From: Holly
Somos tantas vezes imobilizados pela mínima crítica. Nós a tratamos como uma emergência, e nos defendemos como se estivessemos numa batalha. Na verdade a crítica nada mais é do que uma observação que alguém faz sobre nós, nossos atos, ou sobre o modo como pensamos, que não corresponde à visão que temos de nós mesmos. Grande coisa!
Quando reagimos à crítica com uma resposta brusca, dói. Nós nos sentimos atacados, e precisamos nos defender ou contracriticar. Enchemos nossa mente com pensamentos rancorosos ou dolorosos dirigidos a nós mesmos ou à pessoa que está nos criticando. Toda essa reação exige uma quantidade incrível de energia mental. Há ocasiões em que concordar, pura e simplesmente, com a crítica, dilui a situação, satisfaz o desejo da outra pessoa de expressar seu ponto de vista, oferece a vc uma oportunidade de aprendizado sobre si mesmo, ao verificar que há uma certa verdade na posição do outro, e talvez, o mais importante, lhe dá uma chance de permanecer tranquilo. Na verdade, reações negativas à crítica, convencem quem criticou, de que ela tá com a razao.
Aceitar a critica ocasional pode ter muito mais valor do que parece.
“Qdo vc estiver de mau humor, aprenda a superá-lo, pensando que é uma condição humana inevitável que passará logo. Um momento de baixo astral não é o momento certo pra analisar a vida. Fazê-lo equivale a um suicídio emocional. Se vc tiver um problema legítimo ele continuará por perto qdo seu humor melhorar. O truque é ser grato pelos momentos de bom humor e astucioso naqueles de mau humor, não os levando a sério. Da próxima vez que vc se sentir por baixo, lembre-se: "Isso vai passar". Pq vai mesmo.”
( Do livro "Não Faça Tempestade em um Copo d’Água”)
E' isso aì meninas. OOHHH! Até que enfim!!!!!
Sabia que ia levantar a poeira. De qualquer forma, quero esclarecer, que muitos pontos que citei no "e-mail polêmica" mantenho a mesma posição. ãÀ parte a coisa do AINDA é adepta do amor romântico... pq todas nós mulheres dos 40 pra cima, fingimos de sermos moderninhas pra acompanhar a evolução frenética, mas no fundo somos todas incorrigíveis românticas, quem dessa classe atira a primeira pedra? Nem notaram que inseri uma poesia romântica como pista??? AHAHAHAH!!!!
"A perspicácia é amiga da sabedoria" (desconhecido)
Ok. Boas férias pra mim.
Bjs
From: Ly
Holly,
Receber críticas não quer dizer quem critica é o certo, muitas vezes o famoso "mau-humor" está na visão do criticador e não do criticado, talvez você não leia a VEJA, mas tem um cronista, Diogo Mainardi, que é muito feliz em cada observação sua, meio assim Arnaldo Jabor, no entanto ele é tão carregado de mau-humor, visão exclusiva, que muitas vezes as críticas dele não contribui para o criticado. Não que tenha sido o seu caso, só que a visão que você deu é muito tinturada, como Samantha falou só estava em um dia tenebroso, quanto fui ao médico e ele me falou da prolactina, voltei para casa baixo astral, sentindo-me velha, achei milhões de defeitos em mim. E eu que estava tão feliz porque estava com 55 quilos, vestindo 38, etc, etc, vi desvantagens em todos estes detalhes que estava achando o máximo. Como não converso estas coisas com o Bento, corri pra a nossa “terapia familiar”, mas já passou, tô pensativa, crítica, mas muito mais centralizada.
Eu realmente acho, que a sua visão sobre mim é um pouco atrasada, talvez no tempo da adoslescência, ou quando viajei pra Itália que tinha acabado de me separar, tinha milhões de dúvidas, se minha escolha era certa etc.
De lá pra cá, depois de ralar feito uma condenada pra sobreviver, tenho aprendido muito e, querida, já estou com 43 aninhos, Já?? Nem parece.
Boa viagem.
Bjs, Ly
Medo de Envelhecer 7
Nenhum comentário:
Postar um comentário