e isso não se consegue em um só dia, é um adestramento continuo, até automatizar-se. Assim como o corpo precisa de tempo pra entrar em forma qdo se começa uma dieta, o mesmo é com a mente, precisa de tempo pra se adaptar a novas formas de pensar. É um processo de aprendizagem. Prepare-se que vou ser forte e franca com vc. Às vezes, pensamos que essa mania de querer a perfeição em tudo, e até do próprio corpo e não aceitar a mínima mudança que o tempo produz etc é pq nos amamos demais, mas na realidade, Ly, isso é odiar a si mesmo. O ódio de si mesmo é o resultado de uma idéia muito alta que se tem de si próprio e não se consegue atingir. É a mesma coisa de querer ser a melhor em tudo. Se a nossa imagem ideal vacila de um milímetro, não conseguimos suportar. É uma forma de orgulho muito forte. Uma coisa é certa, se vc não conseguir ter benevolência com vc mesma, jamais conseguirá ter com os outros. Vc primeiro precisa nutrir amor por vc mesma se quiser dar amor a alguém, inclusive seus filhos. O saber controlar as próprias emoções, é a chave do bem estar psicológico. Se vc não fizer nada pra nutrir um amor e compreensao de si mesma, raramente conseguirà ter alegria e serenidade. Pra mudar o odio por si mesmo deve-se ter a sa consciencia da imagem falsa que se tem de si mesmo e cultivar a confiança autentica e sadia, aquela que é baseada em nossas qualidades humanas fundamentais. Isso é ter tb humildade. No fundo vc està trazendo à tona uma dor pra te afligir, pra te punir, essa sua revolta é uma forma de sofrimento auto induzido, inclusive essa de sofrer antecipadamente por um eventual futuro negro pra seus filhos, isso é uma projeção mental do seu estado negro de espírito. Vc já ofereceu o melhor pra seus filhos, o saber te honrar e o saber te amar, talvez de uma forma bem mais definida do que vc recebeu dos nossos pais e no entanto vc hoje é a grande mulher que é, deixe essa de se culpar, somos todos imperfeitos, todos nós cometemos erros. Se reconhecemos os nossos erros podemos mais facilmente corrigí-los, qdo possível, e agir de modo a modificar positivamente situações futuras, se, ao contrário, nos dilagamos em um excessivo sentimento de culpa, e estamos sempre a se lamentar dos erros passados e do que poderia ou não poderia ter feito, continuaremos a nos odiar e anos atribuir responsabilidades, alimentando de maneira constante a autopunição e o sofrimento autoinduzido. Vc está julgando o futuro de seus filhos a partir do seu presente, projetando neles, aquilo que percebe em vc mesma. Eles têm uma boa bagagem e serao muito melhores do que vc se sente nesse momento. Vc fala de Deus injusto, pq não está pensando em modo são. Pensando dessa forma vc, não só sofre fisicamente, mas acrescenta um sofrimento mental. Mude a forma de conduzir seus pensamentos. Na vida quotidiana de cada um de nós, surgem sempre problemas os quais a maioria das pessoas afronta automaticamente sem mto sofrimento, de maneira direta, concentrando as energias na procura de resoluções, se além das dificuldades diárias acrescentamos uma injustiça - seja por parte de Deus ou de outros - esse ingrediente suplementar poderá somente aumentar a angústia e sofrimento emotivo. Nesse momento vc tà realmente muito feia. Procure se melhorar. Sexta-feira estou partindo dessa vez por um bom período, mas nos falamos ainda.
Bjs, amo todas.
21-07-04
Medo de Envelhecer 4

Nenhum comentário: