2

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Brena tà na Italia mas… já começa a dar PORRE!


O otimismo de Samantha supera todos os… bereguedês!
From: Samantha
Oi Holly,
Menina, ontem escrevi um email enorme pra vc e aí a net caiu e eu perdi tudo. Que raiva viu. Fiquei até tarde da madruga ontem escrevendo. Como o computador tava ligado muito tempo, a net caiu. Mas vamos lá.
Primeiro vou falar das coisas práticas e depois das análises. Fique atenta que Brena é meio destraída pra algumas coisas. Documento por exemplo. Eu tirei cópia de tudo, até da passagem, melhor é sair com as cópias, principalmente passaporte, e deixar os originais em casa. Fizemos o seguro de viagem dela que cobre qualquer emergência, as informações estão num panfleto no saquinhos de documentos e o cartão tá na bolsa dela. O seguro cobre, médico, carro quebrado, traslado, um monte de coisa. Dê uma olhada.
Brena andou baquiada aí nos primeiros dias, mas tô sentindo que ela tá começando a reagir. Tenho falado muito com ela no msn. E a ideía é mesmo a de transformar esse momento numa coisa mais leve, mais light, sem muita densidade. Ela tá de férias e tenho estimulado ela a curtir, viver a paisagem, o novo. Se rolar alguma coisa na área de modelo é lucro. Se não rolar, dia 18 ela arruma a mala e vem embora.
Gostaria muito que as coisas emplacassem, porque, naturalmente, essa chance não vai acontecer tão cedo. Essa idéia de ela deixar o book aí, vir embora e voltar quando surgir um trabalaho é balela. Isso não existe. Fizemos um investimento alto pra essa viagem e, como vc sabe, não é sempre que isso é possível. Tivemos que comprar a passagem a vista e foi 4 mil reais, de compras e preparativos foi mais que isso. Essa coisa de ponte aérea é pra modelo já consolidada. É óbvio que pra que ela fique aí, duas coisas são líquidas e certas: tem que pintar uma possibilidade de trabalho e eu tenho que ir também. Naturalmente não pra ficar aí na sua casa. Mas alugar um canto em Milão e partir para dá o suporte a Brena. Até porque, tenho certeza que sem mim, ela não fica aí. E nem eu quero ficar sem ela. Por sinal já tô morta de saudade. Então, a intenção é essa. Vc dá um suporte nesses primeiros tempos e aí temos que partir para uma estrutura nossa, caso as coisas se confirmem.
Vc sabe que Brena só foi pra aí por conta desses contatos que surgiram, Foi um imput. Então pra mim isso significa que os profissionais que viram ela se interessaram de alguma forma. E se isso aconteceu, é porque ela tem chances. Essa coisa de passarela eu já havia previsto e te disse. A altura dela complica. Mas acho que ela tem perfil para fotomodelo, pra clientes publicitários. Visualizei isso desde o início. Embora, ela desfile maginificamente. Vi Brena na passarela algumas vezes, desfile mesmo, e me arrepiei. Ela parecia poderosa.
Essa coisa das dificuldades do mercado de modelo Holly, não é prerrogativa de Milão. Em qualquer lugar do mundo é assim. Inclusive aqui. Tem tudo isso. Um monte de agências picaretas, poucas sérias, milhões de meninas tentando, a grandississima maioria se iludindo e poucas achando um lugar ao sol. Aí, naturalmente em escala mais intensa, pelo fato de ser o mundo da moda. Como sabemos. É uma em mil. O que eu não quero é me render ao negativismo pelas dificuldades do mercado e achar IMPOSSÍVEL que Brena não seja essa UMA. Ela pode ser sim. Por quê não????? Deus disse que ela seria abençoada, uma bênção. Eu eu acredito nisso. Eu acho que ela está consciente dessas dificuldades, até porque falei muito disso pra ela. Ela não está iludida achando que vai arrebentar num sucesso do dia pra noite. Ela sabe que ela foi pra aí pra uma tentativa.
Mas ela pode ter o caminho facilitado. Como tiveram várias brasileiras que não ralaram tanto assim, mas estavam predestinadas. Como Gisele Bundchen, Adriana Lima e outras. Elas tiveram que fazer alguns trabalhos antes, não tão significativos, foram vistas por olhos poderosos que investiram e hoje elas são o que são, sem ralar tanto asim. Pode acontecer com Brena. Pode, porque NÃO??? Como pode não acontecer tb e o caminho dela ser outro. Mas acontece que, se a gente não acreditar, não apostar, não ter fé e ficar rendida diante das impossibilidades e do funil do mercado, a gente também não vai pra canto nenhum. Vai ficar engessada onde está, achando que Brena não tem chance. Ela tem chance sim. E pra mim, o fato de ela ter sido notada por essas pessoas, apenas pelas fotos ñada profissionais, é porque ela tem um bereguedê que chamou a atenção deles. São profissionais. E depois, só o fato de ela ter essas audiências aí, com possibilidade de deixar o book para seleção entre clientes, sem ter passado por concursos e etc, já é uma glória. Imagine quantas meninas brasileiras estão aqui se matando para participar de concursos, que sonham serem vistas por olheiros que possam levá-las para Milão. Vcs não estão enxergando. Isso já é uma bênção. E não acredito que seja àtoa.
Outra coisa. As modelos brasileiras estão cada vez mais valorizadas no mercado internacional. As agências estão em busca de novos rostos. E não tem nada ver essa história de ser loura e ter olhos azuis. Isso pode acontecer. Mas esses padrões já caíram a muito tempo. Hoje conta a sensualidade, o tipo exótico, a competência diante das câmeras, o diferencial.
Samantha tá abrindo a taramela! Vai sobrar pra Danny!
Brena saiu daqui confiante. Mas chegando aí ela recebeu uma carga muito negativa de informações, que minaram não só a auto-estima, como a segurança dela. Não apenas essas informações de que o mercado é difícil. Mas também Holly, comentários de Danny, bastante debochados. Vc sabe que ele faz isso mesmo. Ele joga areia no brinquedo, ele joga balde de água fria e eu tenho certeza que a intenção é a de não ficarmos aí. Acho que no fundo ele tem medo que ele tenha que bancar, ter despesas e tb, de alguma forma, te influenciar e tirar vc da rotina já estabelecida da vida de vcs. Ele tem medo disso Holly e não vai facilitar nenhum processo. Então o que ele faz é meter medo, criar bichos gigantes e de 7 cabeças, superfaturar dificuldades e desestimular. Brena ficou muito abalada com algumas coisas que ele disse, e ela entende mais do que ele pensa.
Ela disse que ele a criticava por tudo. Criticava a ida dela pra aí, olhava rindo com deboche pra ela, falando de filhas de amigos dele que são lindas e louras e nunca tiveram chance. Brena nesse momento precisa de estímulo. Imagine como está sendo difícil pra ela essa mudança de hábito, horários, alimentação, clima, falta de amigos, minha ausência. É barra. E ele não está ajudando.
Outras coisas tipo: mandar a conta do book pra o Brasil. Tb que no Natal já basta dela aí. Ela está super mal com essas coisas. Ele é muito ácido Holly, e vc se possível, dê uma neutralizada nele. Ninguém está aí querendo explorar ele, meter a mão no dinheiro dele ou morar com ele. É preciso deixar isso claro. Vc apenas tá dando um suporte. Eu não quero que vc faça o book. Se tiver que fazer vou combinar com Dery para juntarmos o dinheiro e mandar. Faço questão. Não quero que Danny dê um centavo pra isso.
E ele nem pode reclamar. Ele conheceu vc com a sua história, com a sua família, com uma vida anterior. É natural que esses cruzamentos de família aconteçam. Ele não precisa ter medo disso. Todo mundo tá buscando seu lugar ao sol e ninguém quer tirar nada de ninguém. Eu via como ele falava sobre o fato de eu morar no ap de vces. Eu me sentia uma mendiga. Essas coisas humilham. Sinceramente, tô achando essa atitude dele muito mesquinha. Quando ele vem aqui, a gente trata ele da melhor forma possível, com toda solicitude e ninguém fica em rota de disputa e debochando do pais dele.
Brena disse que ele fala mal do Brasil pra caramba, só vive fazendo comparações, críticas. É muita infantilidade, imaturidade, parece até que a criança é ele e não Brena. E veja bem, ele tá por fora de Brena. Ela é inteligente, esperta, argumenta muito bem e quando ela começar a falar italiano ele verá que ela tem backgroud e não é nenhuma babaca. Ele vai se surpreender com ela. Te garanto. Eu sei a filha que tenho e se ela não tivesse nenhuma condição de está aí, eu não mandaria. Eu não sou louca. Tenho certeza que, em argumentação e raciocínio, ela dá um banho até nele. Brena não é besta não Holly, pode tá fragilizada pela situação toda, mas não é nenhum bebê. Vc vai ver! Ahhhh! Quando ela começar a disparar a falar, sai de baixo! Além de tudo, é uma menina plantada. Não é nem babaca, nem banda voôu. E se fosse, eu seria a primeira a corta essa idéia de ela ir pra ir. Ela tá aí porque EU CONFIO!
Fico preocupada com vc e todo mundo aqui tb está preocupado. Tess, Ly. A gente sabe que vc fica pressionada com essa situação. Sei o quanto vc é 10 e o quanto vc tem ajudado. Brena mesmo me disse que vc faz de tudo pra ela se sentir bem, que vc está fazendo esforço pra que tudo dê certo. E que às vezes ela fica com pena de ver o seu empenho e Danny passando por cima como um trator. Ela até me pediu pra não comentar essas coisas com vc. Mas, sinceramente, não dá pra passar batido não. Fico com receio que Danny apresse a volta de Brena e coloque tudo a perder. Ela ontem me disse que estava se sentindo uma intrusa e que nesse clima ela preferia vir embora antes do Natal.
Nós sabemos que Danny não é um cara viajado, que não conhece o mundo e nem sempre sabe como as coisas funcionam lá fora. Acho que ele já percebeu que temos superioridade de vivência, até pelo país difícil que temos e de intelectualidade tb. Ele tem medo disso. No entanto vive se arvorando a fazer análises e previsões, nem sempre com fundamento. Vc sabe que ele fez isso comigo aí na época de Gary. E se isso me baquiou, imagine Brena que ainda não tem o drible e nem a maturidade que eu tenho. Ele tb comentou com deboche sobre o epsódio de cappodanno, dizendo que fiquei bêbada. Fale sério, né Holly? Vc viu o que aconteceu, e ele sabe tb. Eu não cheguei a beber um copo inteiro e passei mal. Algúém colocau algo na minha bebida. Sou habituada a berber e nunca em minha vida fiquei bêbada ou dei vexame. Fico inteira. Todo mundo que me conhece sabe disso.
No entanto ele falou, mentindo, que eu tomava um copo atrás do outro na festa. Mentira. Isso não aconteceu. Vc viu. Eu pedi uma vodca com soda no balcão. E foi a minha única bebida desse dia. Não cheguei nem a terminar o copo. Já fico me perguntando se não foi ele que botou a droga no meu copo pra gente voltar pra casa, já que ele tava cheio de má vontade, lembra? Ele queria ficar em casa. Brena disse que ele fazia a cena de eu passando mal e dizendo "to passando mal, tô passando mal". Porra fale sério, viu!!! E ela me defendendo, coitada. E tem outra, se realmente fosse bebedeira, que fosse , ele não tinha o direito de tá contando isso dessa forma pra Brena, minha filha, ou pra quem quer que seja, tinha que ter um mínimo de discrição e não minar com a imagem do outro. Mas enfimmm...... fiquei chateada mesmo com isso. Aliás, fiquei puta!
Então se vc puder dá uma neutralizada nele, quem sabe as coisas fiquem mais fáceis. E eu sei que não é fácil.
O pior é que vc não gosta de dirigir e não pode nem fazer uns programinhas com Brena e depende dele pra sair. Esses primeios dias são os piores. Seria bom fazer uns roteirinhos aí por lojas, supermercados, o que for possível.... o ideal é se tivesse um curso de língua italiana pra ela fazer, esses da comune que são de graça, pra ela ir se familizarizando. Já disse a ela que aos poucos ela vai ter que se desenvolver. Dá um passeio por perto, ir numa banca de revista comprar revistas de moda, tentar ler com dicionário. De vez em quando ir em Milão, cinema, essas coisas. Quem sabe ir os primeiros dias com vc de ônibus e metrô para ir aprendendo a andar. Durante o dia, claro. O metrô de milão é fácil de andar. Claro que são ações pra um pouco mais adiante e se ela for ficar. Quando eu chegar, aí será outra coisa,. O que ela não pode é ficar paralisada em casa, hibernando. Isso vai ser a morte pra ela! Ela tem que se mexer. Os amigos fica mais fácil fazer quando estiver na escola. Se ela for ficar, tem que aprender a se virar tb.
Tive pensando: porque vc não procura o contato de Márie e Jean????Lembra deles? Eles têm uma filha na idade de Brena e que fala portugês tb, além do italiano. Romy deve saber o contato deles. Vc disse que tinha uma amiga que tinha uma filha adolescente??????? Foi isso.???? Ela precisaria se enturmar com alguém da faixa etária dela. Leva ele no que a gente foi um dia e tava cheio de ragazzi, pra ela saber que aí tb tem vida pulsante, que as pessoas, apesar do inverno, se divertem, curtem.
São essas coisas que eu queria dizer... a gente vai se falando à medida que as coisas forem pintando.... E seja o que Deus quiser. Ele é quem vai guiar essa história. Vediamo.bjs minha irmã e obrigada por tudo. Vc realmente é impar. Sinto está lhe deixando nessa saia justa. Mas será por pouco tempo, creia.
Bjs, 17-12-06
Nao sei nao... mas acho que Holly vai subir nas tamancas.... hehehe!

Nenhum comentário: