2

terça-feira, 25 de dezembro de 2007

Procure a resposta dentro de você - 5 -Tomada de Decisão

From Holly
Samantha tem razão sobre o ponto de vista de que o fato dessa pessoa não ter tido as mesmas oportunidades não dá o direito dela abusar da sua boa fé. Criou um impacto muito forte no campo da confiança. Mesmo sendo colocada em outra posição, as dúvidas continuarão. Mas, Samantha, a mulher é miserável mesmo, vc viu como Ly a descreveu? Achei hilariante, diante de um fato sério como esse, Ly não taxou a criatura como: cachorra, ladrona, vagabunda, delinquente, sem vergonha sem dignidade... não, a mulher é gorda, feia, sem escolaridade, pobre e TEM 47 ANOS!!!!! Quem tem coragem de jogar mais pedra???Mas, brincadeira à parte, eu também sou como vc Ly. Prefiro dar sempre uma segunda oportunidade e procuro sempre uma razão que justifique o comportamento das pessoas. É um traço do meu caráter, ser indulgente demais; mas talvez, inconscientemente, é uma forma tb de auto-defesa ou maquiavelismo, como se quisesse explorar até o fundo a situação pra recavar os 100% de razão que exijo pra poder agir com total segurança, sem ter que me penitenciar depois, porque é claro que chega a um ponto que passo a rasteira mesmo e não deixo que passem por cima de mim. E vc dando mais uma chance, Ly, se acontecer uma segunda vez, vc pode tranquilizar o coração e mandar a indivídua pastar. Eu entendi a sua parte. E fiquei muito orgulhosa dessa sua decisão. Confesso que o meu primeiro impulso foi dizer as mesmas coisas que Samantha falou e ninguém pode tirar a razão dela. É um caso que aqui dava cadeia mesmo. Mas analisando pelo lado humano, fico do seu lado. Pode ser que usando esse sentimento de compaixão poderá contribuir a resgatar uma mente perturbada e ao mesmo tempo instaurar uma relação na qual vc se mostra capaz de perdoar, suscita uma obrigação da parte dela em dar uma resposta positiva; e vc, havendo afrontado a situação com um senso de abertura, te deixará livre tb pra mudar, se necessário, sem nenhum pré-aviso emocional. Pra dá uma idéia de como sou maleável, qdo eu vi as imagens de Sadam, senti comoção por ele, pode?? É a minha índole. Mas não me recrimino por isso não. Saber identificar as emoções e os comportamentos negativos que nos prejudicam e as emoções positivas que nos beneficiam é um passo importante para a procura do equilíbrio interior. E Ly é uma pessoa que despreende um esforço enorme pra apreender e compreender essas mensagens interiores. Creio que se vc tomou essa iniciativa, Ly, é porque vc soube interpretar a mensagem que veio de dentro e pode selecionar e eliminar um sentimento que, se cultivado, poderia ser danoso a longo prazo e, de alguma forma interferir na sua felicidade mental. Porque o ódio, a raiva a hostilidade a sede de vingança, são inimigos da nossa paz interior. O estado mental é fundamental pra saber desfrutar a felicidade, o bem estar. Vc falou que a raiva que sentiu foi tão grande que te provocou herpes e um mal-estar geral. Muitos estudos provam que, de fato, a raiva, o ódio e cia, são emoções que podem causar doenças cardíacas e até morte precoce, mas não é preciso estudos pra se admitir que esses fatores são prejudiciais, não só aos outros mas a nós mesmos e às nossas relações inter-pessoais. Se vc conseguiu eliminar, um que seja desses inimigos interiores, é porque vc compreendeu que as soluções-antídotos como a gentileza, a compaixão, a tolerância e paciência podem gerar, sem nenhuma dúvida, maior saúde psicológica e, logo, maior serenidade. O estado mental calmo, aprofunda raízes na simpatia e compaixão pelo próximo. O calor e o afeto humano (nos dois sentidos: dar-receber), nos ajudam de maneira concreta a amadurecer e medir o nosso valor interno. Vc agindo assim está dando prova de que está amadurecendo e muito.Provar compaixão por alguém, independe do fato que esse alguém seja um amigo ou inimigo porque a verdadeira compaixão parte da premissa racional de que, todos os outros seres humanos têm o desejo, assim como eu, de ser feliz e de vencer os sofrimentos e nem todos têm a mesma oportunidade, como a " feia, gorda de 47 anos" . Só que a forma que ela usou pra compensar essas desvantagens não foi digna e isso vc deve deixar bem claro, que se acontece uma segunda vez a cadeia será o banco da escola pra ela, não a sua benevolência. Tire sempre proveito da situação e veja o lado bom da coisa. Como vc disse, pode ser a forma pra vc entender que pode levar o barco sozinha, que vc é capaz.Obrigada, Samantha. Essa nossa comunicação está me servindo muito pra recuperar o meu português de um tempo, esquecendo um pouco o italiano. Mas acho que estou melhorando muito.Eu mandei uma cartinha pra Brena, vc recebeu?
Beijos em todas
Holly 24-03-04
Procure a resposta... 6

Nenhum comentário: