2

sábado, 2 de fevereiro de 2008

Reserenando... Depois da Tempestade

Tempestade: "Um Grave problema com Ly"
From: Holly
Queridas,
É duro, muito duro, como seres humanos, aceitar essa realidade que estou pra dizer. Eu também, lendo o email de Ly, foi-me crescendo uma ira, a cabeça começou a latejar e eu pensava que ia explodir, que coisa terrível! A minha vontade inicial, guiada pela raiva, era a de pegar um avião, baixar no terreiro do imbecil e estourar os miolos dele, cuspir e rir na cara (com inversão dos verbos, claro, pois no momento de rir, o miserável já estaria morto), mas queridas minhas, aqui entra a terceira competência, aquela que não pertence a nós mas a Deus. Porém, é importante invocar essa ação, mesmo se não nos pertence, pra descarregar a amargura que cresce dentro do coração pq o rancor tem o poder de ofuscar, tornar pigmeus as ações benevolentes da alma.
A raiva inicial que despreendemos qdo coisas graves como essas acontecem na nossa vida, é simplesmente a descarga física da emoção.
Não podemos contar com outra forma melhor pra enfrentar uma situação que não está na nossa competência e sim na do Criador de todas as coisas. Como falei pra Tess em carta anterior, creio que tudo que acontece con nós escolhidos, é uma permissão de Deus, e tudo que Deus permite é, por definição, a coisa melhor, mesmo que fuja da nossa compreensão. Digo isso pra advertir antes de formularmos pensamentos e juízos pois, como sabemos, a ira que acumulamos dentro de nós, por coisas que consideramos absurdas e injustas, pode produzir lentamente na mente e no coração, uma idéia errada de Deus. E isso seria a coisa mais deplorável que poderia acontecer, pois seria o fim da nossa esperança.
Infelizmente (ou felizmente) a misericórdia de Deus se socializa sobre a raça humana, sobre justos e injustos, bons e maus. Ela é a causa de não sermos consumidos, não é verdade? Depois que me amargurei muito, respirei fundo, meditei, e cheguei a essa conclusão. Me inspirando naquele livro "No divã de Deus", vi Ly nos panos de Davi. Disse que a amargura de Davi o conduziu a um estado de adoecimento psicológico que chegou ao ponto de se autodesprezar: "Vou passando como sombra que declina; sou atirado para longe como um gafanhoto". - "tô dura e sem perspectiva".
Ele começa a confundir as causas de Deus com as causas pessoais "Mas tu senhor Deus, age por mim por amor do seu nome". Devemos aceitar a condição que como vc diz Tess, a Deus pertence a ira e ele faz o que achar melhor, segundo a Sua competência, não à nossa. Qdo nos atingem injustamente e nós reagimos com igual injustiça, a causa que poderia ser de Deus, passa a ser nossa somente e perdemos a oportunidade da ação privilegiada e da intervenção do Advogado dos advogados e muitas vezes perdemos a chance de ganhar a causa por esse motivo. Davi qdo invocava a misericórdia de Deus, acreditava que ele o socorreria por misericórdia, só que esqueceu que era por essa mesma razão que Deus não consumia os danados dos seus adversários. "Ó Deus, por tua misericórdia socorre-me e esmaga essas pessoas!" Ou seja, já orei, agora o Senhor vai esmagar esse malandro! Vai tirar a chibata e taca-lhe no malvado! Nós, como humanos, depois de sofrer na pele o que Ly sofreu, veja se, mentalmente, racionalmente, não estamos do lado de Davi! O texto do livro diz: "Davi deseja que os inimigos dele percam o emprego e morram cedo(V.8), ou seja: espera que seus dias sejam poucos, um câncer se embrenhe neles, na flor da vida, mas antes disso percam o emprego e outros lhe ocupem o cargo. E mais ainda: almeja que a familia dele seja arruinada. Mas atenção ao que ele aspira: a mulher fique viúva, os filhos òrfãos e deserdados virem mendigos e a casa se transforme numa completa ruína." Uma fúria!
Deus é complicado, meninas, pra a nossa pequena mente. Mas é a nossa displicência em observar pequenos detalhes que nos faz perder muitas bençãos, acreditem. Depois saimos chorando e maldizendo. Devemos ser muito perspicazes pra não meter os pés pelas mãos. Se seguirmos com cuidado as diretrizes que ele impõe, separando o que compete a nós e o que compete a Ele, é impossível não obter a Sua ajuda. Deus não pode ter mudado, tenhamos isso em mente. "Eu, o Senhor, não mudo!" Ponto final. Por mais duro que seja façamos uma prova dizendo "Ó Deus livra-me". Ao invés de "Ó Deus livra-me e mata-o". Digo isso pq sei quantos pensamentos devem ter passado pela cabeça nossa e principalmente de Ly.
Diz que Davi só começou a sair do estado deplorável qdo começou a desejar socorro divino - que é o que Ly precisa nesse momento - e não vingança. O livro diz que desejar uma lição pra nossos adversários é uma coisa boa: "Senhor, ensina-os, abre-lhes os olhos, faze-os ver!" "Quero que eles saibam que tu me socorrestes, que a justiça estava do meu lado, que a tua mão me amparou, que tua misericórdia me assistiu, que as palavras deles eram falsidade, mentira, injúria". Essa é a nossa vingança. O resto que seja como Deus quiser. Diz que Davi começou a mudar qdo possou a discernir - IMPORTANTE! - que a tanta maldição se contrapõe benção divina. A cada maldição corresponde uma benção.
O que podemos ter certeza é que, como diz o livro, o pecado enlaça cada um, independente de nos agitarmos e angustiarmos desejando o pior pra um ou outro, tirando a possibilidade de recebermos as bençãos. O pecado é confusão; é voltar-se sobre aquele que o pratica. O pecado só anda em círculos; acaba atingindo quem soltou a seta, tem efeito bumerangue. "A mim pertence a vingança, eu retribuirei, diz o Senhor". Basta pensar nisso e descansar, sem sofrer. É aprender controlar a mente pra não sermos condicionados pelos nossos próprios pensamentos.
Como vc falou Tess, "a vida conspirou em meu favor, tive mais dinheiro que tudo naquele ano, comprei meu novo computador, troquei de carro, comprei um piano elétrico prá Loren, depois me perguntei onde encontrei dinheiro pra tanta coisa: EU SIMPLESMENTE NÃO SABIA."
Vc simplesmente soube converter o impulso da raiva em força positiva e produtiva. Deixar de se concentrar sobre o que poderia ser, e dedicar o pensamento em como tirar proveito da situação. Pois, como vc falou, "O importante é pegar tudo isso e tranformar em experiência, parece muito pouco para extravasar o que sentimos, mas amanhã, nos descobrimos mais coerentes em nossas atividades, mais cuidadosos em nossas ações e atitudes e muito mais espertos com as pessoas que nos envolvemos"
Vamos fazer uma dura prova: limpar a raiva do coração que temos alimentado por esse cretino e invocar a interferência divina, e que tenhamos a oportunidade de sermos "avisadas" dos resultados pra gozarmos a vitória, seja pra o caso de Ly que o caso de Tess e Samantha. Temos que obter a vitoria sobre eles, se agirmos corretamente, ou seja, contratando EXCLUSIVAMENTE o nosso Advogado. "Eu o Senhor, não mudo!"

From: Ly
Meninas,Talvez este email de Holly e Tess tenham vindo em boa hora, tava muito revoltada com Deus, eu dizia porque???? Em um show gospel? Não tenho orado, nem mesmo chorado, não sei se é o remédio anti-depressão que tô tomando, só tô me sentindo abandonada, como se Deus não se importasse nem um pouco comigo, tenho sido tão fiel a ELE, nos dízimos, nas ofertas, nos jejuns, na orações de madrugada, tenho lido a bíblia, etc, etc, porque Ele insiste em não me ouvir? Este seu email, Holly, serenou minha cabeça, me deu nova visão, acho que vou, pelo menos, retornar as minha orações, quem sabe Ele resolve me ajudar?A formatura do meu filho é agora, dia 09, queria tanto lhe dar um carro, não dei quando ele passou, fiz planos pra dar quando se formasse, mais um sonho que vai ralo abaixo. Por falar nisso, ainda não saiu a lista do vestibular, mas segundo os números de pontos, Falcon passou na UFRJ para a Engenharia de Bio Processo, que é o que ele quer e na UFF para Engenharia Química, ele só fez estes dois vestibulares, a PUC que tem o Eng. de Bioprocesso e ele passou no ano passado era muito cara, R$ 1.500,00 por mês, mas ele se dedicou e passou, os sogros deram um presente de R$ 300,00 em dinheiro pra ele, ficou todo feliz. Por falar nisso Holly, já que Roby está bem, vc virá pra formatura? Por favor venha, vai ser muito importante pra mim e pra ele.Se alguma de vcs for dar algum presente pra Tchole pela formatura, deem dinheiro, pois ando durezima. Holly, mais uma vez obrigada pelas suas sábias palavras, vou meditar em tudo o que as três me falaram.

Bjs, Ly 20/01/06

Nenhum comentário: